fbpx

Educação: o desenvolvimento do Japão

O Japão é um país exemplo na educação. Confira alguns aspectos da história desse país que fizeram com que isso acontecesse.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável.

Isso é possível porque aprendemos ao longo da história com diversos exemplos de superação. Passando por muitas dificuldades, diversos países podem nos ensinar como superaram suas crises, entre eles, o Japão.

Atualmente, considerado como uma das maiores e mais importantes nações do mundo do ponto de vista tecnológico e científico, o Japão é um grande exemplo para entendermos como o investimento em educação e ciência é algo extremamente importante para uma sociedade.

Com enorme relevância na economia mundial e sendo uma das economias mais impactantes entre as nações mais desenvolvidas, o que poucas pessoas sabem é que o Japão passou por grandes dificuldades no século passado, após enfrentar as consequências nefastas da Segunda Guerra Mundial.

Como seu período pós-guerra, foi muito conturbado, com crises sociais, políticas e econômicas, esse país têm muito a nos ensinar. Por isso, vamos analisar um pouco como o Japão se ergueu após os impactos da grade guerra. Desse modo, podemos utilizá-lo como um bom exemplo para construirmos e fortalecermos a nossa própria sociedade brasileira.

A guerra devastadora

Que a Segunda Guerra Mundial foi devastadora ninguém tem dúvida. Ela abalou terrivelmente as estruturas de toda a Europa e de diversos outros países. Entre eles, o Japão.

Na verdade, talvez, o Japão tenha sido uma das nações mais impactadas negativamente com essa guerra. Isso, sobretudo, porque esse país presenciou o incrível e novo poder das armas nucleares.

Atacadas com bombas nucleares pelos Estados Unidos, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram destruídas em alguns segundos matando mais de duzentas mil pessoas e forçando o Japão a assinar o seu pedido de rendição.

Algumas estruturas

Muitas pessoas se enganam, no entanto, ao acreditar que a reestruturação e o desenvolvimento japoneses aconteceram apenas após essa guerra. Devido aos impactos horríveis dos ataques nucleares, tem-se a concepção de que todo o país foi devastado.

Apesar dos altos índices de mortes, no entanto, isso não é plenamente verdade. O Japão possui já uma incrível estrutura industrial altamente tecnológica e uma força política muito positiva em relação ao desenvolvimento científico e educacional.

As bombas não afetaram essas estruturas em sua plenitude, o que permitiu ao Japão a reconstrução de seu país de modo mais rápido e sólido. Aliados ao aproveitamento dessa rede industrial, melhoradas constantemente ao longo dos anos, o país se privilegiou de diversos pontos positivos em sua cultura.

Além disso, essa nação recebeu também grandes quantias de dinheiro dos países vitoriosos, preocupados tanto com a grande influência crescente do socialismo na Ásia quanto com os impactos devastadores das armas nucleares.

A educação: o segredo do Japão

Mas o grande segredo do Japão se concentrou na educação. Na verdade, semelhante à sua rede industrial, o sistema educacional japonês já era muito qualificado e desenvolvido.

Com isso, o país conseguiu se ter suporte na educação de qualidade para se desenvolver e retomar o seu crescimento. Por meio de um grande número de profissionais técnicos e de cientistas extremamente qualificados, esse país se utilizou dessa mão de obra especializada para reerguer suas estruturas.

O que mais chama a atenção de quem observa a reconstrução japonesa é o seu crescimento impressionante, sobretudo em relação à tecnologia e economia. Sua economia apresentou números fascinantes e imponentes, já que isso aconteceu em apenas 30 anos após a Segunda Guerra Mundial.

Desse modo, o Japão é um exemplo positivo para o Brasil e para a educação brasileira. Por isso, o CPET acredita no investimento em relação à educação e destina tantos esforços para isso.

Entre esses recursos, está a educação a distância como um caminho do e para o conhecimento que o CPET tanto acredita e disponibiliza. Nossos cursos foram criados pensando no bem de nossos estudantes para que tenham excelentes experiências com a EaD.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
13 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa