fbpx

Países desenvolvidos e o investimento em educação

Conheça aqui a relação dos Países desenvolvidos e o investimento em educação e veja a importância deste tema.

A educação no Brasil, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é responsabilidade do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino e gerir investimento em educação.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável e te ajuda a realizar investimento em educação.

Não é de hoje que falamos sobre a importância da educação para uma sociedade. De acordo com o professor doutor Marco Antônio Teixeira, “todos os países só saíram da crise com investimento em educação maciço e pesquisa”.

Isso significa que todo o investimento em educação é, quando bem planejado e administrado, um investimento e não um gasto. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, haverá retorno desse investimento que impactará positivamente em toda a sociedade.

Para se ter apenas uma ideia rápida sobre isso, basta analisar o caso dos Estados Unidos. Apesar de lá a educação de nível superior não ser tão acessível como é Brasil, estima-se que, em 2017, esse país investiu mais de 118 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.

Infelizmente, como os resultados práticos parecem estar distantes do cotidiano, muitas vezes, as pessoas não possuem a noção da importância em tal investimento em educação.

Seja em pesquisa básica, seja em educação infantil ou em qualquer outra área relacionada à ciência, à tecnologia e ao conhecimento, precisamos nos esforçar para garantir, enquanto sociedade, um olhar atento e carinhoso de nossos governantes em todos os níveis (municipal, estadual e federal).

Nos últimos anos, o investimento em educação público por aluno diminuiu no Brasil. Apesar de destinar mais de 4% de seu Produto Interno Bruno (PIB) para a educação (porcentual semelhante ou até maior do que muitos países desenvolvidos), o investimento proporcional por estudante caiu.

Isso gera resultados práticos óbvios e imediatos – sobretudo em épocas de crise como essa que estamos passando por meio da pandemia de Corona vírus. Quanto maior, no entanto, os recursos para a educação, tecnologia e ciência melhores condições terá o país para enfrentar os problemas mais variados possíveis.

Esses recursos podem e devem ser destinados à melhoria físicas e tecnológicas das escolas, à capacitação dos professores e profissionais, à inovação, à pesquisa, às parcerias público-privadas, etc. Opções não faltam.

Por isso, para demonstrarmos a importância do investimento em educação e da própria educação como uma forma de prevenir e combater crises e desemprego escrevemos essa série de textos em que analisaremos exemplos bastante peculiares de países que contornaram diversos problemas por meio da educação.

Existem espaço para todo tipo de educação de qualidade e, cada vez mais, devemos fomentar a educação para que o país cresça saudável e com menos injustiças. A educação presencial tem a sua importância e a educação a distância tem a sua: que todos possamos aprender por variadas formas e aprender a importância de tais investimentos.

Unindo metodologia inovadora, ética à legislação e respeito ao aluno, o CPET, leva educação de qualidade a todo território nacional e se orgulha de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Isso significa que tratamos a educação a distância (EaD) com muito respeito e qualidade para que cada um de nossos alunos possam se preparar para o mercado de trabalho, se sobressair profissionalmente e enfrentar todas as crises possíveis.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
10 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa