fbpx

Vantagens de se fazer um curso técnico junto com o ensino médio

Muitos adolescentes iniciam, ainda no ensino médio, cursinhos preparatórios para o vestibular e cursos técnicos antes de entrarem nas universidades. Mas, devido à grande sobrecarga de conteúdos e à pressão psicológica e fisiológica desse processo, a pergunta que surge é: Quais são as vantagens de se fazer um curso técnico junto com o ensino médio

Conciliar os estudos sempre é uma tarefa difícil. Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) organizou esse artigo para demonstrar que, apesar das dificuldades, existem grandes vantagens em se fazer um curso técnico junto com o ensino médio.

Sabemos que estudar consome muitas energias, tanto físicas quanto intelectuais. A dedicação necessária para o aprendizado, o esforço para a compreensão, o tempo gasto, a paciência para a escutar e ler, entre tantas outras situações, são pontos que tornam os estudos algo bastante complexo.

Quando se juntam mais de dois períodos de estudos (manhã, tarde ou noite), então, essa dificuldade aumenta ainda mais. Por isso, fazer o ensino médio juntamente com um curso técnico ou qualquer outro tipo de curso são coisas que devem ser muito bem pensadas e planejadas.

No entanto, se o aluno consegue conciliar esses cursos, as vantagens são imensas. Por isso, vamos apontar alguns dos benefícios de cursar o ensino médio juntamente com o curso técnico a fim de demonstrar que os resultados compensam tanto esforço.

Demonstra disciplina e responsabilidade

O ensino médio é um estágio obrigatório. Muitas vezes, os estudantes o cursam sem muito interesse e com um desempenho bastante mediano. Por isso, ter apenas o ensino médio em seu currículo não lhe dará vantagem alguma quando for disputar as vagas do mercado de trabalho.

Um dos motivos é que, além de ele ser bastante comum, sua obrigação faz com que os estudantes não tenham tanta disciplina e responsabilidade. Quando se faz um curso técnico juntamente com o ensino médio, as coisas mudam radicalmente.

Isso poque, para conseguir conciliar ambos cursos, é necessário ter uma organização e responsabilidade enorme. O estudante precisa conseguir dar conta de inúmeras matérias, respeitar os prazos e provas além de inúmeras outras questões.

Apesar de isso ser algo bastante difícil de ser realizado, os resultados positivos são imensos. Imagine um empregador com dois currículos em sua frente. Um deles com apenas o ensino médio e outro com o ensino médio mais um curso técnico. O empregador pensará, com certeza, nas dificuldades que o segundo concorrente precisou passar para concluir ambos os cursos e como ele foi responsável e disciplinado para isso.

Mais conhecimento teórico e prático

Outro fator importante é a clara vantagem em relação ao conhecimento teórico e prático. Ao disputar uma vaga de trabalho, geralmente, os empregadores desejam que se tenha algum tipo de experiência e afinidade com a profissão.

Os cursos técnicos abrem esse caminho. Diante do dilema “para ter experiência é necessário trabalhar, mas para trabalhar é necessário experiência”, os cursos técnicos quebram com esse ciclo vicioso. Isso porque eles possibilitam uma vasta experiência prática para seus estudantes.

Então, novamente em um cenário de disputa de vaga, haverá uma clara distinção entre um jovem que possui um curso técnico e um que apenas concluiu seu ensino médio. O primeiro possuirá um maior conhecimento e mais experiência para a vaga disputada.

Melhor preparo para o mercado de trabalho

Tudo isso tornará o estudante muito mais preparado para o mercado de trabalho. Infelizmente, a concorrência para conseguir uma vaga profissional é cada vez maior. Os concorrentes também estão cada vez mais preparados. Em seus currículos, apresentam diversos cursos: cursos de inglês, cursos de Word, cursos de Excel, etc.

Por isso, para se conseguir uma vaga de trabalho com salários e condições boas, é preciso ter um preparo inicial já alto. Os cursos técnicos influenciam nisso. Apesar de terem um tempo bem menor do que os cursos superiores, ainda assim, possuem uma carga horária bastante considerável.

Entre um e dois anos e meio, os cursos técnicos, dão uma vantagem imensa para um candidato. Por isso, fazer o ensino médio juntamente com um curso técnico é, sim, uma tarefa difícil; mas com uma recompensa enorme. Planeje-se bem, esteja ciente das dificuldades, mas, sem dúvida, se puder, faça ambos os cursos.

Ciente de todas essas dificuldades, o CPET possui ferramentas e plataformas conseguem viabilizar esses estudos. Com estratégias sofisticadas, fazer um curso técnico no CPET não é apenas agradável e prazeroso como é, sobretudo, um diferencial que, com toda a certeza, colocará você à frente no mercado de trabalho.

Saiba mais em nosso blog

? Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
//www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa