fbpx

Curso técnico ou superior: Descubra qual é melhor para você

Em busca de saber qual curso é melhor para você, curso técnico ou superior? Então você chegou ao lugar certo.

Neste post, você vai encontrar todos os pontos necessários para entender a diferença de um e outro, e saber qual deles se encaixa melhor para seu perfil.

Sendo assim, acompanhe as próximas linhas.

Curso técnico ou superior: Descubra qual é melhor para você

Quais as características do Curso técnico?

A educação técnica tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho. E bem, o foco do ensino técnico voltado muito na prática da área selecionada, o que prejudica a teoria, que é amplamente tratada no ensino superior.

Em comparação com outros tipos de capacitação, a duração do curso é curta.

Assim, os alunos podem entrar rapidamente no mercado de trabalho e ganhar uma renda mensal antes mesmo de concluir o treinamento.

Portanto, se você deseja encontrar um emprego o mais rápido possível, o ensino técnico é a melhor escolha.

1. Duração

Uma das principais diferenças entre ensino técnico e ensino superior é a duração do curso. Em média, a pessoa vai ser formar em 18 a 24 meses.

Para escolher esta modalidade de treinamento, o aluno deve comprovar que possui o ensino fundamental completo, mas não tem o ensino médio completo.

Isso não é necessário porque os alunos podem fazer os dois cursos ao mesmo tempo. Ou seja, ele pode estudar cada curso em períodos diferentes e garantir duas formas de diplomas.

Logo, os alunos desejarem, eles podem fazer cursos técnicos após a conclusão do ensino médio.

2. Investimento

Em comparação com outras formações, o investimento em educação técnica é de ser certa forma baixo.

Dependendo do curso escolhido, o investimento médio mensal dos alunos ao longo de todo o curso fica entre R$ 200 e R$ 400.

Existem também algumas instituições de ensino técnico que alocam o investimento em cursos superiores ao período de formação, isso significa que os alunos podem dividir o curso de 24 meses em 36 períodos.

3. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito benéfico para os técnicos, porque atualmente as empresas procuram profissionais com formação específica, mas nem sempre os encontram.

Isso significa, as vagas são muitas e os recrutadores têm dificuldade em encontrar profissionais com as necessidades exigidas.

Um dos motivos é que grande parte dos brasileiros se concentra no ensino superior. Poucas pessoas escolhem o ensino técnico, consequentemente, existe uma grande demanda.

Portanto, para quem quer encontrar um emprego rapidamente, a formação técnica é uma excelente opção, pois há mais vagas do que profissionais formados para isso.

4. Média salarial

O salário médio de um técnico vai depender muito do curso escolhido e de sua experiência na área.

Segundo dados do site Guia da Carreira, os profissionais que optam por participar do ensino técnico podem ganhar até 6 mil reais por mês.

Ainda com dúvidas na escolha do curso técnico ou superior? Veja agora as características do ensino superior.

Quais as características do ensino superior?

Ao contrário do ensino técnico, o ensino superior exige que o aluno tenha o ensino médio completo e faça um vestibular para a graduação.

Mais do que isso, devemos dizer que, de maneira geral, os cursos de ensino superior focam mais a parte teórica do que a parte técnica de uma profissão.

1. Vestibular

Aqueles que querem ingressar no ensino superior, os alunos devem passar em um exame de admissão.

Isso pode ser feito pela própria instituição ou por meio das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Independentemente do vestibular, esse tipo de avaliação sempre exige que os alunos demonstrem domínio dos conhecimentos adquiridos no ensino médio.

Portanto, você deve estudar muito para obter boas notas e entrar no ensino superior.

2. Duração

O ensino superior tem uma média de duração entre 2 a 6 anos.

Em outras palavras, isso é realmente duas ou mais vezes do que leva para terminar um curso técnico.

 3. Investimento

Quanto mais longa for a duração, maior será o investimento no ensino superior.

Em média, dependendo do curso e da instituição escolhida (caso não seja pública), os alunos devem investir de 30.000 reais a 80.000 reais.

No entanto, para admissões em universidades públicas, o processo seletivo por meio de exames de admissão costuma ser mais difícil e a competição local também é mais acirrada.

4. Mercado de trabalho

Um diploma de ensino superior é crucial para obter um emprego com uma boa remuneração.

Mas, em períodos de crise econômica, é natural que profissionais de ensino superior acabam ficando desempregados, pois o número de vagas diminuiu bastante em vários setores do mercado.

5. Média salarial

Tal como acontece com o ensino técnico, o salário médio de uma pessoa com ensino superior depende em grande medida da área e da experiência profissional.

Porém, em média, pessoas com curso superior ganham 30% a mais do que as sem formação.

Sendo assim, é necessário analisar que os custos da formação e ter em mente que nem todas as profissões podem obter bons retornos.

Curso técnico ou superior, qual é melhor para você?

Curso técnico ou superior, os dois formatos de ensino são interessantes, porque visam a fornecer conhecimento e preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Não há escolha melhor e definitiva entre curso técnico ou superior, mas sim a escolha que melhor atenda ao seu perfil e objetivos.

Portanto, você necessita analisar cuidadosamente os recursos mencionados aqui e ver os recursos que melhor atendem às suas necessidades. Por exemplo, se você deseja encontrar um emprego rapidamente, a educação técnica é a melhor opção.

Da mesma forma, quando você tem renda, pode economizar dinheiro para investir cada vez mais em educação.

No entanto, se você é capaz de esperar mais e deseja ter amplo conhecimento teórico sobre a profissão, então, além de poder ocupar cargos de nível superior, talvez o ensino superior seja a escolha mais adequada.

Assim, estude todos os detalhes e analise suas prioridades e orçamento antes de decidir se é Curso técnico ou superior. Consequentemente, você encontrará a melhor opção para o seu perfil.

E aí, gostou de acompanhar este conteúdo sobre curso técnico ou superior? Nos conte nos comentários.

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

 

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
11 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa