fbpx

Desemprego e a falta de capacitação profissional

Sem dúvida alguma, o desemprego e a falta de capacitação profissional estão totalmente ligados, como pode se notar por meio de diversos dados obtidos por pesquisas em âmbito nacional.

Por exemplo, é notável que o desemprego é crescente principalmente para aqueles que possuem uma expertise limitada em sua área, justamente por não haver grande relevância na manutenção de colaboradores com esse tipo de perfil. Isso está também atrelado a falta de capacitação profissional.

Obviamente, não queremos determinar aqui que somente a falta de capacitação profissional pode influenciar no desemprego, até porque existem outros fatores externos que também possuem sua própria parcela de culpa nesse tipo de caso, mas não há como negar, no fim das contas, ser capacitado pode fazer toda a diferença!

De qualquer modo, abordaremos com detalhes nesse conteúdo a relação entre o desemprego e a falta de capacitação profissional, de modo que você possa compreendê-la completamente. Confira!

Desemprego e a falta de capacitação profissional

A capacitação profissional pode ser descrita como o aperfeiçoamento das habilidades técnicas em uma determinada área ou profissão.

Isto é, ao se capacitar você está adquirindo novas habilidades, conhecimentos e refinando a sua técnica para ser capaz de exercer tarefas ligeiramente mais complexas.

É por meio da capacitação que o seu valor profissional aumenta, já que ao saber mais você acaba assumindo responsabilidades maiores, que por sua vez são mais bem remuneradas devido ao seu próprio grau de dificuldade.

Em contrapartida, o fenômeno do desemprego pode ser causado por motivos derivados do próprio indivíduo como também fenômenos externos, como crises, falências, surgimento de novas tecnologias e assim por diante.

O relacionamento entre o desemprego e a falta de capacitação profissional é feito a partir da seguinte premissa:

Quando um funcionário deixa de estar bem qualificado para a função que exerce, ele abre espaço para que algumas situações possa ocorrer, como:

  • A contratação de alguém mais qualificado;
  • A demissão por conta de períodos de crise;
  • A incapacidade de encontrar novos empregos.

Afinal, uma coisa é certa: Ao possuir uma excelente qualificação profissional você dificilmente será substituído por outra pessoa, dificilmente será demitido em algum momento e, caso seja, poderá arranjar um novo trabalho facilmente, pois o mercado precisa do seu conhecimento.

O Desemprego está atrelado a falta de capacitação profissional?

Essa é uma questão relativamente delicada, pois sabemos como o mercado de trabalho pode ser difícil para milhões de brasileiros.

Contudo, acreditamos piamente que apenas a capacitação profissional pode te dar um controle ativo sobre a situação, garantindo que você não sofra com o desemprego.

Isso não quer dizer que este é o único elemento que pode impedi-lo, mas sem dúvida alguma é o único que está sob seu controle. Sendo assim, é sobre a capacitação que você deve depositar todas as suas fichas.

Quando você decide se capacitar continuamente, garante que no médio e longo prazo sua carreira sofra um grande boom, afinal, está se tornando dotado de conhecimentos que não são acessíveis para grande parte do mercado, lhe transformando em um profissional raro e desejado.

Como quem está desempregado pode sair dessa situação?

Embora o desemprego e a falta de capacitação profissional possa parecer algo relativamente simples para quem já está empregado e possui um salário que permite o investimento contínuo nos estudos, a situação para quem está desempregado é completamente diferente.

Sem a entrada de um salário mensal fica muito complicado arcar com as contas fixas e é ainda pior encontrar uma forma de conseguir juntar recursos para investir em qualificação.

Se você está desempregado, existem algumas soluções que podem ser muito úteis, mas obviamente, todas elas dependem que você se esforce ao máximo para fazê-las acontecer.

No primeiro caso, saiba que é totalmente possível investir em um Curso Técnico, já que ele possui um custo muito baixo, pode ser feito em pouquíssimo tempo e rapidamente te coloca em uma posição privilegiada dentro do mercado.

Isso acontece porque todo o conteúdo de um curso técnico possui um enfoque extremamente prático, cujo principal objetivo é te dar a capacidade de atuar em determinada área logo após o término do curso.

Agora, se você está em uma situação um pouco mais complicada e não pode investir absolutamente nada, não existe nenhum problema em usar a Internet ao seu favor para aprender algumas habilidades específicas para colocar fim a falta de capacitação profissional.

Convenhamos: você pode encontrar conteúdos sobre qualquer assunto dentro da Internet, basta apenas pesquisar a fundo. O melhor é que tudo isso pode ser feito gratuitamente. Isto é, mesmo sem gastar um único centavo você tem a possibilidade de ir se qualificando gradualmente.

É óbvio que isso não vai te fazer dar um grande salto profissional, mas pode ser a diferença entre estar empregado ou não.

Seja como for, a nossa grande recomendação é de que você procure aqui no nosso Blog pelo CPET, que é uma rede de cursos técnicos à distância que pode fazer toda a diferença na sua vida profissional. Portanto, não perca mais tempo:

Invista em si mesmo e garanta o seu crescimento dentro do mercado de trabalho!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
31 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa