3 dicas para empreender na área de TI

Matheus Farhan • 16 de setembro de 2022
3 dicas para empreender na área de TI

Empreender na área de TI pode parecer um tanto quanto complicado, mas se você tiver atento às novidades do mercado e preparado para isso, as oportunidades são gigantes.

           

É importante lembrar que os computadores e a internet são grandes aliados dos empreendedores. Com esse tipo de ferramenta, negócios podem ser criados e movidos. O Setor de TI é um dos que mais cresce no mercado de trabalho brasileiro, e é muito raro encontrar profissionais dessa área desempregados.


Quase ao mesmo tempo em que o Brasil registrava 14,8 milhões de desempregados segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de tecnologia via um aumento de 178% no número de vagas abertas. No setor, ao contrário do restante do país, sobram vagas, mas faltam profissionais. 


Empreender na área de TI como segurança da informação, business intelligence, big data, data analytics, mobile, computação em nuvem e infraestrutura pode ser uma grande oportunidade de mercado, já que são áreas carentes de mão de obra e buscam cada vez mais profissionais qualificados, e com isso abrem inúmeras portas.


Segundo uma pesquisa do Governo do Estado de São Paulo, até o ano de 2014 serão necessários mais de 70 mil profissionais qualificados na área de TI para suprir as necessidades do setor.


Por exemplo, um profissional da área de culinária que perdeu o emprego em meio à pandemia pode usar redes sociais e aplicativos como WhatsApp e Telegram para divulgar seus produtos, tirar dúvidas de clientes e até mesmo realizar vendas.


Trabalhadores de diferentes categorias profissionais podem usar a internet para assumir e mudar suas vidas. No entanto, para realizar esse sonho, muitas dessas pessoas precisam aprender a ser proficientes com uma variedade de ferramentas digitais.


As tendências da era digital


É claro que os recursos digitais e tecnológicos são extremamente importantes para todos os setores da economia brasileira e mundial. Isso já é evidente no momento, no entanto, essa tendência certamente será ampliada nos próximos anos.


Ou seja, as ferramentas digitais se tornarão mais importantes para o dia a dia das empresas e das pessoas. Com isso, a demanda por cursos de tecnologia e tecnologia da informação também crescerá significativamente, e esse segmento ganhará mais reconhecimento e rentabilidade.


Por que empreender na área de TI?


A palavra empreendedorismo é definida no dicionário como “a vontade ou capacidade de idealizar, coordenar e executar um projeto, serviço, negócio”.


Em todos os campos profissionais, este "dom" promove a mudança e o progresso, contribuindo de diversas formas para o desenvolvimento da sociedade.


Essas soluções beneficiam não apenas as empresas, mas a vida das pessoas, proporcionando formas mais sustentáveis e seguras de se locomover.


No mundo da TI, os profissionais voltam sua atenção para a criação de plataformas, softwares e serviços de consultoria.


Áreas como segurança, educação e prestação de serviços são exemplos de áreas exploradas pelo empreendedorismo no setor de TI.


Se você pretende empreender na área de TI o CPET preparou para você uma lista com 5 dicas que podem ser valiosas para o seu desenvolvimento. Confira!

Características de quem quer empreender na área de TI

Características de quem quer empreender na área de TI


Em todo perfil profissional, algumas características devem se destacar para que o conhecimento técnico também surta efeito. Para empreender na área de TI, não é diferente, e você pode conferir abaixo alguma características essenciais para quem deseja começar nessa área.


Perceber as necessidades


Para ter sucesso e empreender na área de TI, é necessário olhar de perto o dia a dia e identificar necessidades não resolvidas.


A experiência e as habilidades adquiridas facilitam a análise e revelam oportunidades a serem exploradas.


Ser proativo


Identificar as necessidades é o primeiro passo para iniciar um negócio na área de TI. No entanto, é importante combinar a identificação com a rápida apresentação de soluções.


A segunda etapa exige um nível extra de iniciativa, pois os empreendedores costumam ser pioneiros na criação de soluções eficientes.


Buscar conhecimento


Profissionais empreendedores estão sempre aprendendo. Cursos, pós-graduação, MBAs são oportunidades para adquirir mais conhecimento.


O aprendizado contínuo abre portas para o encontro de situações e pessoas que ajudarão a desenvolver uma carreira de sucesso.


Sem o devido conhecimento na área de informática, é praticamente impossível começar a empreender na área de TI. Portanto buscar conhecimento e escolher o curso técnico correto para isso é fundamental.


O CPET disponibiliza excelentes cursos técnicos para você se manter sempre atualizado em conformidade com as novas tecnologias e demandas que surgem no mercado de trabalho todos os dias.


Esperamos ter ajudado com essas dicas sobre como empreender na área de TI e poder ter auxiliado nas suas escolhas a partir de agora. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o nosso Curso Técnico em Informática para Internet, fale com um de nossos atendentes no chat ou via WhatsApp.

Conheça nossos cursos de NR
5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber
Por Marketing CPET 30 de julho de 2025
Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
5 Cargos em logística que aceitam certificação por experiência
Por Marketing CPET 28 de julho de 2025
Sabia que existem vários cargos em logística que aceitam certificação por experiência? Usar esse documento para dar o próximo passo em sua carreira é uma decisão que pode valorizar significativamente sua jornada profissional.
NRs que exigem certificação: como comprovar sua competência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 24 de julho de 2025
Algumas Normas Regulamentadoras (NRs) não apenas tratam da segurança do trabalho, mas exigem diretamente a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho (ou outro profissional especializado, como Engenheiro de Segurança) em determinadas situações na empresa.
Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência?
Por Marketing CPET 21 de julho de 2025
Sabia que é possível obter a certificação por competência em Segurança do Trabalho? Trata-se de uma das áreas técnicas mais bem remuneradas pelo mercado.
Mercado de trabalho para técnico em meio ambiente
Por Marketing CPET 18 de julho de 2025
Se você tem interesse em atuar com sustentabilidade, licenciamento ambiental ou conservação de recursos naturais, o curso técnico em Meio Ambiente é uma excelente escolha.
12 Motivos para fazer um Técnico em Segurança do Trabalho
Por Matheus Farhan 17 de julho de 2025
Confira alguns excelentes motivos para estudar um técnico de segurança do trabalho. Dessa forma, você poderá analisar a carreira e determinar se ela se encaixa no seu perfil.
10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho
Por Marketing CPET 16 de julho de 2025
Quem almeja ter sucesso na atuação como técnico em Segurança do Trabalho precisa seguir algumas dicas úteis. Confira ness artigo!
Certificação por competência em Administração: vale a pena para quem já trabalha na área?
Por Marketing CPET 14 de julho de 2025
A certificação por competência em administração é uma excelente opção para aqueles que adquiriram conhecimentos na área e desejam validar essa capacitação acumulada na prática.
novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância, ganhou um novo e importante capítulo em sua trajetória no Brasil.
Mais Posts