fbpx

Dicas para estudar online (Parte 1)

Com o avanço do ensino a distância, é de suma importância que a pessoa esteja preparada para este tipo de educação. Para isso, preparamos incríveis dicas para estudar online. Acompanhe!

Hoje em dia, a tecnologia é uma importante aliada do conhecimento e da aprendizagem. A internet e os aparelhos eletrônicos (computadores, celulares, tablets, etc.) possibilitam que nos relacionemos com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

A partir disso, as plataformas do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) visam gerar experiências agradáveis e de fácil acesso para todos os seus alunos. Tudo isso também potencializa e dissemina a educação a distância. Podemos fazer cursos técnicos, cursos superiores, especializações, cursos de idiomas, entre tantos outros, por meio desse contexto tão benéfico para a sociedade.

Porém, estudar virtualmente também exige algumas coisas. Selecionamos algumas dicas para que seus estudos online sejam mais aproveitados e se tornem ainda mais prazerosos. Vamos, então, ver algumas dicas na primeira parte desse artigo que o CPET elaborou para os estudantes de educação a distância.

Dicas para estudar online: Ambiente adequado

Uma coisa que muitos estudantes acabam não percebendo é que o ambiente precisa ser adequado aos estudos. Estudar em casa ou em qualquer outro lugar (trabalho, parque, etc.) exige determinadas coisas que, no ensino presencial, são um pouco menos necessárias.

Na educação presencial, por exemplo, não existe a possibilidade de ter uma televisão ligada ou um rádio ligado enquanto se estuda. Por isso, os confortos positivos de se estudar online podem ser também uma faca de dois gumes e se transformarem em algo negativo.

O ambiente precisa estar adequado para que haja concentração. Isso não significa que sempre ele precisará estar igual. Existem alunos que conseguem fazer exercícios de exatas, por exemplo, com uma música ligada; outros não.

Você precisa descobrir o que torna o ambiente ideal para os seus estudos. Mas lembre-se, quanto maior concentração você tiver, melhor. Por isso, tente encontrar lugares em que não haja amigos e familiares para tirar sua atenção, por meio de conversas diretas ou paralelas.

Resumos e exercícios

Outra dicas para estudar online importante está na prática. Muitos alunos se enganam acreditando que, para aprender algo, basta ver um vídeo ou fazer uma leitura rápida e dinâmica de algum texto.

Infelizmente, isso não é verdade. Para se aprender algo, seja no ensino presencial ou no ensino a distância, é importante realizar diversos resumos e exercícios. Na verdade, quanto mais você fizer isso, mais irá aprender.

Resumos, fichamentos, exercícios, pesquisas, etc. são fundamentais para que se estudar online.

Rotina de estudos

Como já falamos várias vezes, ter disciplina é fundamental para realizar excelentes cursos. Diferente do que muitas pessoas acreditam, a qualidade de um curso não está apenas nos professores e conteúdos. Mas, também, nos próprios alunos.

Ou seja, um curso com excelentes professores, pode resultar em estudantes mal preparados e formados, devido à sua indisciplina ao longo da aprendizagem. Assim, é importante ter consciência que sua parcela de responsabilidade é imensa.

Dito isso, a rotina de estudos se torna algo ainda mais essencial. É preciso elaborar atividades cotidianamente, dosar a quantidade de tempo para estudar, praticar e descansar. É fundamental definir os horários e dias da semana dedicados aos estudos. Depois que fizer isso, é ainda mais importante, claro, cumprir essa rotina.

Essa são algumas dicas para estudar online que ajudarão você a deixar seus estudos online com ainda mais qualidade. Mas, lembre-se: existem inúmeras outras dicas importantes. Para conhecê-las, confira a segunda parte desse artigo que o CPET elaborou para os alunos de educação a distância.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

21 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa