fbpx

Estudo a distância x estudo presencial

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável. Isso tudo permite com que pensemos sobre as diferenças entre o estudo a distância x estudo presencial.

Vejamos, então, alguns desses pontos.

 O que significa, afinal, estudar em casa?

A pessoa que estuda em casa é aquela que, de certo modo, aprende por sua própria conta e por meio de seus próprios recursos.

Não gostamos de dizer que isso é fruto de uma “capacidade” de apenas alguns indivíduos. Todos temos capacidades semelhantes de aprender muitas coisas sem a necessidade de u professor presencial.

O que falta, na maioria dos casos, é saber quais os caminhos, estratégias e alguns outros pontos que nos permitem conhecer por nós mesmos.  Por isso, é tão importante termos boas ferramentas e plataformas, pois serão elas que guiarão nossa aprendizagem.

Os estudos em casa ao longo da história

Entender essa estratégia de estudos ao longo da história é algo difícil. Apesar de ter sido uma das metodologias mais comuns, inúmeros fatores aparecem nesse ponto. Desde tutores em casa até autodidatismo, são pontos que compõem as estratégias de se estudar em casa ao longo da história humana.

Não há uma história dos “estudos em casa” como poderíamos falar, por exemplo, em uma “história da escola” ou “história da universidade”. Isso porque estudar não possui um método, mas, sim, uma variedade de formas diferentes de se aprender.

Como veremos, no entanto, em toda a história do pensamento, vários grandes pensadores e grandes pensadoras se destacaram a partir de seus conhecimentos adquiridos sem a necessidade presencial de professores e instrutores.

Estudo a distância x estudo presencial?

Existe um senso-comum que contrapõe a escola a distância à escola presencial. Como se a primeira fosse menos formal e institucional do que a segunda ou como se uma fosse melhor do que a outra.

Isso é, porém, uma visão limitada tanto de um quanto de outro. A escola, a universidade e tantas outras instituições presenciais podem atuar em parceria com o ensino a distância, e vice-versa.

Um potencializa o outro e sempre podem ser conciliados. Claro que existem inúmeros casos em que essas duas perspectivas podem se contrapor. Mas isso acontece, na maioria das vezes, ou por ignorância ou por motivos mais complexos, como problemas sociais e psicológicos.

A educação presencial e a educação a distância possuem objetivos e modos diferentes, mas não excludentes entre si. Por isso, elas podem e devem conviver atendendo públicos diferentes.

Existem espaço para todo tipo de educação de qualidade e, cada vez mais, devemos fomentar a educação para que o país cresça saudável e com menos injustiças. A educação presencial tem a sua importância e a educação a distância tem a sua: que todos possamos aprender por variadas formas.

Unindo metodologia inovadora, ética à legislação e respeito ao aluno, o CPET, leva educação de qualidade a todo território nacional. Isso significa que tratamos a educação a distância (EaD) com muito respeito e qualidade para que cada um de nossos alunos possam se preparar para o mercado de trabalho e se sobressair profissionalmente.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa