fbpx

Entenda porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho

Você precisa entender o porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho, por isso, preparamos este artigo.

O mercado de trabalho se torna cada vez mais acirrado e a capacitação profissional ganha ainda mais relevância dentro desse cenário. De fato, o que antes era apenas um “bônus” no currículo, agora se tornou algo essencial.

Nesse caso, a capacitação profissional assume uma posição central para todos os que estão inseridos no mercado de trabalho por um único e simples motivo: quanto maior é a sua qualificação, maiores são as chances de que você seja remunerado com base nela.

Entenda porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho

No conteúdo de hoje falaremos um pouquinho sobre esse assunto, de modo que você possa entender os motivos que fazem a capacitação ser tão importante. Confira!

A capacitação é o que diferencia os profissionais dentro do mercado

Confira a primeira dica do porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho:

Sem dúvida alguma, o grande diferencial que um profissional pode ter é a sua qualificação. Afinal, isso aponta para todos ao seu redor o que ele é e o que ele não é capaz de fazer.

Todavia, veja bem: aqui não estamos falando sobre formação, mas sim sobre qualificação, que são coisas muito diferentes.

De qualquer maneira, imagine que uma determinada vaga solicita que o profissional tenha como uma de suas qualificações o domínio completo da ferramenta Excel. Se você já possuir essa habilidade, se tornará atrativo para a vaga.

Entretanto, ao possuir duas ou três outras qualificações complementares, a vaga já será sua. Até porque, ninguém ali seria tão hábil quanto você para aquele trabalho.

Ao se qualificar você acaba se tornando uma verdadeira jóia dentro do mercado de trabalho, fazendo assim com que as empresas passem a te olhar de outra maneira, desejando cada vez mais contar com os seus serviços.

Quanto mais capacitado você se torna, menor é a concorrência

Confira a segunda dica do porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho:

Não é nossa intenção entrar no mérito do porque a maior parcela da mão-de-obra disponível no mercado de trabalho carece de qualificação. Entendemos que muitas vezes os motivos para isso estão além da pessoa.

Mas sinceramente, nós sabemos que se você está aqui, esse não é o seu caso. Afinal, você já deu o primeiro passo para se qualificar, que é justamente o interesse pelo assunto.

De qualquer maneira, falamos isso para poder deixar um ponto muito claro: A maior parte da população recebe um salário relativamente baixo por conta da sua falta de qualificação. Como muitos sabem aquilo que aquele funcionário sabe, ele acaba se tornando barato e pode ser substituído facilmente.

Agora imagine um cenário diferente, onde o funcionário é extremamente capacitado, possuindo conhecimentos que poucas pessoas possuem. A empresa se vê obrigada a valorizá-lo cada vez mais, pois perdê-lo pode ser algo perigoso, principalmente pela escassez de mão de obra.

Outro ponto muito importante e que precisa ser ressaltado é o seguinte: a maioria das pessoas não continua se qualificando ao longo da vida. Na verdade, elas dão um ou dois passos nessa direção e logo desistem.

Isso faz com que a qualificação constante crie um verdadeiro abismo entre você e o resto do mercado. Desse modo, quanto mais qualificado você se torna, menor é a concorrência ao seu redor e mais fácil é conquistar ótimas vagas de emprego.

Não existe mais espaço para funcionários desqualificados

Confira a terceira dica do porque você precisa se capacitar para o mercado de trabalho:

O mercado de trabalho está se desenvolvendo cada vez mais, principalmente pela expansão da tecnologia e também pela própria evolução do mercado. Funcionários desqualificados serão substituídos por máquinas ou por pessoas que sejam capazes de agregar mais a organização.

Gostando ou não, essa é uma tendência imutável. Ou seja, se qualificar é muito mais do que uma decisão banal ou algo do tipo. Na verdade, nós estamos falando especificamente sobre a sua sobrevivência dentro do mercado de trabalho.

À medida em que você se qualifica, será mais fácil conseguir um emprego, ganhar mais, se tornar uma peça-chave da empresa, ter segurança financeira e diversos outros benefícios. Caso não se desenvolva profissionalmente, a grande tendência é de que pouco a pouco você comece a perder espaço, se colocando em uma situação muito complicada.

A grande sacada dessa história é que você não precisa de cursos fora do país caríssimos ou algo desse tipo para poder se qualificar. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é desenvolver um pequeno conjunto de habilidades e focar nelas pelo maior tempo possível. Isso fará com que você consiga crescer rapidamente, se destacando como um dos principais profissionais da sua área.

Dito tudo isto, nós não poderíamos deixar de falar do CPET, que é um dos melhores caminhos para quem quer obter uma excelente qualificação dentro do mercado de trabalho. Você pode encontrar mais informações sobre ele clicando aqui e sendo redirecionado para um conteúdo do nosso Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o porque é importante se capacitar para o mercado de trabalho, fique a vontade para deixar o seu comentário, pois dessa forma podemos te ajudar diretamente. Por fim, lembre-se sempre da importância da qualificação e comece a se desenvolver profissionalmente o quanto antes! Até mais!

Ficou com alguma dúvida sobre o porque é importante se capacitar para o mercado de trabalho? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
31 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa