Perguntas Frequentes (FAQ) SOBRE O AVA


Seja bem-vindo(a) ao nosso FAQ, encontre respostas para suas dúvidas gerais do nosso Ambiente Virtual (AVA), Portal do Aluno, Secretaria e outras questões como dúvidas sobre TCC´s e Estágio.

Dúvidas Frequentes Sobre o Ambiente Virtual do Aluno (AVA)

  • QUANTO TEMPO PARA MINHAS ATIVIDADES SEREM CORRIGIDAS?

    O prazo para as atividades serem corrigidas é de 5 dias úteis. 


    (Domingos e feriados não contabilizam como prazo de correção)

  • QUANTO TEMPO PARA O TUTOR ME RESPONDER?

    O Tutor possui um tempo de até 48 horas para responder um chamado 


    (Domingos e feriados não contabilizam como prazo de correção)

  • COMO FUNCIONA A MÉDIA DAS NOTAS?

    Em exercícios e avaliação, sua média é a soma das notas de todas as tentativas, dividido pelo número de tentativas. 


    Por exemplo, se você fizer duas tentativas com as seguintes notas: Primeira tentativa: 0/ Segunda tentativa: 10. Soma as notas 0 + 10= 10. E divide pelo número de tentativas que foram 2. 10 dividido por 2=5.

  • COMO FAZER A EXCLUSÃO DAS MINHAS TENTATIVAS?

    A solicitação de Exclusão somente pode ser solicitada após  4 tentativas. e  pode ser solicitada  na Secretaria Virtual. http://www.cpetsecretaria.com.br/

  • TEM ALGUMA DATA OU HORÁRIO ESPECIFICO PARA ACESSAR O CURSO?

    Por ser um curso EAD, o Ambiente de Estudos fica disponível para você acessar quando e onde quiser, você define seu tempo de estudo, não tem data ou horário especifico para acesso do curso.


    Por existir conteúdos de interação uso do computador é fundamental para algumas atividades 

  • QUANTAS HORAS POR DIA PRECISO ACESSAR O CURSO?

    O aluno tem a liberdade de estruturar o seu tempo de estudo, Recomendamos dedicar cerca de duas horas por dia para ter mais tranquilidade ao decorrer do curso.


    O tempo médio de execução completa do curso para quem executa duas horas por dia ( de segunda a sexta ) é de 10 meses

  • TEM AULAS EM TEMPO REAL OU SOMENTE GRAVADAS?

    Todo conteúdo do curso do CPET é disponibilizado de forma on-line, sendo todas disponibilizadas no Ambiente Virtual, desta forma o aluno acessa os conteúdos e executa seus estudos onde e quando quiser.


    Atividades extras, como palestras e eventos quando executadas ao vivo, são disponibilizadas gravadas para todos os alunos

  • SOBRE AS PROVAS

    De acordo com o modelo de Certificação do CPET ( https://www.cpet.com.br/certificacao ) as avaliações são executadas de forma on-line.


    Existe a possibilidade de execução de atividades avaliativas nas Unidades Remotas do CPET

  • QUAL O PRAZO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO:

    De acordo com o Contrato de Prestação de Serviços o tempo para execução dos Cursos Isolados e de Qualificação que compõe o aproveitamento para a Certificação Técnica são de 12 meses, contando-se a partir de aceite digital e ou assinatura física e ou assinatura digital.


    Entre 14 meses e 18 meses o CPET visando mante seus cursos sempre atualizados com as necessidades do Mercado de Trabalho, executa a atualização Curricular, onde os alunos executantes com mais de 12 meses , são transferidos para o novo Currículo 

  • QUANDO CONCLUO O CURSO, AINDA TENHO ACESSO A ELE

    O acesso a cada componente curricular é encerrado após a execução e Certificação do mesmo,   


    Em alguns blocos o acesso ao próximo componente somente é liberado após o encerramento do bloco anterior 

  • Vídeos Explicativos

Dúvidas Frequentes Sobre o Portal do Aluno

Dúvidas Frequentes Sobre Secretaria

  • SOBRE OS CERTIFICADOS

    O CPET seguindo seu modelo de Certificação ( https://www.cpet.com.br/certificacao ), fornece um Certificado para cada componente curricular que corresponde a um curso Isolado e um Certificados para um Conjunto de Cursos Isolados que correspondem a um Curso de Qualificação com CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).


    Ao termino de todos os Cursos Isolados, das Qualificações Profissionais , do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio quando obrigatório , o aluno receberá o Diploma do Curso Técnico

  • O DIPLOMA DE UM CURSO EAD VALE A MESMA COISA QUE O PRESENCIAL?

    A validade do Diploma de um curso executado na modalidade a Distancia e ou executado na modalidade Presencial, são idênticos, não existindo diferenciação legal e ou de direitos profissionais. 


    O Diploma emitido pelo CPET  não faz menção a modalidade de execução 

  • NO FINAL DO CURSO RECEBE DIPLOMA OU CERTIFICADO?

    Para os cursos Isolados e de Qualificação Profissional o aluno recebe Certificado , para o Curso Técnico o aluno recebe o Diploma após a conclusão do seu curso.


    Seguindo orientação do MEC

  • PARA QUE SERVE O CERTIFICADO INTERNACIONAL

    O CPET sempre buscando fornecer diferenciais aos seus alunos , firmou convenio com uma Instituição de Ensino Americana a St Paul School da Florida - EUA.  Este convenio prevê a emissão de Certificado de Aperfeiçoamento para os portadores de Diploma do CPET em curso correlato. 


    Para saber sobre a validade dessas certificações em outros países é preciso consultar a legislação local.

  • ENVIO DAS DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO DIPLOMA?

    Para iniciar o Processo de emissão do DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO,  após ter ter atendido os requisitos regimentais 

    • aprovação e ou aproveitamento nos Componentes Curriculares
    • aprovação e ou aproveitamento do Trabalho de Conclusão de Curso 
    • aprovação e ou aproveitamento no Estágio (quando obrigatório)

    Deve-se enviar pelos correios os documentos obrigatórios, para o ENDEREÇO


    CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica

    Rua Túlio Brancaleoni, 146 – Jardim São Paulo – Guarulhos/SP | CEP: 07110-030

     


    DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS em Cópia Autenticada do:

    • Histórico escolar do ensino médio e/ou certificado de conclusão do ensino médio;
    • Comprovante de endereço;
    • Copia documento pessoal, CPF e RG.

    IMPORTANTE : 

    o prazo de 30 dias começa a contar a partir do recebimento dos documentos  solicitado  

  • SOBRE RESCISÃO DO CONTRATO

    O Aluno poderá a qualquer tempo solicitar a rescisão do contrato , conforme previsto nos Contratos de Prestação de Serviços firmados. Assim como é definido o direto a restituição de valores investidos conforme previsto no CDC (Código de Direito do Consumidor ) 


    Cláusula 7ª.  O presente contrato poderá ser rescindido pela CONTRATADA em caso do não cumprimento, pelo CONTRATANTE, das cláusulas do presente contrato e/ou, em caso de cometimento pelo mesmo de falta grave contido nos termos do Regimento Escolar. 

    Parágrafo Primeiro: É facultada também à CONTRATADA a rescisão deste Contrato quando não for viável a permanência do CONTRATANTE como aluno quando não houver formação de turma mínima de 25 alunos para turmas presenciais, até o decimo quinto dia de aula, conforme calendário escolar do curso, e o CONTRATANTE não apresentar interesse de continuar o curso na modalidade à distância. 


    Cláusula 8ª. O presente contrato poderá ser rescindido por iniciativa do CONTRATANTE configurando cancelamento de matrícula ou transferência, mediante solicitação, via requerimento, junto á Secretaria da CONTRATADA. 


    Parágrafo Primeiro Como Referência Financeira ao pedido de Rescisão deste Contrato, o CONTRANTE possui o direito de restituição percentual de 100% do investimento já efetuado para rescisões solicitadas em até 07 dias posteriores ao primeiro acesso ao ambiente virtual ou à assinatura e/ou aceite e/ou recebimento por e-mail do presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS – CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Após este período, o CONTRATANTE não possui direito a restituição financeira sobre o investimento. 


    Parágrafo Segundo: Para efetivar a solicitação de cancelamento de matrícula ou transferência, o CONTRATANTE não poderá possuir parcelas vencidas e deverá informar a CONTRATADA pelo site www.cpetsecretaria.com.br , informando, seu nome, curso e o pedido de cancelamento, o qual passa a vigorar a partir da data do pedido devidamente registrado.


    Parágrafo Terceiro: Antes dos 07 dias para ter direito a restituição integral o CONTRATANTE, NÃO PODERÁ TER efetivado certificação de nenhum componente curricular apresentado em seu ambiente virtual. 


    a) Será descontado o valor de R$ 100,00 a cada Curso Concluído e/ou Certificado emitido 


    Cláusula 9ª. Ocorrendo a rescisão, o aluno será inativado no sistema da CONTRATADA

  • VÍDEOS EXPLICATIVOS:

Dúvidas Frequentes Sobre Financeiro

  • NÃO RECEBI O BOLETO DE PAGAMENTO

    A forma mais rápida de correta de se emitir o Boleto de Pagamento é no Portal do Aluno ( http://cpetportaldoaluno.com.br).

    • Para acessar digite seu CPF sem pontos ou traços 
    • Digite sua senha - a inicial é o seu CPF
    • No Portal escolha a opção Financeiro 
    • Escolha a opção segunda via e ou histórico financeiro 
  • EMITIR SEGUNDA VIA DO BOLETO DE PAGAMENTO

    A forma mais rápida de correta de se emitir a segunda via do Boleto de Pagamento é no Portal do Aluno ( http://cpetportaldoaluno.com.br ) .


    Para acessar digite seu CPF sem pontos ou traços 

    Digite sua senha - a inicial é o seu CPF

    No Portal escolha a opção Financeiro 

    Escolha a opção segunda via e ou histórico financeiro 

  • PARA REFAZER AS ATIVIDADES PAGA ALGUMA COISA?

    O CPET não cobra valores extras para a execução de atividades 


    fique sempre atento ao tempo de execução do seu curso pois o CPET executa atualizações entre 14 e 18 meses de suas grades curriculares 

  • VÍDEOS EXPLICATIVOS:

Dúvidas Frequentes Sobre o TCC / Estágio

  • COMO VOU DESENVOLVER MEU TCC?

    O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido pelo aluno com o suporte direto de um orientador , onde o aluno escolhe um tema juntamente com a orientadora. 


    O trabalho é desenvolvido em plataforma específica, sob supervisão. 

    Não é necessária apresentação à banca, sendo apenas feita a avaliação no modo totalmente online. 

  • QUAL O PRAZO DE CORREÇÃO PARA O TCC?

    O TCC possui varias etapas de correção, sendo desenvolvido e acompanhado pelo professor orientador.

    • O prazo de correção de cada solicitação do TCC é de 10 dias uteis, após a publicação pelo aluno. 
    • Domingos e feriados não contabilizam como prazo de correção
  • SOBRE O ESTÁGIO

    Na, maioria dos cursos técnicos do CPET , não existe a obrigatoriedade do estágio, porém sempre recomendamos que seja feito para ampliação do conhecimento e capacitação técnica.


    O CPET não fornece o estágio, sendo de responsabilidade do aluno sua execução porém ampara documentalmente o aluno caso queira realizá-lo. 

    • Em Alguns cursos existe a necessidade de visitas técnicas 
  • CURSOS COM ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS:

    • Transações Imobiliárias
    • Estética
    • Alimentação Escolar
  • CURSOS COM VISITAS TÉCNICAS:

    • Mecânica
    • Segurança do Trabalho 
    • Edificações 

Nosso Suporte


SUPORTE ACADÊMICO

Enquanto aluno do CPET, seja em seus cursos isolados, de qualificação profissional e ou cursos técnicos, o aluno possui

  • MATERIAL DIDÁTICO

    material didático (livros virtuais /  vídeos didáticos / laboratórios virtuais / apostilas / exercícios e atividades de fixação / material de estudo complementar / atividades práticas), para cada curso isolado que irá cursar, existem materiais didáticos específicos os quais o aluno pode acessar e ou efetivar download e ou imprimir.

  • ATENDIMENTO DE SECRETARIA VIRTUAL

    O atendimento via ticket e funciona no endereço www.cpetsecretaria.com.br, com tempo de resposta dentro do próprio dia quando efetivado o questionamento de segunda a sexta feira das 08:00 as 21:00 e sábados das 08:00 as 11:00.

  • ATENDIMENTO DE TUTORIA

    O suporte acadêmico aos alunos, nos cursos isolados, nos cursos de qualificação profissional e nas trilhas de aprendizado , com tempo resposta médio de 48 horas para questionamentos sobre conteúdos e de 5 dias úteis para correção de atividades.

  • TUTORIA


  • SECRETARIA


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