fbpx

A educação a distância ao longo da história

Muitas pessoas acreditam que a educação a distância é algo muito atual. Mas isso não é verdade. A EaD (educação a distância) é muito antiga. O que se mudou foram as metodologias e as tecnologias, porém, em essência, ela continuou igual durante a história humana.

Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) elaborou esse artigo demonstrando como a educação a distância se formou ao longo da história e como ela está presente em nossa vida.

Dentro dessa perspectiva, devemos entender que a educação a distância é feita por meio de livros, apostilas, tutoriais, troca de cartas e muitas outras formas. Assim, aqueles autodidatas ao longo da história desfrutavam, no limite, da educação a distância, por meio de livros, etc.

Por isso, vamos ver um pouco dessa história para compreendermos a educação a distância e entendermos como ela possui uma tradição ainda mais do que o ensino presencial.

Como se aprendia antigamente?

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos saber a qual tempo esse “antigamente” se refere.

O conhecimento foi atrelado, por muito tempo, à religião. A concepção mítica e divina sobre o mundo e a realidade explicava os fenômenos naturais e a vida humana em todas as suas relações.

Isso também era um aprendizado importante. Mas, a partir do século VIII a.C. na Grécia Antiga, um novo tipo de pensamento surgiu: a filosofia.

Alguns pensadores começaram a contestar o que se considerava como “verdade” e passaram a considerar outras formas de se conhecer o mundo. Essa vertente se transformou no conhecimento científico.

O que é interessante nisso para nós é que não havia escolas nem quaisquer outras instituições que ensinavam as pessoas. Apesar de haver já tutores, apenas os indivíduos mais ricos usufruíam desses professores.

A grande parte dos pensadores se formava, antes de tudo, por conhecimentos autodidatas, por conversas e por pesquisas.

Os Gregos Antigos

Vários exemplos consideráveis que poderíamos dar. Talvez, o mais conhecido seja Sócrates. Ele nasceu em 469 a.C. e morreu em 399 a.C.. Sócrates não vinha de uma família nobre.

Pobre, desenvolveu seus estudos como uma constante reflexão tanto sobre temas extremamente complexos quanto sobre questões relacionadas a si mesmo.

A partir disso, ele pensou a famosa frase: “só sei que nada sei” que veremos que não era tão simples como aparenta ser A educação a distância e a diversidade da aprendizagem.

Ainda sobre os Gregos

Outro caso interessante é Tales de Mileto (624 a 546 a.C.), um filósofo anterior a Sócrates. Apesar de ter tido alguns tutores, ele desenvolveu grande parte do seu conhecimento por meio de suas próprias observações e contribui muito para ciência e filosofia.

Tales foi filósofo, engenheiro, matemático e astrônomo. Considerado como um dos sete sábios da Grécia Antiga, ele previu um eclipse em 584 a.C., descreveu a constelação Ursa Maior e dizia que ela poderia guiar nas navegações. Além disso, diz-se que enriqueceu ao prever uma excelente colheita de azeitonas.

Para além da Grécia

Existem muitos outros casos de autodidatas além da Grécia Antiga. Casos em que tais pessoas se especialização em uma área e casos em que elas ampliaram o seu conhecimento de tal forma que se tornaram polímatas, como Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci (1452-1519) é considerado um dos maiores polímatas da humanidade, ou seja, ele possuía amplos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento: de física e matemática à pintura e escultura.

Ainda casos bastante recentes como Machado de Assis, Jimi Hendrix, José Saramago, Woody Allen, Alexander Graham Bell, Walt Disney, Henry Ford e Bill Gates que desenvolveram seus conhecimentos sem a necessidade de estudos presenciais.

Tais exemplos não significam que essas pessoas não tenham tido nenhum tipo de estudo formal. Mas, sim, que, nas áreas em foram reconhecidas, adquiriam seus conhecimentos por meio de estudos a distância diversificados em suas estratégias de aprendizagem.

Com esses conhecimentos, podemos ver que a educação a distância possui uma grande importância na história e pode servir como uma grande aliada em nossas profissões. Por isso, confira nossos outros artigos e aprimore ainda mais suas técnicas de estudo dentro da modalidade de EaD e dos cursos que o CPET disponibiliza.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa