fbpx

3 desafios da Educação à Distância

Estudar não pode se tornar um problema. Por isso conheça os principais desafios da Educação à Distância e comece a estudar! 

Muitas pessoas querem começar seus estudos em casa, mas acham difícil devido a uma série de motivos, incluindo a falta de disciplina. Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) organizou esse artigo para demonstrar que, apesar dos desafios, existem grandes vantagens em se fazer um curso técnico a distância.

Escolher iniciar um curso de educação à distância traz muitos benefícios e tem suas vantagens: o conforto de estudar em casa, a economia nos gastos e a flexibilidade de horários para o estudo.

Porém, apresenta também alguns desafios da Educação à Distância que os alunos devem superar para tirar o melhor proveito.

3 desafios da Educação à Distância

Entre os principais desafios da Educação à Distância podemos destacar a organização e a disciplina, o planejamento das tarefas e a iniciativa necessária que o estudante deve desempenhar. Desse modo, está listado abaixo essas dificuldades e como superá-las, para que o aluno possua maior produtividade em seus estudos e adquira seu diploma à distância em nível técnico, superior, pós-graduação e etc.

Organização e Disciplina

Um dos principais desafios da Educação à Distância que os estudantes encontram ao iniciar um curso à distância é a nova realidade que eles precisam seguir perante os estudos. Conciliar as tarefas da EaD com o trabalho e os compromissos domésticos e sociais pode ser uma tarefa complicada para quem não possui uma certa disciplina.

Porém, a flexibilidade de horários proporcionada pela educação à distância permite que o aluno estabeleça uma agenda a fim de encaixar as tarefas e horários de estudos onde puder.

O fato de o estudante não precisar se deslocar até uma instituição de ensino o garante algum tempo extra que seria perdido com transporte.

Desse modo, apesar da dificuldade de se ter uma certa disciplina, ele poderia flexibilizar seus horários de estudo e se planejar para que não fique cansativo.

Ao mesmo tempo, se organizar para não deixar de realizar os compromissos do curso à distância e nem se perder com as distrações que o conforto de casa pode proporcionar. Por isso, organização e planejamento é tudo para quem quer se formar à distância.

Então, organização e disciplina são nossas dicas nesta parte de nosso tutorial de como estudar em casa. Isso faz com que os cursos do CPET tenham ainda mais valor. Afinal, eles não apenas são acompanhados e legalizados pelo MEC como foram, também, criados a partir dessas questões.

Rotina e Disponibilidade

Apesar da flexibilidade de horários, o estudante deve estar consciente de que precisará criar uma rotina de estudos para desempenhar todas as atividades solicitadas pelo curso à distância. A necessidade de estudar e realizar tarefas além de assistir às aulas é um ponto crucial para quem está se formando.

Portanto, é possível que haja aulas síncronas com horários marcados e que o estudante precisará estar disponível para assistir. Algumas instituições solicitam também, a presença física em sua instituição algumas vezes por mês para a realização de alguma atividade.

Isso não é regra para todas, mas é importante ter consciência e pesquisar o modo como a de sua escolha irá funcionar. Dessa forma, é preciso que o estudante tenha disponibilidade de ir fisicamente até a instituição de ensino, caso haja a necessidade.

Assim, tudo ficará mais fácil se o estudante criar uma rotina que adeque seus estudos e seus outros compromissos, encaixando também, um tempo extra de estudo para além das aulas assistidas. Afinal, se planejar bem é ideal para se realizar qualquer compromisso com qualidade e aproveitamento.

Tomar iniciativa é essencial

A pro atividade é um ponto muito valorizado hoje no mercado de trabalho, mas podemos pensar suas vantagens também para as nossas tarefas diárias e para os estudos. Ainda mais, quando o aluno opta por uma formação à distância. Este é um dos grandes desafios da Educação à Distância

O fato de o aluno ter que estudar a maior parte do tempo sem a companhia de professores e colegas de turma, é uma habilidade que deve ser bem aprimorada. A dificuldade encontrada por muitos estudantes é justamente saber os caminhos de estudo a percorrer.

O lado bom é que as instituições oferecem seus cronogramas de estudo, fóruns de discussão entre aluno/alunos e alunos/professores. Portanto, você não estará totalmente sozinho nesse trajeto.

Ainda assim, a sua iniciativa fará a diferença quando for estudar em casa, principalmente na busca por novos materiais de estudos e conhecimento para além do oferecido pelos ambientes virtuais de ensino.

Por meio dessas dicas, você conheceu os desafios da Educação à Distância e poderá aprimorar sua aprendizagem, diversificá-la e até intensificá-la se for o caso. O CPET possui ferramentas e plataformas que conseguem viabilizar esses estudos. Com estratégias sofisticadas, fazer um curso técnico no CPET permite que os estudos sejam agradáveis e prazerosos.

Os cursos técnicos do CPET conseguem aliar, desse modo, o conhecimento à prática e ao mercado de trabalho de modo original e profissional. Por isso, vamos às próximas dicas elaboradas pelo CPET para enfrentarmos os desafios da educação a distância.

Ficou com alguma dúvida sobe os desafios da Educação à Distância? Fale conosco!

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
23 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa