fbpx

4 Países que usam a educação para o desenvolvimento

Conheça 4 países que usam a educação para o desenvolvimento e quais são as vantagens de realizar esse investimento. Atualmente, é muito difícil indicar exemplos no mundo semelhantes com o que o Brasil experimente em relação às crises sanitárias e econômicas. Em relação à educação, também não é tão simples. Ao menos não em relação aos países considerados mais desenvolvidos.

4 Países que usam a educação para o desenvolvimento

  1. Portugal
  2. Finlândia
  3. Canadá
  4. A educação e o Brasil

A grande maioria deles compreende a importância do investimento em educação tanto pública quanto privada. Eles sabem que uma não invalida a outra. Sabem também que o que atrapalha o seu desenvolvimento é a falta de ambas.

Por isso, eles investem tanto em ambas para ter educação para o desenvolvimento. Seja por meio de escolas públicas ou por meio de isenções de impostos, os países desenvolvidos ampliam sua educação, ciência e tecnologia constantemente. Isso ajuda a evitar o agravamento de crises econômicas, políticas e, atualmente, sanitárias.

Na Europa, por exemplo, a educação dos níveis infantis até superiores é altamente prestigiada. Os níveis de profissionalização são altíssimos e sua sociedade apresenta profissionais altamente capacitados.

Países que usam a educação para o desenvolvimento

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) faz parte, aqui no Brasil e em alguns lugares do mundo desse movimento de valorização do conhecimento e da formação profissional de qualidade e trás a educação para o desenvolvimento.

Desse modo, apresentamos alguns outros países que nos ajudam a reforçar, como exemplos para o Brasil utilizar a educação para o desenvolvimento, a ideia de que a educação e profissionalização permitem o grande desenvolvimento de suas sociedades.

A seguir, listamos três países que servem de exemplo para demonstrarmos a importância da educação para o desenvolvimento.

Portugal

Desde que a Organização das Nações Desenvolvidas (OCDE), iniciou a aplicação de um sistema de avaliação entre seus parceiros em 2000, Portugal registra melhoras constantes nos indicadores. Em 2015, os estudantes do país conseguiram notas acima da média em ciências, leitura e matemática.

Para que isso acontecesse, o país investiu e priorizou o ensino infantil e profissionalizante para os adolescentes. Desse modo, toda a escolaridade no país subiu, incluindo a escolaridade dos pais desses jovens. Um dado interessante é que quanto maior for a escolaridade dos pais, sobretudo das mães, maior também será o rendimento de seus filhos na escola.

Por isso, a formação não traz consequências apenas para aqueles que realizam seus cursos, mas, sim, para toda a sociedade. Nesse sentido, a educação técnica e profissionalizante atua como uma grande aliada do Brasil, pois permite a formação e atualização de profissionais em um curto espaço de tempo, se comparada à formação no ensino superior.

Por isso, é de extrema importância priorizar a educação para o desenvolvimento do país.

Finlândia

Uma das maiores referências mundiais em educação é a Finlândia. Com muita frequência, ela aparece no topo das avaliações internacionais de qualidade sobre as taxas escolares e educacionais.

Sua revolução na educação iniciou há muitos anos, lá na década de 1960. Nessa época, os impostos arrecadados por suas indústrias de papel e celulose financiaram a adoção de diversas políticas públicas.

Tanto a matemática e as ciências quanto a música e as artes foram e ainda são ensinadas aos estudantes por meio de diversos projetos integrados. Isso alia os conteúdos e os adapta ao cotidiano dos alunos e de sua sociedade.

Desse modo, o governo financia e intensifica sempre a adoção de novas tecnologias e modelos de aprendizagem, incluindo a educação a distância em diversos segmentos profissionais.

Por isso, é de extrema importância priorizar a educação para o desenvolvimento do país.

Canadá

Em 2015, o país se encontrava no terceiro lugar do ranking da OCDE em leitura e interpretação. Além disso, ele estava entre os dez melhores na avaliação geral. A educação canadense se estrutura a partir da autonomia cedida às suas regiões. Isso é interessante pois se assemelha muito à autonomia da educação a distância cedida aos alunos.

Outra característica muito importante está na igualdade de oportunidades. Lá, existe uma grande energia para integrar os migrantes chegam todos os anos. Isso ajuda a baixar os índices de desemprego e a de violência do país.

Além disso, há um esforço enorme nos investimentos em alfabetização, treinamento de professores, etc.

Por isso, é de extrema importância priorizar a educação para o desenvolvimento do país.

A educação e o Brasil

Esses exemplos podem auxiliar-nos muito. Conhecê-los e compreendê-los não significa necessariamente copiá-los, até porque a realidade brasileira é totalmente diferente. Mas eles podem abrir horizontes para atuarmos.

A educação é uma ponte fundamental para isso. Ela permite que as pessoas se capacitem e adquiram esperança perante quaisquer crises existentes. Por isso, o CPET possui tanta qualidade em seus cursos e se renova com tanta frequência: para compreender e superar positivamente a nossa realidade.

Nesse sentido, sua iniciativa fará a diferença quando for estudar em casa, principalmente na busca por novos materiais de estudos e conhecimento para além do oferecido pelos ambientes virtuais de ensino.

Aqui, você poderá aprimorar sua aprendizagem, diversificá-la e até intensificá-la se for o caso. O CPET possui ferramentas e plataformas que conseguem viabilizar esses estudos. Com estratégias sofisticadas, fazer um curso técnico no CPET permite que os estudos sejam agradáveis, prazerosos e tragam esperança todos os dias.

Por isso, é de extrema importância priorizar a educação para o desenvolvimento do país.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
11 de maio de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa