fbpx

Mais algumas dicas sobre como estudar em casa

Prosseguindo com as dicas elaboradas pelo Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET), vamos a última parte de nosso artigo com dicas de como estudar em casa.

É importante estabelecer algumas questões de planejamento e práticas. Para que os estudos em casa surtem efeitos positivos, é preciso pensar sobre vários pontos: especificidades, objetividades, rotinas, etc. Vejamos ver alguns desses pontos abaixo.

Especificidade: “tudo isso?”

Seja específico no que você quer estudar. Não generalize: “quero aprender a tocar violão”, “quero aprender física”, “quero aprender a desenhar”, etc. Não!

Cada área dessa tem várias especialidades que, começando errado, pode te frustrar. Por exemplo, você quer aprender a tocar violão, mas odeia sertanejo e seu professor acaba te ensinando exatamente músicas sertanejas. Isso pode tornar a sua experiência ruim.

Defina o máximo possível! Quero tocar rock no violão a partir do freestyle. Note que os cursos técnicos e profissionalizantes são assim: bastante específicos. Isso porque essa especificidade permite exatamente que você aprenda e aprimore suas técnicas. Então siga esse exemplo em todos os seus estudos em casa.

Amplidão

Depois que tiver conhecido bem algo, você vai ampliar naturalmente seus conhecimentos. Na verdade, em sua própria trajetória, você já aprenderá várias coisas.

O problema é se perder no objetivo e querer estudar “tudo”. Paciência! Planeje-se de acordo com os temas abordados em suas aulas e procure ficar melhor sempre no que é ensinado. Desse modo, você vai construindo tijolo por tijolo e subindo degrau por degrau.

Objetivo: o que você quer?

Agora que você está preparado psicologicamente e tem consciência sobre a procrastinação e sobre as generalizações que fazemos ao querer aprender algo, precisa, enfim, definir seu objetivo.

Lembre-se: o objetivo precisa ser preciso e estar dentro de suas forças e possibilidades. Pensar sobre sua rotina e disciplina o ajudarão a consumar seu planejamento e sair das teorias para atingir a prática.

Se o objetivo é você quem se põe, então é você que se deve cobrar.

Rotina: como é o seu cotidiano?

A rotina é um dos fatores mais importantes. Já nos aproximamos um pouco sobre ela ao falarmos sobre responsabilidade e disciplina. Mas a rotina tem dois momentos:

1º momento: rotina-objetivo. Você deve saber o quanto pode usar de tempo e energia para se pôr um objetivo que possa ser concretizado.

2º momento: objetivo-rotina. Após saber suas condições e definir seu objetivo, precisa reelaborar a sua rotina para que ela te leve, de fato, ao que almeja.

Rotina: caso prático

·         Rotina-Objetivo

A rotina depende de seus objetivos, mas eles também dependem dela. Então, primeiro, precisa saber qual é o seu tempo diário e semanal disponível; quanto pode gastar em livros e cursos; quanto tempo precisará até concluir seus estudos; etc.

Ou seja, não adianta querer aprender violão avançado em três meses se você tem apenas duas horas aos sábados para estudar.

·         Objetivo-Rotina

Depois que souber sua disponibilidade, pense o seu objetivo e pense o que pode ser alterado em sua rotina para alcançá-lo.

Por exemplo, se você tem todo dia 4 horas de descanso e gasta esse tempo com séries e redes sociais, considere diminuir transformar essa rotina.

Termina quando?

É importante se impor um prazo. Seu projeto será iniciado quando e terminará quando? Se quer estudar matemática após definir seu objetivo (estudar matemática para passar no vestibular por exemplo), delimite seu tempo: um ano de estudos.

Isso acontece também em cursos técnicos e profissionalizantes. Primeiro, porque eles mesmos possuem essas delimitações; segundo, porque você deve estar ciente de que seu tempo é importante.

Isso tornará suas etapas mais fáceis de serem alcançadas. Com isso, esperemos que essas dicas sejam aproveitas e utilizadas para que seus estudos em casa sejam proveitosos e prazerosos.

Esperamos sinceramente que tenham gostado de nossas dicas. O CPET está sempre disposto a ajudar, no que for possível, seus alunos a terem as melhores experiências de suas vidas na educação a distância.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

21 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa