fbpx

Cursos Técnicos proporcionam trabalhos melhores

Para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida, os cursos técnicos são uma ótima opção.

Um curso técnico tem um período mais curto, além disso, o certificado técnico pode proporcionar aos estudantes a motivação necessária para dedicar o tempo e a energia necessários para prosseguir seus estudos através de um diploma no futuro.

E não, os cursos técnicos não são os mesmos do curso superior. E, não é um atalho nem o substitui.

Então, prossiga com a leitura e saiba se aqueles que se matriculam em curso técnicos são realmente mais propensos a encontrar trabalho.

Tipos de curso técnico

Os cursos técnicos podem ser realizados em conjunto com três séries do ensino médio, após o ensino médio ou simultaneamente. Em termos de integração no ensino médio, os tipos de cursos técnicos são:

  1. Curso técnico integrado

Este é um curso que combina educação secundária e técnica. Em outras palavras, o aluno também aprende uma profissão com conhecimentos práticos, além de matérias de três séries do ensino médio.

Além disso, o curso técnico dura três anos e o aluno recebe dois certificados de graduação deste tipo de curso: um certificado de graduação do ensino médio e um diploma técnico.

  1. Curso técnico externo

Meios externos, ou simultâneos, em paralelo com. Este tipo de treinamento técnico, como o nome sugere, envolve o aluno que estuda em paralelo em sua educação secundária em uma escola e o treinamento técnico na outra.

Para fazer um treinamento técnico concomitante, é necessário inscrever-se na primeira série do ensino médio.

Em outras palavras, o aluno se matricula duas vezes em duas escolas. Quando ele se forma em ambas as classes, são concedidos dois diplomas diferentes, um de cada escola: um certificado de conclusão do ensino médio e um diploma técnico.

A duração deste tipo de curso depende de quanto tempo o aluno leva para completar as duas modalidades. O ensino médio normalmente leva três anos, enquanto o treinamento técnico paralelo geralmente leva um ano e meio e dois anos e meio, em módulos ou semestres.

  1. Cursos técnicos profissionais

O estudante deve ter concluído todo o ensino médio nesta modalidade. E, um curso técnico que é feito depois de ter recebido um diploma do ensino médio com o objetivo de aprender uma profissão específica.

Os cursos técnicos, ou cursos subsequentes, duram até dois anos e são organizados em módulos. Ao final do curso, o aluno recebe um diploma do ensino médio.

Diferencia entre cursos técnicos e tecnólogos

Diferencia entre cursos técnicos e tecnólogos

Os cursos técnicos e os tecnólogos diferem muito. O tecnólogo tem um diploma profissional em tecnologia. Ele tem um diploma de ensino superior. Por outro lado, o curso tecnológico não é um curso universitário ou um diploma universitário, mas dá direito a um certificado de conclusão de um curso técnico de nível médio.

Eles oferecem conhecimentos muito específicos sobre o assunto e normalmente estão focados em aspectos práticos. Como são de curta duração, podem ser uma solução rápida para entrar no mercado de trabalho, mas não oferecem treinamento extensivo na área.

Por que escolher cursos técnicos?

Apesar de sua curta duração, o treinamento técnico inclui uma gama de experiências práticas sem desconsiderar os conhecimentos teóricos. Esta capacidade de simular o que está acontecendo na rotina de trabalho permite ao profissional estar melhor preparado para desenvolver sua carreira em uma organização.

Este tipo de certificação não só fornece o “o quê” e o “como”, mas também o “por quê”.

Mas o “por que” das coisas, também. Este “por que” ajuda o estudante a obter insights essenciais sobre a lógica por trás do desempenho profissional.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas oportunidades de emprego ou novas oportunidades de carreira.

Benefícios no mercado para um estudante de curso técnico

Justamente por ser de curto prazo, há uma chance maior de um estudante técnico ser empregado mais rapidamente do que alguém que vai para a faculdade. Outra vantagem é que o curso técnico se concentra no conhecimento específico que o indivíduo precisa para desempenhar uma função.

Por exemplo, o curso técnico Administração + RH, se você estiver procurando trabalho em Recursos Humanos, o ajudará com assuntos práticos que o qualifiquem para essa área.

Os cursos técnicos também são altamente considerados pelas empresas, que estão cada vez mais à procura de profissionais tecnicamente treinados. Estes profissionais se distinguem por serem habilidosos em resolver problemas cotidianos e alcançar objetivos práticos e são altamente valorizados pelas empresas.

Se você quiser fazer um curso técnico, lembre-se que o treinamento técnico é dinâmico e prático. O aluno deixa este tipo de curso preparado para o mercado de trabalho e tem um grande índice de benefício para o funcionário.

Durante o curso técnico, você receberá formação profissional

Por que escolher cursos técnicos?

 As disciplinas do curso técnico são práticas. Este tipo de formação pode ser realizado após o ensino médio ou no ensino médio. Entretanto, é necessário concluir primeiro o ensino médio para obter um diploma técnico.

Quando se forma, o aluno aprende a profissão quando completa um estágio ou quando pratica os conhecimentos adquiridos.

Na educação técnica, todo o período de treinamento é seguido por um aprendizado sobre a profissão. Os estudantes também têm aulas teóricas em seu currículo ao lado das aulas de prática.

Com este treinamento prático, o indivíduo que se forma em um curso técnico está pronto para assumir imediatamente uma posição no mercado de trabalho.

Em outras palavras, se você concluir um curso técnico, terá uma profissão, pois o estudante deve ter uma carga horária mínima. Além disso, a mensalidade é normalmente muito mais acessível para cursos técnicos.

O Ministério da Educação (MEC) informa que existem mais de 180 cursos técnicos no governo do país e em instituições privadas. Os profissionais técnicos no mercado de trabalho estão ganhando cada vez mais espaço.

Como falta o profissional com perfil técnico no mercado, as empresas acabam pagando melhores salários a técnicos com alguma experiência.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 70% dos estudantes que completam cursos técnicos já estão empregados no primeiro ano após o término do curso, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em outras palavras, a maioria dos alunos termina o curso técnico praticamente garantido com uma vaga de emprego e com grandes chances de subir a escada de carreira na empresa contratante.

Agora cabe a você decidir! Tire um momento para dar uma olhada nos cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de dezembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa