fbpx

Qual a importância do tutor na educação à distância?

Hoje, a educação à distância é uma realidade para milhões de pessoas do mundo todo. É um modelo que tem se mostrado eficaz no ensino tanto na escola quanto em casa. A facilidade proporcionada pelos recursos tecnológicos traz resultados positivos para os alunos alguns dos quais não teriam conseguido aprender sem essas ferramentas. Porém, para o bom andamento dos estudos nesta modalidade, é preciso ter a presença de um tutor na educação à distância. Saiba mais sobre a sua importância.

  • O que é um tutor na educação à distância?
  • Como funciona o processo de tutoria na educação à distância?
  • Por que o tutor é importante na educação à distância?
  • Quais as responsabilidades do tutor da educação à distância?
  • Quem pode ser um tutor no ensino à distância?
  • Quais são as características de um bom tutor?

Mas afinal, qual a importância do tutor na educação à distância? Não sabe. Então, quer saber mais sobre a importância do tutor na educação à distância? Confira esse post!

O que é um tutor na educação à distância?

O que é um tutor na educação à distância

Um  tutor na educação à distância é um guia que ajuda as pessoas a compreenderem materiais novos ou difíceis. Além disso, é uma pessoa que ajuda os outros a aprender algo, especialmente fazendo perguntas e ajudando quando necessário

Aliás, pode ser desafiador para alguns alunos processar informações por conta própria, sem a ajuda de um tutor na educação à distância ao lado deles com demonstrações úteis.

Assim sendo, os tutor na educação à distância são indivíduos especialmente treinados que fornecem assistência individual por meio de “tutoriais online”; eles respondem às perguntas dos alunos sobre os materiais do curso antes dos prazos de inscrição, auxiliam durante os períodos de inscrição.

Além disso, eles dão instruções ao vivo se necessário ao longo do curso, monitoram os horários de trabalho com base nas preferências fornecidas no momento da inscrição, de modo a maximizar a eficiência e minimizar os níveis de estresse aqueles matriculados em programas de graduação completa.

Tudo isso enquanto permanecem acessíveis por meio de serviços de mensagens instantâneas, videoconferência, e-mail ou smartphone.

Como funciona o processo de tutoria na educação à distância?

O tutor na educação à distância presencia sempre a rotina dos alunos, mesmo que estejam distantes. Por meio de conversações via celular ou Skype e através do envio de tarefas para ser realizadas pelo estudante, é possível estabelecer um diálogo entre professor e aluno em qualquer lugar do mundo!

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado por meio de mídias baseadas em tecnologia, como smartphones e sites de redes sociais como o Facebook, não há mais nenhuma barreira à distância em termos de educação.

Contanto que tenham acesso a uma conexão de internet, os alunos podem não apenas assistir às aulas com seus colegas físicos, mas também participar dos cursos em casa ou no trabalho, onde quer que estejam.

O tutor pode ser um importante aliado para os alunos de educação à distância porque ele está presente na rotina dos outros alunos, mesmo quando não estão online. Isso permite estabelecer um diálogo entre professor e aluno em qualquer lugar do mundo

Por que é importante a presença do tutor na educação à distância?

Quando se estuda à distância, é importante ouvir opiniões variadas e esclarecedoras. Um tutor na educação à distância pode fornecer essas perspectivas para reduzir as chances do aluno apresentar preconceitos durante os debates propostos em sala de aula.

Além disso, como uma figura intelectualmente influente no processo responsável por orientar o pensamento dos alunos, facilitador da troca entre professores e alunos de diferentes culturas, o tutor é responsável por construir um ambiente de aprendizagem comunicativo, mas também inclusivo.

Quais as responsabilidades do tutor da educação à distância?

A responsabilidade do tutor na educação à distância é fornecer feedback personalizado sobre as aulas e tarefas, responder às perguntas dos alunos prontamente com informações precisas de fontes confiáveis.

Os tutores também são responsáveis por fornecer esclarecimentos quando uma lição ou tarefa não fizer sentido, ou dar instruções de que os alunos precisam para concluir uma atividade corretamente.

Quem pode ser um tutor no ensino à distância?

Ser um tutor na educação à distância é uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro sem sair de casa. Além disso, você tem total liberdade sobre o horário e pode escolher algumas matérias que poderia se interessar também.

Por outro lado, ser tutora não requer formação específica, mas dependendo do tipo da disciplina a qual vai trabalhar, ter conhecimentos na mesma é essencial!

Da mesma forma muitos estudantes à distância buscam um tutor para ajudar com os seus cursos. Os tutores podem ser alguém que é experiente no ensino ou pessoalmente disponível, mas também podem ser outros estudantes na mesma situação do usuário em questão.

Quais são as características de um bom tutor no ensino à distância?

Um bom tutor tem muitas qualidades. Eles são capazes, por exemplo, de se relacionar com seus alunos de uma forma empática e compreensiva, mas também têm a capacidade de permanecer firmes quando necessário.

Para que as sessões de tutoria sejam bem-sucedidas, é essencial que ambas as partes envolvidas, o aluno e o professor, se sintam confortáveis o suficiente para poderem compartilhar pensamentos sem medo de serem julgados ou criticados.

Os melhores tutor na educação à distância não vão querer nada mais do que aulas particulares que impulsionem os alunos para o sucesso!

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
15 de junho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa