fbpx

Alta demanda da educação profissional em 2021

Devido à pandemia, o mercado de trabalho nunca foi tão polêmico quanto nos últimos meses. Muitas empresas demitiram seus funcionários e outras empresas começaram a contratá-los e a educação profissional foi fundamental nesses casos.

A dança dessa cadeira significa que o brasileiro precisa se renovar e buscar outras habilidades, e buscar a educação profissional é a solução para muitas pessoas, seja para mudar de mercado ou para aumentar sua renda.

Assim que a pandemia começou, muitas escolas e instituições de ensino se ajustaram para continuar atendendo nossos alunos de maneira eficaz. Algumas converteram seus cursos em formatos online para que todos participassem do processo de se tornar um profissional.

educação profissional, Alta demanda da educação profissional em 2021

Segundo a pesquisa “Nosso Brasil: Prioridades Populacionais”, do Instituto de Economia Aplicada (Ipea), por meio da pesquisa domiciliar do Sistema de Índices de Percepção Social (Sips), em agosto deste ano, em mais de 210 municípios brasileiros, brasileiros melhoria o Serviços de saúde (87,64% das respostas), seguida de educação profissional de qualidade (72,97%).

Na pesquisa “Covid-19 impacto nas empresas de educação”, Sebrae, Associação de Franquias da ABF-Brasil e ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) destacaram que, nesta pandemia, a educação profissional se mostrou com uma grande capacidade de se remodelar e conseguiu adaptar-se a esta nova realidade numa velocidade que muitos julgavam impossível.

A forma como a tecnologia foi usada para a educação profissional deixou os pais e responsáveis confiantes nos métodos de ensino online para crianças, jovens e adultos.

Pode-se observar que os cursos presenciais continuarão a ser ministrados porque são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e interação social. Mas a educação a distância (EAD) é um avanço que será mantido.

Por isso, é fundamental pensar sempre na educação profissional a distância para que ela se aprimore constantemente como veremos na segunda parte desse artigo desenvolvido pelo Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).

Como foi visto, a pandemia de Covid-19 obrigou muitas empresas a assumirem as tecnologias disponíveis para manter suas atividades. Com as instituições de ensino, não foi diferente. Muitas escolas que não acreditavam na modalidade de ensino a distância se viram em uma posição paradoxal: ou assumiam a EaD ou paravam suas atividades.

A segunda opção foi escolhida e revelou o despreparo de muitas instituições. Na contramão dessa falta de crença na EaD, está o Centro de Profissionalização e Educação Profissional (CPET) que dedica imensos esforços para garantir uma educação à distância de qualidade. Essa experiência pode ser vista a partir de algumas características que destacamos e podem ser lidas logo abaixo.

Flexibilidade na educação profissional

A nova realidade no campo da educação profissional após a pandemia mostra que o ensino a distância é possível onde quer que você esteja, para atender uma parte do público no sistema totalmente online.

Os alunos podem optar por fazer as aulas na plataforma em casa ou em qualquer lugar 100%, ou podem fazer as aulas presenciais no local.

Por meio da escolha de plataformas corretas, plenamente virtuais ou híbridas (isto é, a parte online e outra parte da escola), os estudantes possuem uma flexibilidade enorme que lhes auxilia no processo formativo por meio dos cursos de educação profissional.

educação profissional, Alta demanda da educação profissional em 2021

Com isso, a educação profissional a distância atraiu muitos novos inscritos em busca desse sistema.  Durante a pandemia, as vendas de cursos online tiveram um excelente desempenho, mostrando novas experiências para os mais céticos e reforçando a importância para aqueles que já utilizavam a educação a distância antes da pandemia.

Qualificação em alta

Mesmo antes da pandemia, o setor especializado já estava em ascensão. De acordo com os dados do censo da educação básica escolar de 2019 compilados pela agência nacional de pesquisa e pesquisa em educação Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de educação profissional, cursos técnicos e ensino fundamental continuado em 2019 aumentou 0,6% em comparação com 2018. São mais de 1,9 milhão no país.

Por isso, o  Centro de Profissionalização e Educação Profissional (CPET) oferece cursos em mais de 20 áreas diferentes a um preço é altamente acessível com uma alta qualificação. Por fim, vamos à terceira parte desse texto para entendermos um pouco melhor o porquê de a educação profissional ter crescido tanto durante a pandemia.

Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas sofreram graves crises financeiras. Muitas fecharam as portas e acabaram contribuindo, infelizmente, com os tristes índices de desemprego no Brasil. Por outro lado, outros setores se expandiram, crescendo suas vendas e processos administrativos.

educação profissional, Alta demanda da educação profissional em 2021

Esse foi o caso da educação profissional que teve uma alta demanda na pandemia. Muitas pessoas estão cientes da importância em se aprimorar profissionalmente a fim de conquistar melhores vagas de emprego após a população ser vacinada.

Educação Profissional: Um bom negócio

educação profissional, Alta demanda da educação profissional em 2021

Treinamento e especialização é uma das prioridades do brasileiro, o que torna o setor de franquias de educação profissional evidência e excelente potencial de rentabilidade. Em alta demanda, a Internet se destaca em termos de inovação nos métodos de aprendizagem.

Pode-se destacar que essa é uma parte que vem crescendo durante a crise e é uma necessidade de toda a sociedade após a pandemia, ajudando as pessoas a voltarem ao mercado de trabalho e proporcionando mão de obra qualificada para a empresa.

A cada dia mais jovens buscam empregos e mais profissionais precisam se reformular conforme o mundo muda e evolui, principalmente em termos de tecnologia. Por isso, aprendemos sempre com a consciência de a formação educacional é um processo para a vida toda.

A educação sempre foi um bom negócio e não poderia ser diferente nem mesmo com a pandemia, pois ela permite enxergamos novos horizontes, inclusive pensando saídas para as crises que estamos.

Assim, o Centro de Profissionalização e Educação Profissional se põe a disposição da sociedade como uma plataforma de ensino à distância ciente das dificuldades que enfrentamos, mas ciente também das possibilidades que a educação permite.

Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891🔗www.cpet.com.br 

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook:https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram:https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter:https://twitter.com/CpetCursos

21 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa