fbpx

Saiba sobre a profissão de técnico em meio ambiente

Ser um técnico em meio ambiente é ser um adorador da natureza? O que realmente esta pessoa faz?

São dúvidas como estas que muitos se perguntam atualmente sobre a profissão e o curso técnico em meio ambiente.

Neste artigo, vamos ajudar você a descobrir mais detalhes sobre a carreira e como você pode se tornar um técnico, confira!

O que é um técnico em meio ambiente?

Basicamente, o Ministério da Educação (MEC) determina que o técnico pode atuar no mercado de trabalho com o objetivo de colher, registrar e interpretar informações, dados e documentações ambientais.

Além disso, é de função de um técnico ambiental prestar auxílio na elaboração de laudos, relatórios e estudos relacionados ao meio ambiente, bem como desenvolver e aplicar sistemas de gestão ambiental.

Esse profissional depois de formado está habilitado a identificar diferentes intervenções ambientais e suas possíveis consequências.

Ainda, ele será capaz de encontrar formas de promover ações de preservação, melhorias, redução e remediação de efeitos gerados por qualquer interferência na natureza.

Um técnico do meio ambiente tem a chance de realizar programas de cunho educativo em instituições de ensino, abordando temas como a conservação e preservação dos recursos naturais, e sobre a redução, reuso e reciclagem de resíduos.

O técnico de meio ambiente é formado para proteger e preservar o ecossistema, um trabalho digno de honra e muita credibilidade atualmente.

Como é atuar nesta profissão?

Em primeiro lugar, podemos ver que esta profissão é de alto grau de responsabilidade e exige profissionais muito dedicados e com determinação.

Se você tem interessem em ingressar nesta profissão, vale a pena investir tempo e dinheiro no que for possível.

Basicamente, é fundamental estudar bastante e evoluir o máximo, pois, o planeta está pedindo profissionais excelentes para resolver uma série de problemas que estamos enfrentando.

Em um mundo que busca cada vez mais ser sustentável, um profissional técnico em meio ambiente atuará nos mais diversos setores e pelas mais diversas causas.

Contudo, é realmente uma das profissões que exigem dedicação, motivação, estudo, tempo e muita paciência assim como a sabedoria do trabalho em equipe.

Sendo assim, precisamos preparar para as novas gerações um planeta melhor para viver com menos catástrofes naturais e o meio ambiente muito melhor protegido.

O aluno formado estará apto para compreender as relações existentes entre os elementos do meio físico, natural e sociocultural assim como entenderá melhor sobre inúmeras questões ambientais.

Ao final de um curso técnico em meio ambiente, como o da CPET, o aluno desenvolverá habilidades técnicas para levantar e sistematizar dados, informações e documentos técnicos para realizar ou coordenar estudos socioambientais.

Com o curso CPET de técnico em Meio Ambiente, o aluno, que será de modalidade a distância, obterá mais de 32 certificações para atuar na profissão, além de possuir o registro profissional.

Oportunidades no mercado de trabalho

Você pode estar pensando que o técnico em meio ambiente vai cuidar da natureza, e nada mais.

Entretanto, vamos ressaltar agora os principais locais onde são requisitados este tipo de profissional e como é possível crescer profissionalmente e financeiramente com a formação técnica.

Contudo, é evidente que todas as indústrias precisam investir em um plano de gestão ambiental, por isso o campo de trabalho oferece várias possibilidades no mercado, principalmente aos técnicos em Meio Ambiente.

Considerando os aspectos técnicos, econômicos e legais que envolvem o meio ambiente, com a formação técnica na área, é possível trabalhar em:

  • Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural
  • Estações de tratamento de resíduos
  • Profissional autônomo
  • Empreendimento próprio
  • Empresas de licenciamento ambiental
  • Unidades de conservação ambiental
  • Cooperativas e associações

Para fazer o curso técnico da CPET em técnico de meio ambiente você precisa apenas estar cursando ou ter se formado no ensino médio.

Por fim, saiba que esta profissão ganhará cada vez mais relevância no futuro. Aproveite e faça sua parte!

21 de maio de 2019
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa
X