fbpx

Entenda o que é a nota do MEC

A nota do MEC é uma avaliação que muitos alunos consideram ao escolher uma instituição de ensino para estudar. Todo aluno espera encontrar boas avaliações do MEC para suas instituições de ensino.

Dessa forma, é tão importante para as instituições de ensino alcançarem boas notas do MEC. Sendo assim, entenda o que é a nota do MEC e outros pontos essenciais que estão em torno deste assunto.

Vamos lá?

O que é o MEC? 

O Ministério da Educação (MEC) é encarregado pelas questões relacionadas à educação e cultura no país. A principal função dessa instituição é melhorar a educação no Brasil.

Logo, o MEC é responsável por todo o sistema educacional brasileiro, a educação infantil, ensino médio, profissionalizante, técnica e superior

Por que o MEC reconhece os cursos?

O reconhecimento do curso proporciona mais segurança para os alunos de que o curso deles possui qualidade e valor para o mercado de trabalho no Brasil. Portanto, antes de iniciar seus estudos, você deve verificar se o curso é reconhecido pelo MEC.

Quanto aos cursos EAD?

O MEC é tem a função de reconhecimento, autorização, credenciamento e avaliação de todas as instituições de ensino do país. Logo, todos os departamentos, públicos ou privados, presenciais ou EAD, são supervisionados por essa agência. Além disso, o MEC supervisiona e proporciona notas para os cursos das universidades e faculdades.

Critérios da avaliação da nota do MEC

  1. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade):

O Enade é um teste de avaliação para alguns alunos que ingressam no ensino superior. Este exame destina-se a alunos que estão a concluir a fase final de curso. Aliás, o Enade avalia o conhecimento dos alunos sobre temas específicos de cada curso e avalia as habilidades aprendidas ao longo da graduação.

Vale dizer que os resultados do Enade acabam sendo empregados ​​no CPC e IGC.

2.Conceito de Curso (CC)

Aqui, vai ocorrer uma avaliação presencialmente elaborada por profissionais educadores do MEC. Aliás, se um curso tem recebem como resultado 1 ou 2, eles, consequentemente, são inseridos no quadro de cursos receberam mais atenção do MEC.

3.Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Bem, será feita uma pontuação que varia de 1 a 5 e leva como referência a nota do Enade. Além disso, o CPC considera a quantidade de professores que terminaram de forma parcial ou totalmente as titulações. Outra coisa, o CPC avalia os recursos didáticos e pedagógicos de uma instituição de ensino e até mesmo a infraestrutura física da instituição de ensino.

  1. Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC)

Um indicador da qualidade de forma rigorosa dos cursos de pós-graduação e o nível de graduação de todas as instituições de ensino superior do país.

O índice é baseado na média ponderada de todas as notas obtidas pela instituição nos cursos de ensino superior nos últimos três anos.

  1. Conceito Institucional (CI)

O conceito institucional é cíclico. Quando ocorre um novo ciclo de avaliação, as instituições de ensino vão ser avaliadas pessoalmente.

Os avaliadores do local formam o CI e eles fazem considerar a avaliação numa visita e o IGC da instituição de ensino.

Como consultar a nota do MEC de um curso e da instituição

Se você quer saber se o curso que você deseja iniciar é reconhecido ou não pelo MEC, consulte no site do e-MEC. Nele você descobrirá todas os dados oficiais sobre uma determinada instituição de ensino e os cursos dela.

E bem, qualquer pessoa pode consultar gratuitamente as notas atribuídas aos cursos presenciais e a distância. Para isso, é preciso acessar o portal, entrar na área “Consultoria Avançada” e, em seguida, buscar o curso ou instituição desejada.

Se este conteúdo foi útil de alguma forma, deixe um comentário abaixo com sua opinião e eventuais dúvidas.

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
5 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa