fbpx

Vale a pena fazer curso técnico?

Vale a pena fazer curso técnico? Se você chegou até aqui é porque tem essa dúvida. O CPET preparou um texto para te ajudar a esclarecer!

Existem diversas maneiras de se estudar, seja por meio da faculdade, tecnólogos, aprendizado autodidata e também por meio dos cursos técnicos. Contudo, são tantas opções que a maioria das pessoas fica com muitas dúvidas sobre qual é a melhor entre todas elas.

Para ajudar a esclarecer isso um pouquinho nós vamos falar especificamente sobre se vale a pena fazer curso técnico, te mostrando dados atuais! Desse modo, esperamos que você consiga analisar por conta próprias as vantagens desse tipo de formação, para que assim possa definir se vale a pena fazê-la ou não.

Confira este conteúdo que foi preparado exclusivamente para você:

Vale a pena fazer curso técnico? Conheça quais são as vantagens sobre os outros tipos de cursos

É necessário entender que cada um dos modelos de aprendizado possui suas próprias particularidades, assim como suas vantagens e desvantagens. Isso não quer dizer que um deles é necessariamente melhor do que o outro, mas sim que suas finalidades são diferentes.

Entender isso é crucial para que você possa fazer um bom aproveitamento deste conteúdo.

Para começar, vamos analisar friamente as principais vantagens de um curso técnico sobre os outros modelos de aprendizado, já que essa é a proposta central deste conteúdo:

Foco no campo prático e aprendizado teórico caminham lado a lado

A faculdade possui uma ênfase muito grande nos conteúdos teóricos, enquanto o aprendizado autodidata costuma caminhar frequentemente para o campo prático. Nem um nem outro são totalmente positivos, visto que teoria e prática precisam caminhar juntos.

Essa é sem dúvida alguma uma das grandes vantagens dos cursos técnicos:

Embora possuam um foco muito grande na formação profissional e na capacitação dos alunos para o mercado de trabalho, existe um apego adequado a teoria, que é sempre exposta para mostrar a parte conceitual daquilo que está sendo feito.

Você dificilmente terá a condição de aprender tanto em outro tipo de modalidade que não seja o curso técnico e isso o diferencia completamente de todos os outros formatos de aprendizado.

Seja como for, é importante lembrar que o seu aprendizado sempre estará ligado ao esforço pessoal, então é necessário uma grande dedicação para que tanto a prática quanto a teoria possam ser dominadas.

Formação rápida

De modo geral, uma faculdade costuma ter uma duração mínima de 4 anos, enquanto o aprendizado autodidata é praticamente “infinito”, pois você nunca terá uma confirmação de que finalmente chegou ao fim da jornada, muito menos terá um caminho pré-determinado a seguir, o que pode atrasar ainda mais sua evolução.

Enquanto isso, o Curso Técnico pode oferecer uma formação rápida (metade do tempo de uma faculdade), mantendo um excelente padrão de qualidade.

Isso é algo que dificilmente pode ser replicado por qualquer outro modelo de curso, pois é praticamente uma exclusividade dos cursos técnicos.

Preço baixo

A depender da instituição você pode encontrar cursos técnicos um pouco mais caros ou um pouco mais baratos, mas como característica geral nós podemos dizer que a tendência é de que eles sempre se encaixem no seu bolso.

Esse preço baixo é uma das principais vantagens dos cursos técnicos, pois pagando muito pouco você pode ter acesso a uma formação que te ajudará a ganhar mais dinheiro. A partir daí só é preciso usar o conhecimento adquirido para gerar mais recursos e continuar progredindo na carreira.

Vale a pena fazer curso técnico?

Dito tudo isto, não há dúvidas de que fazer um curso técnico pode sim valer muito a pena, principalmente quando você está precisando se aperfeiçoar em uma determinada área mas não possui a condição ou o preparo para investir em outra maneira de aprender.

Isso não quer dizer que o curso técnico deve ser a sua “segunda opção”, mas sim que ele deve ser escolhido de forma inteligente e racional, para que assim você possa fazê-lo do jeito certo.

Em suma, fazer um curso técnico é algo que sempre vai valer a pena, mas jamais pense que apenas o curso técnico é o suficiente para a sua carreira. É necessário continuar aprendendo e se desenvolvendo!

Se você tem alguma dúvida a respeito do assunto, procure por mais conteúdos em outros sites e verifique qual é a opinião emitida por lá. Analisar a mesma situação sob diferentes ângulos pode te ajudar muito e certamente fará com que as suas escolhas sejam muito melhores!

Dito tudo isto, não poderíamos deixar de reforçar que vale a pena fazer curso técnico! A importância que os Cursos Técnicos podem ter na sua vida, principalmente pelo desenvolvimento profissional que podem gerar em pouquíssimo tempo, com um preço acessível e um dos melhores custo-benefício que podem ser encontrados em todo o mercado.

Sugerimos — inclusive — que você conheça um pouco mais sobre o CPET, cujas informações estão disponíveis aqui no nosso Blog. Dessa maneira você pode dar um grande passo na sua carreira e se tornar um profissional ainda mais valioso!

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema: “Vale a pena fazer curso técnico?”, entre em contato conosco para que possamos conversar um pouco mais sobre o assunto!

Saiba mais em nosso blog!

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891
12 de dezembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa