fbpx

Ensino profissional a distância e os novos horizontes

Com o apoio de ferramentas de inteligência artificial e diante da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, o Ensino profissional a distância e o ensino técnico são a escolha mais forte entre aqueles que procuram melhores posições no mercado de trabalho.

Outras tendências que se fortaleceram nesse período o ensino profissional a distância e devem continuar são o uso da tecnologia como aliada na educação e o novo papel do educador e do aluno. Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) elaborou esse texto para possibilitar uma maior reflexão sobre as novas tendências do ensino profissional a distância e que se anunciam tanto no cenário educacional como no mercado de trabalho do Brasil.

A alta do ensino profissional a distância

O ensino profissional a distância é mais atraente para os jovens que estão prestes a ingressar no ensino médio e no ensino superior. Especialistas apostam que cursos técnicos e de tecnologia serão uma alternativa para reduzir o impacto da pandemia e o déficit educacional.

Ou seja, especialistas em educação destacam que a formação de qualidade para os jovens que devem ingressar no mercado de trabalho será ainda mais importante. O ensino profissional a distância e técnico por meio da EaD pode ser um antídoto para as perdas que afetam a geração Covid.

Ensino profissional a distância humanizado

Devido à perda de familiares e ao impacto da renda, o agravamento da crise social e a vulnerabilidade de muitas famílias exigirão um novo significado no ensino profissional a distância. Os professores devem estudar cuidadosamente as mudanças no mercado e estar preparados para desenvolver estratégias que possam atender a essas novas necessidades do ensino profissional a distância.

Conceitos como metodologia ativa e habilidades soco emocionais já estão sendo explorados no curso e esses conceitos se refletirão mais na aprendizagem. É possível perceber que esse contexto possuirá uma tendência muito maior estímulo à autonomia dos alunos e protagonistas, ao mesmo tempo em que se adota práticas educativas por meio do projeto.

Novos horizontes

Após a pandemia, os cursos de ensino profissional a distância tendem a se tornar mais importantes. Nos últimos meses, as instituições investiram em plataformas de virtualização, software e ambientes, e os alunos aprenderam mais sobre essas ferramentas.

Mas, as plataformas que se destacam são aquelas com experiência e com conhecimento de mercado anteriores à pandemia. Ou seja, aquelas plataformas que já investiam na educação a distância e não precisaram recorrer a ela por falta de opção; ao contrário, são plataformas que já davam o devido valor à educação a distância, como o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) sempre fez.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
7 de junho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa