fbpx

A educação a distância e a diversidade da aprendizagem

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável. Por isso, elaboramos esse artigo para demonstrar que a aprendizagem possui uma grande diversidade e que a educação a distância é uma modalidade extremamente efetiva para nosso aprendizado.

Antes, lembre-se…

Fomos ensinados que o conhecimento está atrelado necessariamente a determinados lugares e instituições (escolas, universidades, etc.), determinadas figuras (professores, pais, padres e pastores, etc.) e determinadores horários.

Isso não é verdade!

Podemos aprender muito em brincadeiras e momentos descontraídos. Podemos aprender com pessoas que nunca tiveram um diploma. Podemos aprender com situações aparentemente bobas e normais.

Podemos aprender por meio de livros, por meio da observação das estrelas e dos fenômenos naturais. Enfim, podemos aprender de diversos modos e, entre eles, está a educação a distância. Por isso, vamos ver alguns exemplos de grandes pensadores da humanidade que nos ensinam sobre os diversos modos que podemos aprender.

O mais importante…

É se desprender dos preconceitos e dos medos, ter coragem para aprender coisas novas e até contrárias ao que sempre nos disseram, sair do comodismo e, enfim, vislumbrar novos universos que o conhecimento possibilita.

Isso significa que é importante diversificarmos as formas de aprendizagem. Ou seja, temos que retirar de nossos subconscientes a ideia de que somente por meio de instituições presenciais podemos aprender.

O aprendizado acontece de várias maneiras e em vários lugares. Por isso, vamos ver alguns exemplos importantes para nos instigarmos. Então, vamos começar e mergulhar no conhecimento!?

Sócrates e o conhecimento de si

A frase de Sócrates “só sei que nada sei” foi banalizada ao longo da história e é muito mais profunda do que aparenta. Ela aparece em um diálogo/livro chamado Apologia de Sócrates quando se defende das acusações que lhe fizeram.

Ela significa uma atitude de humildade e serenidade diante da sabedoria e da ignorância.

Enquanto aqueles que não sabem, mas pensam que sabem algo, Sócrates afirmava que não sabia nada, pois, somente assim, podemos nos desvencilhar de opiniões erradas.

Paradoxo de Zenão

Zenão de Eleia (490-430 a.C.) se perguntava, em um de seus famosos paradoxos, quem ganharia uma corrida entre Aquiles e uma tartaruga?

Aquiles era considerado um dos semideuses mais velozes da mitologia. Por isso, Zenão dá uma vantagem à tartaruga deixando-a partir na frente de Aquiles.

Pela lógica, quem ganharia essa corrida?

Acredite!

Pela lógica, a tartaruga seria a vencedora.

Explicar essa lógica e até os argumentos contrários não são importantes agora. Isso serve, inclusive, como um bom exercício. O mais importante é que os próprios paradoxos de Zenão eram formas que ele encontrou para ensinar e transmitir seus ensinamentos.

Procure sobre Zenão e seus paradoxos e tente compreender o porquê de ele os criar. Quanto mais preparado estiver, ou seja, quanto mais estudar, melhor será a viagem.

Esses filósofos demonstram uma diversidade grande sobre a aprendizagem. Existem muitos métodos possíveis. Entre eles, está a educação a distância como um caminho do e para o conhecimento que o CPET tanto acredita e disponibiliza. Nossos cursos foram criados pensando no bem de nossos estudantes para que tenham excelentes experiências com a EaD.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa