fbpx

4 dicas para se tornar um bom guia turístico

Viajar pelo mundo, conhecer lugares e culturas: ser um guia turístico é uma profissão que atrai muitas pessoas. A possibilidade de ampliar o conhecimento através da viagem e fazer disso o “ganha pão” brilha os olhos de muita gente. No entanto, apesar de parecer fácil, tornar-se um guia turístico demanda requisitos e características bastante específicos e que fazem a diferença no perfil do profissional. Gostar de viajar – nem de longe – é o principal deles.

4 dicas para se tornar um bom guia turístico

  1. Conhecimento
  2. Empatia
  3. Preparação física
  4. Disponibilidade

Se você realmente acredita que se encaixa nesse ramo e quer saber mais sobre como se tornar um guia turístico de sucesso, nesse post, listamos pra você 4 dicas que podem te ajudar nesse caminho. Confira!

Conhecimento

Conhecimentos básicos de História, Geografia, cultura local, gastronomia são somente a base: quanto mais um guia turístico dominar sobre essas áreas, melhor será seu desempenho. Assim como outras profissões, é preciso estar atualizando-se frequentemente através da presença em cursos, palestras, workshops e, é claro, da graduação em Turismo, que oferecerá toda a base para atuação.

Empatia

Essa é uma habilidade que, muitas vezes, não se aprende nas salas de aula. Ela precisa ser praticada diariamente e, ainda assim, nunca se chegará a perfeição. Muito além do sorriso constante e a “prontidão” às perguntas dos turistas, é preciso identificar-se com cada tipo de público, colocando-se no lugar dos turistas, criando uma relação de confiança para que se sintam à vontade e aproveitem a viagem.

Preparação física

Achou estranho? Mas, é isso mesmo. É preciso estar com o condicionamento físico a toda e cuidando da alimentação para atuar como guia turístico. Afinal, serão muitas caminhadas, passeios, mudanças de clima, que se não cuidados, podem acarretar cansaço, fadiga e, até mesmo, doenças.

Disponibilidade

Com o bônus, há também o ônus: um guia turístico precisa estar disponível para as mais diversas horas, se necessário, levantando cedo e indo dormir tarde a fim de garantir que seu grupo de turistas tenha uma viagem pra lá de inesquecível.

Gostou das dicas? Se identificou com o perfil? Então faça agora o curso técnico a distância:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de maio de 2021

0 responses on "4 dicas para se tornar um bom guia turístico"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa