fbpx

Guia completo para você saber o que é teste vocacional

Ei, não sabe o que é teste vocacional? Neste artigo, o CPET mostra tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta importante.

É normal que um jovem que sai do ensino médio sem saber que profissão exercer. Aliás, para alguns, essa incerteza ocorre após anos de atuação no mercado de trabalho.

E bem, para resolver isso há profissionais da área da psicologia que realizam teste vocacional em certos indivíduos para que essas pessoas saibam que profissional é mais adequado para seguir.

O que é teste vocacional?

Um teste vocacional é uma ferramenta importante para a Orientação Profissional, em que é concebível distinguir as características, principalmente,  profissionais das pessoas para se encaixar no mercado de trabalho.

O teste vocacional, aliás,  ajudam indivíduos que estão passando por mudanças na área de trabalho e planejam ir para outro trabalho, ou saber que estão no trabalho certo.

Ora, isso ocorre isso mostrando as vulnerabilidades, mostrando as qualidades do indivíduo,  assim como apresenta como é o mercado de trabalho. Tudo isso, para decidir conscientemente, e recuperar um sonho do que está por vir.

Por que passar por um teste vocacional?

O processo de escolha profissional é imprevisível e pressupõe que o indivíduo conheça a si mesmo, seu desenvolvimento, informações educacionais e do profissional que podem sustentar sua escolha.

Assim, somos confrontados com circunstâncias em que os resultados de chamados futuros podem ser positivos ou criar desilusões.

A prova profissional surge como alternativa e instrumento para auxiliar nessas decisões e torná-los mais autoconfiantes e menos propensos a sofrer mudanças no curso.

Isso não significa que todos os indivíduos que passam pelo exame profissional estejam 100% seguros com as decisões, considerando todas as coisas, inúmeras progressões ocorrem no caminho de todos nós que podemos interferir nessa interação de profissionais.

Para os jovens, a experimentação profissional surge como aparelho de bem-estar em meio a tantas escolhas significativas que acontecem ao mesmo tempo, por exemplo, escolher uma vocação, dificuldades individuais, situação social e disciplinas intensas.

Quem pode passar pelo teste vocacional?

E bem, profissionais que se encontram em meio a conflitos e vulnerabilidades em relação aos seus trabalhos, que precisam enfrentar as dificuldades no ambiente de trabalho e ter a compreensão dos pontos de vista juntamente com uma visão de futuro do trabalho.

Como funciona o teste vocacional?

A prova profissional deve ser aplicada por um profissional no assunto, e normalmente é realizada por um psicológo capacitado para fazer uma análise mais direcionada, individualizada.

Existem algumas alternativas de teste vocacional online que são acessíveis na web que também ajudam nessa direção.

As reuniões de direção profissional, incluindo a utilização do teste vocacional, significam zerar a construção do indivíduo, para que se possa perceber a totalidade de sua complexidade e compreensão de caráter, desenvolvimento, desejos e propósitos.

Com base nessa investigação, dita pelo profissional no assunto, é proposto uma série de alternativas de novas profissões.

Para que serve o teste vocacional?

Existem algumas vantagens que o teste e a orientação profissional podem oferecer, incluindo:

  • Identificar gostos, valores e aptidões;
  • Conhecimento do mercado profissional;
  • Dissipar sonhos e fantasias sobre cursos e vocações;
  • Olhar para os outros pontos de vista;
  • Planeje o futuro do profissional e evite o descontentamento concebível;
  • Economizando tempo e ativos;
  • Detectar pressões externas;
  • Reduz choques internos;
  • Trabalhe em percepções apaixonadas;
  • Desenvolvimento da auto informação;
  • Ajudar no desenvolvimento de um projeto do dia a dia, não obstante o planejamento vocacional, a melhoria da execução e o futuro profissional.

Esse elemento não assegura plenamente uma felicidade no trabalho, apenas oportunidades para posições estáveis ​​e benéficas.

Outra coisa, a direção profissional auxilia na consumação de outras habilidades diferentes que frequentemente que estão no desenvolvimento de trabalho de uma pessoa, controle financeiro e construção de planos educacionais.

Onde passar por um teste vocacional?

Com psicólogos que trabalham com o desenvolvimento de carreira e liderança.

E, muito mais do que apresentar testes vocacionais, uma avaliação é precisa para saber a história da pessoa, assim é possível saber os elementos motivadores, habilidades, pontos fracos e fortes.

O que você achou desse post sobre teste vocacional? Deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar.

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
31 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa