fbpx

Emprego e educação no Brasil em 2021

A busca por emprego e educação no Brasil vem crescendo substancialmente durante o período de pandemia, e ambos estão interligados. É normal encontrar pessoas que acabaram de concluir o ensino médio almejando outros certificados, mas desanimadas devido aos cenários de crises pelos quais passamos. Por isso precisamos tomar consciência sempre, mas sem deixar isso nos entristecer e paralisar a busca constante por emprego e educação no Brasil.

Em outras palavras, embora as novas tecnologias possam promover o crescimento econômico, elas também podem aumentar o chamado desemprego estrutural, que é gerado pela substituição da mão de obra por máquinas e equipamentos modernos controlados por computadores e sistemas automatizados. Da produção de brinquedos às grandes montadoras de automóveis, da produção agrícola à prestação de serviços nos centros urbanos, existe esse desemprego, que estão diretamente ligados a procura constante por emprego e educação no Brasil.

Então, não seria melhor se não reorganizássemos os processos de produção e mantivéssemos o desenvolvimento econômico para que possamos manter emprego e educação no Brasil para todos? É necessário defender um movimento voltado para a destruição de máquinas como o luteranismo era pregado na Europa no início do século XIX? Claro que não, porque essas não são escolhas sábias.

Emprego e educação no Brasil em 2021

A solução existente não é impedir o crescimento econômico e o desenvolvimento dos processos industriais a um estágio mais moderno. A solução para esse problema passa por políticas de garantia dos trabalhadores (salários, jornada de trabalho) e políticas relacionadas às medidas políticas do Estado para regular a economia. Entretanto, isso não é tudo. É preciso considerar que vivemos na era do conhecimento e da informação e, portanto, o protagonismo da busca por emprego e educação no Brasil deve ser considerado.

Segundo publicação do Ipea (Instituto de Economia Aplicada) de março de 2011, no Brasil, os pobres representam mais da metade dos desocupados e cerca de 55% do total de desocupados. Este dado é muito importante porque se considerarmos as dificuldades das classes mais pobres em receber uma educação de qualidade, veremos como evitar que algumas pessoas da sociedade tenham oportunidades de emprego.

De acordo com dados divulgados pelo governo federal em março de 2011, o PIB brasileiro cresceu 7,5% em 2010, tornando-se a sétima maior economia do mundo. Obviamente, esses números são expressivos e significativos porque representam o salto que a economia brasileira experimentou na última década. No entanto, o crescimento do PIB por si só não pode resolver os desafios sociais do país (embora possa significar algum progresso), o que inclui a formulação de políticas de educação universais e de alta qualidade (do primário à pós-graduação) para eliminar a pobreza e a exclusão social e consequentemente a busca por emprego e educação no Brasil.

Assim, o crescimento econômico do país deve também promover o desenvolvimento social, o que significa maior expectativa de vida, maior distribuição de renda e melhores condições para que as pessoas possam aprender mais, atingir um nível mais elevado de educação e servir melhor. Preparar-se para o trabalho, emprego e educação no Brasil.

Portanto, se o país não promove políticas de educação e investimentos, e se os resultados do crescimento econômico estão concentrados nas mãos de poucas pessoas, então o seu próprio (crescimento) pode ser prejudicado pela falta de mão de obra especializada. Ao contrário da crença popular, sem uma educação melhor, o Brasil não será o país do futuro.

O curso técnico em administração do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) visa diversas atividades profissionais. O CPET busca oferecer cursos de alta qualidade e com valores bastante acessíveis.

O CPET dedica imensos esforços na qualidade desse curso tão procurado, pois, devido a grande concorrência, somente profissionais com excelentes formações se destacam no mercado de trabalho. Confira grades curriculares e cargas horárias intensas e versáteis no CPET, você sentirá o grande diferencial em fazer um de nossos cursos técnicos e se preparar para conseguir bons lugares no mercado profissional.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
18 de maio de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa