fbpx

A tecnologia e a EaD (Parte 2)

Continuando a segunda parte de nosso artigo sobre tecnologia e educação a distância, vamos mostrar um pouco mais da atualidade sobre esse tema e como essa relação está presente em nosso dia a dia.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) sabe a importância de transmitir conhecimento e informação de qualidade para seus educandos e para o público em geral.

Como fazemos parte direta da revolução tecnológica da educação, também é dever nosso mostrar a história por trás da educação a distância. Por isso, o CPET elaborou a segunda parte desse artigo bastante interessante, demonstrando como a tecnologia transformou e pode transformar ainda mais nossa vida.

Televisão e EaD

Com toda a certeza, a televisão é um dos meios de comunicação em massa mais importante das sociedades modernas. Sua criação revolucionou, na verdade, a forma de se comunicar, possibilitando disseminar não apenas a informação, mas também a arte e o entretenimento para inúmeras pessoas.

Além disso, a televisão (juntamente com o rádio) foi responsável, em seus inícios, por transmitir informações para longas distâncias, permitindo que cidades, Estados e países inteiros se comunicasse. Hoje, ela faz parte de uma rede internacional de comunicação, por meio da transmissão por satélites.

As informações que ela divulga são bastante variadas. Desde notícias do tempo e dados políticos até novelas e filmes, permitem que esse meio de comunicação seja extremamente versátil. Mas, não para por aí. A televisão é uma das grandes responsáveis pela normalização e divulgação da educação a distância.

Iniciando com programas sobre educação básica, hoje, ela faz divulgação e conscientização científica, mostra dados sobre a situação educacional do país e do mundo e possui até mesmo cursos complexos de diversos temas e de vários níveis.

No Brasil, um dos programas de maior sucesso foi o Telecurso. Inicialmente, seu objetivo era servir de complemento para os conteúdos do ensino fundamental. Posteriormente, no entanto, devido ao seu sucesso, ele passou a oferecer conteúdos para o ensino médio e para o ensino técnico.

A revolução dos computadores e da internet

Na década de 90 do século XX, os computadores já haviam sido popularizados. Apesar de ainda ser um pouco caro para as classes mais pobres da sociedade, ainda assim, ele já fora transformado em um utensílio de uso doméstico por grandes empresas.

A Internet seguia o mesmo caminho e se popularizava cada vez mais. A partir de do início do século XXI, tanto a internet quanto os computadores já eram comuns em praticamente o mundo todo.

Por causa disso, a educação a distância passou por outra transformação. Inicialmente, os cursos de EaD por meio dos computadores eram oferecidos apenas por grandes universidades e instituições de ensino.

No entanto, quando a internet se tornou mais veloz e os softwares foram aperfeiçoados, a EaD passou a ser utilizada por diversas instituições de ensino. Atualmente, essa modalidade de educação é realizada majoritariamente por meio de computadores e celulares, disponibilizando, inclusive, provas e certificados para seus educandos.

O CPET possui softwares sofisticados para tornar a experiência de seus educandos de modo qualitativo e positivo. Suas plataformas permitem compartilhar vídeos, áudios, provas e diversos conteúdos de modo sofisticado sob o ponto de vista tecnológico e de modo simples sob o ponto de vista da usabilidade dos usuários.

Mas não acabou por aqui, confira a terceira parte de nosso artigo sobre tecnologia e educação a distância que o CPET elaborou para vocês.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa