fbpx

O que é capacitação profissional? Como posso obtê-la?

Ainda existem diversas dúvidas em todo o mercado a respeito da capacitação profissional e do que ela realmente é. De fato, muitos a enxergam apenas no formato de um curso superior, enquanto outros valorizam apenas os cursos técnicos, mas na verdade a visão ideal sobre ela é muito mais ampla.

Entender verdadeiramente o que é a capacitação profissional é algo fundamental, já que estabelece as bases do que pensamos sobre o assunto e consequentemente sobre as oportunidades que temos para nos capacitarmos ainda mais.

Justamente por isso nós vamos falar detalhadamente sobre esse assunto no conteúdo de hoje, abordando de maneira simples e clara o que é a capacitação profissional e como você pode obtê-la. Confira!

O que é a capacitação profissional?

A capacitação profissional pode ser compreendida como o desenvolvimento de habilidades específicas que são capazes de te dar mais conhecimento em relação a um determinado tipo de profissão.

Podemos enxergar a qualificação de um profissional por meio da avaliação de cargos em uma área qualquer. Por exemplo, na construção civil nós temos diferentes profissionais, como o servente, o pedreiro, o mestre de obras e assim por diante.

Não necessariamente cada um dos colaboradores que trabalham nessas funções possuem formações diferentes. Em alguns casos, boa parte do aprendizado deriva da própria experiência prática.

Entretanto, uma coisa é inegável: cada um deles possui um determinado conjunto de conhecimentos que os permitem trabalhar em sua função e, em alguns casos, liderar grupos e assumir maiores responsabilidades.

Diferença entre capacitação e formação

Ainda existe uma grande confusão entre capacitação e formação no imaginário popular, pois de certo modo acredita-se que ambos são a mesma coisa, quando na verdade, isso está muito longe de ser verdade.

Veja: a formação profissional diz respeito principalmente ao curso que foi realizado. Por exemplo, um Engenheiro Civil possui a formação em Engenharia Civil, mas isso não necessariamente o faz capacitado na prática, consegue entender?

Afinal, a capacitação profissional fala especificamente sobre as capacidades de um determinado colaborador. Isto é, sobre aquilo que ele é capaz de fazer na prática, dentro da realidade do seu trabalho.

Sim, uma boa formação é um grande passo para a capacitação, mas está longe de ser o único. Aliás, existem alguns outros caminhos para se obter uma excelente capacitação profissional e é sobre isso que nós falaremos a seguir:

Como obter a capacitação profissional

Entenda: obter a capacitação profissional não é algo tão complicado quanto imaginamos, sendo que na maioria dos casos isso está mais associado à organização dos nossos esforços e objetivos do que a uma condição financeira que permita essa capacitação.

Não é à toa que muitas pessoas conseguiram sair de uma situação financeira complicada para uma situação muito favorável por meio da capacitação, mesmo com poucos recursos.

O ideal é que você crie um cronograma daquilo que deseja aprender e a partir daí dê um passo de cada vez para conseguir alcançar os seus objetivos. Somente dessa maneira você realmente pode chegar a algum lugar.

De modo geral, existem alguns caminhos para a capacitação profissional que podem ser muito úteis para você. São eles:

Cursos técnicos

Os cursos técnicos oferecem a possibilidade da capacitação profissional, principalmente para quem precisa de algo com um custo mais acessível e com uma formação um pouco mais direcionada.

Diferente do ensino superior, no curso técnico você aprende pura e simplesmente o que vai utilizar na prática. Embora isso pareça algo simples, acaba fazendo toda a diferença, pois te capacita de forma rápida e prática.

A nossa sugestão é de que você busque pelas oportunidades oferecidas no CPET, que é uma das maiores redes de cursos técnicos do país e que pode te dar as oportunidades que você tanto deseja.

Cursos superiores

Os cursos superiores também podem lhe auxiliar na obtenção de uma boa qualificação profissional, mas é preciso ter a consciência de que os frutos desse plantio não serão colhidos de uma hora para a outra.

Na verdade, você passará por pelo menos 4 anos de muito estudo para poder chegar onde deseja.

Sendo assim, acreditamos que a melhor opção é buscar um curso técnico na área onde você já tem interesse. Isso vai te auxiliar a evoluir mais rapidamente, além de poder te mostrar se é realmente aquilo que você gostaria de fazer.

Aprendizado autodidata

O aprendizado autodidata acontece de forma solitária, onde você aprende por conta própria sem nenhum tipo de auxílio.

Esse tipo de aprendizado não é para todos, então você precisa verificar previamente se possui o perfil para aprender dessa forma, além de que, é preciso ter consciência de que existem algumas coisas que não podem ser aprendidas assim.

Agora que você já sabe o que é a capacitação e como você pode obtê-la, não perca mais tempo! Comece a trabalhar diligentemente para se tornar alguém com mais conhecimento, pois isso certamente vai ter um grande peso na sua remuneração e no seu crescimento profissional!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
31 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa