fbpx

Empregabilidade: conheça 7 fatores que influenciam

Você aspira a conseguir um emprego decente e estabelecer uma grande carreira? É possível fazer isso se você se preparar adequadamente. Mais importante ainda, é fundamental ver o mercado em seu estado atual: dinâmico, competitivo e exigente. Podemos pensar em empregabilidade para atender a todos estes objetivos.

Esta é uma noção amplamente utilizada no setor empresarial. Ao mesmo tempo, ela é aplicável a qualquer campo e permite que você siga novas rotas de carreira. A chave é descobrir como fazer com que este aspecto funcione a seu favor.

Conheça 7 fatores que influenciam a empregabilidade

Você quer saber os fatores que influenciam a empregabilidade? Confira nossas sugestões para melhorar sua empregabilidade!

  1. Faça um investimento em capacitação

É importante ter uma boa capacitação para ser um bom profissional. Afinal de contas, você não precisa dos conhecimentos necessários para trabalhar em Psicologia ou Serviço Social, por exemplo?

O maior método para ser treinado é investir em um diploma universitário. Você terá uma educação completa na área e terá tudo o que precisa para começar.

Além disso, desconsidere a noção de que o diploma não é importante.

Em um mercado competitivo, é ainda mais importante chamar a atenção para suas outras habilidades.

  1. Desenvolva as habilidades necessárias

É fundamental transmitir os atributos apropriados, além dos aspectos técnicos. Você pode aumentar sua empregabilidade e demonstrar que está pronto para preencher a posição desejada com algumas habilidades.

Autoconsciência, inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe são apenas algumas das opções. Para se manter à frente da concorrência, você deve estar à altura das exigências emergentes deste mercado conectado e dinâmico.

  1. Alinhamento profissional

Você já pensou em ter um futuro pleno à sua frente que você não esteja nem mesmo contente com que a trabalha?

A chave para evitar isso é investir no que você gosta!

Afinal de contas, uma profissão construída sobre momentos de insatisfação está fadada ao colapso, portanto, afaste-se dela e concentre-se em si mesmo.

Vale notar também que quando você faz o que gosta, você também deve ter um alto nível de profissionalismo, ou seja, a capacidade de enfrentar qualquer obstáculo e sempre contribuir com novas ideias e respostas.

Além disso, seu sucesso depende exclusivamente de você e de quão satisfeito você está no campo em que decidiu trabalhar.

Mas e se você escolher algo e depois descobrir que não é bem o que você esperava?

Não há problema; agora é o momento de analisar seus conceitos, considerar diferentes opções e evitar a perda de tempo. Se você permanecer em um emprego que não o satisfaça, estará cometendo um tremendo erro.

  1. Invista no networking

Ter bons contatos, acima de tudo, faz toda a diferença. Você tem acesso a vagas de emprego e outras oportunidades quando você se encontra e interage com as pessoas certas. Como resultado, é necessário um amplo trabalho em rede!

Interaja com seus colegas de classe, professores e outros profissionais da área. Esteja disposto a dar uma mãozinha com sua experiência, pois o pagamento será enorme em termos de sua carreira.

  1. Tire proveito das oportunidades

Você já pode melhorar sua empregabilidade tomando estas medidas. Entretanto, se você quiser ir ainda mais longe, deve agarrar as oportunidades com ambas as mãos.

Mesmo que o caminho para a graduação seja longo, vale a pena correr o risco.

Procure uma bolsa de estudos ou financiamento se o pagamento da mensalidade for um problema.

Além disso, aproveite quaisquer estágios, projetos de extensão ou oportunidades de pesquisa que surjam em seu caminho. Quanto mais você “experimentar” o lugar, mais opções você terá.

Então, para causar uma impressão, pense grande!

  1. Marketing pessoal

Agora, uma coisa que acrescenta fortemente ao aumento da empregabilidade é seu marketing pessoal.

É fundamental destacar a importância de se cuidar de forma fanática de suas relações profissionais, com um foco constante em garantir que suas qualificações e talentos sejam bem conhecidos.

Sabe, saber vender seu trabalho implica muito em marketing?

Como resultado, ser comunicativo, trocar informações com outros em sua profissão e participar de eventos de campo pode ajudar sua carreira a decolar, sem mencionar as chances que podem ocorrer como resultado destas interações.

  1. Conduta ética

Que tal aumentar ainda mais sua empregabilidade através de um comportamento profissional? Ser ético em sua vida pessoal e profissional faz de você um indivíduo confiável e comprometido, o que é algo que qualquer empresa espera.

É uma boa ideia checar novamente as políticas da empresa para garantir que elas estejam de acordo com as expectativas dos gerentes.

Basta se fazer perguntas como “minha atitude respeita as regras e códigos de conduta”. “minhas atitudes são aceitas pela sociedade?” e “posso ter a consciência tranquila?” para auxiliá-lo a este respeito.

Se você respondeu “sim” a cada uma destas perguntas, você está agindo de maneira ética.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida sobre empregabilidade? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
10 de janeiro de 2022
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa