Há muitas maneiras de se manter em contato com seu público e clientes e aumentar seu envolvimento e engajamento. Um desses métodos é a gamificação, que ajuda a manter seu público e clientes engajados com você e com seu conteúdo.
Neste artigo, falaremos mais sobre gamificação no ensino à distância. Continue conosco!
Gamificação significa introduzir ideias, mecanismos, métodos e técnicas de jogos em atividades que não são essencialmente jogos.
Por exemplo , quando usamos mecanismos de jogo para mudar o comportamento ou o capacitação, estamos, na verdade usando a gamificação (português brasileiro) ou gamification (inglês).
Isso signfica um sistema de jogo que recorre à competição, motivação, atividades em grupo, design de projeto de jogo e seus elementos.
Um ou mais prêmios podem ser atribuídos ao vencedor de uma competição de uma atividade, dessa forma, isso deixa tudo mais divertido.
Vale dizer que às vezes o gamificação pode ter o conceito de Play e olhar apenas para o aspecto de entretenimento.
Conforme a competição no mundo digital entre as marcas aumenta, a produção de conteúdo deve ser feita de maneiras novas e mais atraentes.
Textos e vídeos são usados há muito tempo no universo do ensino à distância, e muitas plataformas de educação são inundados com esse tipo de conteúdo em todos os campos, dificultando a competição.
Se você quer estar à frente de seus concorrentes, precisa fazer a diferença. Essa distinção no mundo de hoje é feita por gamificação.
É assim que você pode levar os clientes à sua página, persuadi-los a apresentá-lo aos amigos e, assim, ficar por dentro dos idiomas.
Por outro lado, a importância mais importante da gamification é aumentar a interação e participação do público.
Os cursos de treinamento que usam gamification geralmente contam uma história ou processo que desafia, recompensa, feedback e assim por diante, e é usado para aprender.
Também possui um ambiente para análise do processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Na verdade, o uso de gamificação na aprendizagem dos alunos
visa aumentar a motivação deles. Pode-se dizer que os benefícios da gamification para o aprendizado dos alunos são:
Logo, considerando as vantagens que este método apresentam no ensino à distância e aumentam a taxa de conclusão dos cursos.
Quer trate de uma matéria, curso ou tarefa, você tem que elaborar o objetivo da aula, por exemplo:
O que deseja que os alunos aprendam?
Em que direção do conteúdo eles têm que ir?
Quando imaginamos um jogo, devemos saber sempre haverá objetivos.
Isso pode ser mais direto ou mesmo subjetivo, não importa: sabemos que precisamos chegar a algum lugar.
Logo, é necessário definir o objetivo, que é o fim da história de uma gamificação .
No momento em que planejamos, é importante entender nosso público.
Na verdade, isso é crucial para tudo: vender produtos, fazer cursos, desenvolver jogos, fazer aplicativos.
Sendo assim, nossos esforços não podem ser desperdiçados, necessitamos entender o alvo de tudo isso.
Com o objetivo de fazer isso, é necessário se comunicar com certos elementos dos jogos.
E bem, eles devem estar bem contextualizados.
Assim, você deve conhecer todas as opções para estabelecer o que será fornecido aos seus alunos, como será posto em prática e repassado a eles.
E bem, veja agora os elementos da gamification para fazer isso:
Em razão disso tudo, curtiu saber sobre a gamificação no ensino à distância? Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar.
Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.
Todos os direitos reservados | CPET
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.