Taxonomia de Bloom – Conheça os 6 níveis

Matheus • 22 de junho de 2021

A taxonomia de Bloom , ou taxonomia de objetivos educacionais foi estabelecida em 1956. Além da análise dos vários níveis de aquisição e uso do conhecimento, os três modelos (cognitivo, afetivo e psicomotor) possuem uma estrutura organizacional hierárquica e classificam os objetivos de aprendizagem em categorias complicadas e específicas.

E vamos falar neste post justamente sobre a taxonomia de Bloom e modelo cognitivo de na área da educação, e como colocar em prática.

Boa leitura!

A relação da taxonomia de Bloom com a educação?

É uma taxonomia que categoriza domínios de aprendizagem ou uma lista que categoriza as habilidades e atividades que podem surgir nas atividades educacionais da escola e, como resultado, são avaliadas.

Assim, de acordo com esta taxonomia, os alunos devem ter adquirido novas habilidades e informações após a participação em um processo de ensino-aprendizagem.

E, Benjamin Bloom , em particular, concebeu um sistema de objetivos educacionais a serem cumpridos pelos alunos.

Como resultado, os alunos são incapazes de alcançar objetivos maiores sem primeiro completar os objetivos de nível inferior.

O campo cognitivo e aplicabilidade prática da Taxonomia de Bloom

O campo cognitivo significa que os alunos são capazes de compreender e usar na prática as informações que obtêm durante as aulas , para que o conhecimento aprendido seja produtivo.

Ele contém uma tabela com seis níveis definidos hierarquicamente definindo objetivos educacionais no domínio cognitivo com ações específicas para atingir cada nível:

1. Conhecimento

Isso requer reconhecimento e lembrança, sem necessariamente apreender os significados de fatos, frases, conceitos básicos ou questões.

2. Compreensão

Isso inclui demonstrações de fatos e ideias, organização, comparação, tradução, interpretação e descrição das ideias-chave.

3. Aplicação

O uso da informação adquirida, resolução de problemas, aplicando o que você aprendeu a novas situações.

4. Análise

Isso envolve avaliar e dividir as informações em seções e identificar como elas estão vinculadas; identificar razões ou razões, inferir informações e encontrar evidências para apoiar generalizações.

5. Síntese

A estrutura ou caminho de componentes distintos compreende a construção. O ato de reunir partes em um todo também é referido.

6. Avaliação

Inclui a apresentação e defesa de pontos de vista, juízos de valor a respeito das informações, ideias ou qualidade do trabalho baseado em determinados critérios.

Como você pratica a taxonomia de bloom?

Tenha em mente que todas as atividades cognitivas devem ser incluídas no plano de aula e atividades que tem que ser sugeridas aos alunos.

Para tanto, devem ser estimuladas as competências de cada área , uma vez que possibilitam que o aprendizado seja realizado em conjunto. Todo novo conteúdo a ser ensinado deve ser estruturado conforme cada atividade necessária para que o aprendizado aconteça e seja repassado aos alunos.

Para melhor responder às necessidades dos seus alunos, os objetivos educacionais são elaborados pelo professor baseado na taxonomia de bloom , de maneira que deve identificar antecipadamente o nível em que se encontram e ser estruturados com base em três questões a serem respondidas:

  • ‘O quê?’: o objetivo é desenvolver o componente conceitual das habilidades a serem trabalhadas em sala de aula e definir o que o aluno pode saber para um certo nível de aprendizagem.
  • “Como?” refere-se à característica processual da forma como o professor usa a transmissão de conhecimento.
  • Para quê?: tem como objetivo explicar esta informação com situações do quotidiano e contextualizar o conhecimento com outras áreas do conhecimento ou com a própria componente curricular.

Portanto, a taxonomia de bloom pode ser empregada para avaliar a aprendizagem de seus funcionários em uma área de treinamento e alcançar resultados excelentes!

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida?  Entre em contato conosco:

 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET  ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook:
Siga nosso perfil no Instagram:
Acesse nosso Twitter:
Conheça nossos cursos de NR
Passo a passo para conseguir um certificado em administração sem fazer curso
Por Marketing CPET 22 de agosto de 2025
Sabia que você pode conseguir um certificado em administração sem fazer curso? É possível se tornar um técnico reconhecido pelo MEC sem iniciar um curso do zero.
Como um técnico em automação industrial pode obter seu diploma usando seu conhecimento?
Por Marketing CPET 20 de agosto de 2025
Tem atuado como técnico em automação ao longo dos últimos anos? Então é possível obter o reconhecimento de sua capacidade técnica sem fazer o curso do zero.
Como montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 18 de agosto de 2025
Está em busca de montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho? Montar um portfólio é importante não apenas para o processo de certificação por competência.
Diferença entre certificação por competência e curso técnico em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 15 de agosto de 2025
Quer saber todos os detalhes sobre a diferença entre certificação por competência e curso técnico em segurança do trabalho?
Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?
Por Marketing CPET 13 de agosto de 2025
Trabalhou em gestão ao longo dos últimos anos? Comprovar experiência em gestão para obter um certificado técnico pode ser uma excelente alternativa para que possa construir uma jornada profissional ascendente.
Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: Qual o melhor para o mercado?
Por Marketing CPET 11 de agosto de 2025
Está com dúvidas sobre a diferença entre certificação em administração vs. diploma? É importante saber o que está mais alinhado ao que o mercado procura, com o intuito de que possa identificar qual é o melhor caminho para seu futuro profissional.
Certificação por competência ou Curso Técnico: qual o melhor caminho?
Por Marketing CPET 8 de agosto de 2025
É natural ter esse tipo de dúvida, especialmente quando não se conhece detalhes a respeito de cada metodologia para ser comprovadamente um técnico em automação industrial.
Vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção
Por Marketing CPET 6 de agosto de 2025
Conhecer as vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção poderá te ajudar a encontrar motivos para iniciar o processo.
Vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência?
Por Marketing CPET 4 de agosto de 2025
Está na dúvida se vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência? É comum ter essa dúvida quando o profissional já tem alguma experiência na área em que busca a formação ou quando não tem informações suficientes sobre o que ocorre em cada processo.
Mais Posts