fbpx

10 dicas para mães que querem voltar ao mercado de trabalho

Muitas mulheres optam por tirar algum tempo de sua carreira de profissional para se dedicar integralmente aos ofícios da maternidade, porém, em algum momento é possível que as mães que querem voltar ao mercado de trabalho. Neste momento, a recomendação é que passem a se concentrar um pouco mais em si mesmas. Mas por onde começar? Essa é uma pergunta que muitas mães que ficam em casa se fazem quando decidem tirar o traje de trabalho do armário mais uma vez.

10 dicas para mães que querem voltar ao mercado de trabalho

  • Seja clara sobre o que você deseja
  • Atualize ou prepare seu currículo
  • Atualize seus perfis profissionais de mídia social
  • Saia e faça networking
  • Considere empregos de meio período ou temporários
  • Prepare-se para responder à pergunta inevitável sobre sua lacuna no emprego
  • Abandonar o desespero e concentrar-se
  • Manter as opções de trabalho abertas
  • Acreditar no potencial e não se estigmatizar
  • Comunique-se com sua família

Há muitos conselhos de carreira para mães que querem voltar ao mercado de trabalho ou simplesmente para aquelas que já possuem mais tempo em seu dia (seja pelo crescimento dos filhos ou pelo crescimento de oferta em atividades home office). Ao começar esta jornada, atributos como paciência e confiança em si mesmas são importantes. Confira algumas observações na transição de carreira para mães que estão voltando ao trabalho.

Seja clara sobre o que você deseja

Se você faz parte do grupo de mães que querem voltar ao mercado de trabalho, faça uma lista do que você procura quando voltar ao trabalho. Que tipo de organização? Qual o nível de posição? Você quer trabalhar para uma empresa com oportunidades de promoção ou está procurando um emprego onde possa entrar, fazer seu trabalho e voltar para casa sem ter que se preocupar com sua equipe ou como os outros estão fazendo? Quanto com mais clareza tratar que deseja, mais fácil será aprimorar em empregos específicos para se candidatar.

Atualize ou prepare seu currículo

Semelhante ao do primeiro emprego logo depois de deixar a escola, é necessário ter um currículo atualizado e uma carta de recomendação que fale sobre sua experiência, habilidades, educação e capacidades ao se candidatar a um novo emprego para essas mães que querem voltar ao mercado de trabalho.  Pode-se também considerar o desenvolvimento de um site que inclua sua biografia profissional e currículo (por exemplo, o WordPress).

Atualize seus perfis profissionais de mídia social

mães retornarem ao mercado de trabalho - Atualize seus perfis profissionais de mídia social

Segundo sites especializados, para mães que querem voltar ao mercado de trabalho, o LinkedIn tem mais de 400 milhões de membros em mais de 200 territórios e países em todo o mundo. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para você usar para se promover, bem como buscar empregadores em potencial. Use-o para pesquisar perfis de funcionários em potencial para contratação, bem como empregadores de interesse ou com quem quer trabalhar.

Além disso, para mães que querem voltar ao mercado de trabalho, os empregadores e gerentes de contratação costumam pesquisar nomes de candidatos no Google atualmente, portanto, é uma boa ideia confirmar se você aceitaria que um empregador visse o que você postou online ou o que aparece quando você pesquisa seu nome. Mantenha seus perfis pessoais de mídia social definidos como privados também.

Saia e faça networking

Não é quem você conhece, mas quem conhece você, como diz o ditado. À medida que as mães que querem voltar ao mercado de trabalho se preparam para voltar ao mercado de trabalho, comece a pesquisar eventos de networking local e grupos online dos quais participar. Além disso, envie um e-mail para familiares, amigos e ex-colegas de trabalho. Compartilhar o tipo de cargo que está se buscando e solicitar que encaminhem seu currículo se souberem de algum cargo para o qual você possa ser uma boa opção e agregar valor. As pessoas gostam de conectá-las a oportunidades quando podem.

Considere empregos de meio período ou temporários

Se você faz parte do grupo de mães que querem voltar ao mercado de trabalho e acha que a busca por uma vaga está demorando mais do que o esperado, considere trabalhar em meio período ou procure uma agência de empregos temporários que possa ajudar a conseguir um emprego de menor carga horária.

Faça uma busca online por agências de emprego locais em sua área e ligue para elas ou envie um e-mail para solicitar uma entrevista de emprego. Outra razão para considerar o trabalho de meio período é o fato de que este dá algum tempo para ajustar a transição da situação de não estar trabalhando para um trabalho em período integral.

Prepare-se para responder à pergunta inevitável sobre sua lacuna no emprego

Os entrevistadores certamente vão perguntar sobre quaisquer lacunas (tempo sem emprego) em seu currículo, especialmente aquelas que são de um ano ou mais, muito comum em entrevistas de mães que querem voltar ao mercado de trabalho. Você pode escolher entre duas estratégias para lidar com sua lacuna de emprego:

  • Você pode confirmar que se afastou por motivos pessoais, que foi a melhor decisão para você na época, e agora você está pronto para voltar ao trabalho;
  • Você pode confirmar que reservou um tempo para ficar em casa porque foi a melhor decisão para na época, e agora, você está pronta para colocar o foco de volta em sua carreira.

A primeira escolha é vaga e pode deixar o entrevistador com suspeitas do motivo de você não compartilharia seus “motivos pessoais”. Dito isso, entende-se que a segunda opção pode suscitar algumas sensibilidades em torno da maternidade e se você ficará ou não longe do escritório por ter filhos.

Quando questionado sobre lacunas no emprego, deve-se manter a honestidade e brevidade, trazendo a entrevista de volta ao cargo e às qualificações para tal. Dependendo de quanto tempo se esteve ausente do mercado de trabalho, pode-se também optar por usar um currículo funcional para destacar suas realizações em determinados conjuntos de habilidades em vez de um currículo cronológico que destaca seu tempo com cada empresa. Em outras palavras, um currículo funcional ajudará a desviar a atenção de suas lacunas de emprego.

Abandonar o desespero e concentrar-se

Para as mães que querem voltar ao mercado de trabalho a paciência é importante quando se trata de procurar o emprego certo, independentemente de onde você esteja em sua carreira. Quando se tiver certeza dos tipos de cargos de interesse, focar apenas para esses tipos de cargos. Deve-se haver um cuidado para a não candidatura a todos os cargos que uma empresa postou, pois isso reflete desespero e falta de clareza.

Manter as opções de trabalho abertas

Manter as opções de trabalho abertas - mães retornarem ao mercado de trabalho

Ao não ter a certeza da colocação desejável (cargo, função, área, etc.) é bom manter a mente aberta para as mães que querem voltar ao mercado de trabalho. A exemplo, estar em uma entrevista para uma posição, mas o gerente de contratação achar aptidão mais adequada para uma posição ou grupo diferente.

Ou, se você sempre trabalhou no mesmo setor, considere procurar cargos semelhantes em outros setores que possam funcionar para você. Se você tiver experiência e histórico de trabalho suficientes, também poderá trabalhar para uma empresa de consultoria.

Acreditar no potencial e não se estigmatizar

Se você esteve fora do mercado de trabalho por um tempo, pode ser desesperador passar por todo o processo de busca e entrevista para um emprego, bem como de assimilar em uma nova empresa. Seja gentil consigo mesmo e cuide de você durante todo o processo, desde os estágios de preparação até depois de ser contratado. Você que faz parte do grupo de mães que querem voltar ao mercado de trabalho, já fez isso antes, então pode fazer de novo e, com alguma paciência e perseverança, você descobrirá sua próxima posição em tempo útil.

Quando estiver na porta, dê a si mesmo algum tempo para se ajustar à sua nova programação e não espere saber ou aprender tudo da noite para o dia.

Comunique-se com sua família para retornar ao mercado

Especialmente se seus filhos ainda estão em idade escolar e morando em casa, uma ação interessante para mães que querem voltar ao mercado de trabalho, conversar francamente com eles sobre sua decisão de voltar ao trabalho apoiará a transição para eles e para você. Esse tipo de conversa ajuda a gerenciar as expectativas para o lar e as novas demandas de sua agenda devido ao trabalho. Pode ser necessário algum ajuste para a família, mas com a comunicação aberta, o período de adaptação provavelmente será mais suave do que sem ele.

Quer você esteja fora da área de trabalho por apenas um ano, ou por mais de vinte, parabéns por fazer a escolha de retornar ao trabalho. O CPET espera que este artigo possa, ao menos, balizar alguma tomada de decisão. Boa sorte!

Possui sugestões sobre este tema: mães que querem voltar ao mercado de trabalho? Contate-nos!

Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
16 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa