fbpx

Por que um curso técnico é importante?

Um curso técnico pode fazer a diferença na vida profissional de muitas pessoas. Acompanhe em nosso artigo o por que disso! 

O mercado de trabalho aumenta constantemente e é comum sentir a falta trabalhadores qualificados. Apesar das taxas de desemprego, ainda assim, existe inúmeros postos de emprego não preenchidos por falta de profissionais.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) sabe disso e se esforça para atender o máximo possível de estudantes em todo território brasileiro e em outros países.

O que as pessoas precisam entender é que, apesar de muitos problemas sociais e políticos existirem, sempre haverá vagas de trabalho para profissionais bem qualificados. Entre os jovens, isso é ainda mais importante de saber, pois o preparo não começa após o ensino médio. Nesse caso um curso técnico pode ser fundamental!

Apresentar-se ao mercado de trabalho já uma formação boa é um grande diferencial. Veja, por exemplo, esse artigo criado pelo CPET que explica um pouco das Vantagens de se fazer um curso técnico junto com o ensino médio.

Curso técnico: um caminho rápido para a vaga de emprego

O ensino técnico é um dos caminhos mais rápidos para a entrada no mercado de trabalho. Isso por vários motivos, desde a carga horária menor do que um curso de graduação até o grande conhecimento prático que se apreende.

Com a educação a distância, esse caminho pode ser ainda mais curto. Se o estudante tiver bastante disciplina, ele pode reduzir ainda mais o tempo gasto para concluir seus estudos. Para isso, ele precisará intensificar suas horas de aprendizagem, mas terá excelentes resultados no final.

Os cursos técnicos possuem, geralmente, características muito favoráveis para os alunos e para o mercado de trabalho. Como eles são rápidos com duração aproximada de um ano e meio, podem conseguir se aliar mais rapidamente às ofertas de emprego em determinadas regiões.

Qualificação do profissional

Outro fator bastante importante dos cursos técnicos e que poucas vezes é ressaltado é a qualificação dos profissionais já empregados. Muitas vezes, as empresas precisam de empregados mais qualificados para acompanhar as tendências e tecnologias dos mercados ou mesmo para inovar em suas áreas de atuação.

Demitir os antigos funcionários para contratar novos é uma tarefa cara e exige mais tempo e esforço das empresas. Por isso, elas preferem, muitas vezes, que seu quadro de profissionais se qualifique em vez de substitui-lo.

Os cursos técnicos são excelentes para isso. Como suas durações são menores do que os cursos superiores, os retornos para a empresa também são maiores a curto e médio prazo. Mesmo que seus profissionais cursem futuramente o ensino superior, antes disso, os cursos técnicos possibilitam a qualificação mais rápida e sólida de seu quadro de funcionários.

Por essas e outras razões, um curso técnico é tão importantes e deve ser sempre estimulado. Eles beneficiam tanto os colaboradores quanto os empregadores e são uma parte essencial do mercado de trabalho e da formação de qualidade dos trabalhadores.

Isso faz com que os cursos do CPET tenham ainda mais valor. Afinal, eles não apenas são acompanhados e legalizados pelo MEC como foram, também, criados a partir dessas questões. Os cursos técnicos do CPET conseguem aliar, desse modo, o conhecimento à prática e ao mercado de trabalho de modo original e profissional.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

7 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa