Curso técnico em Marketing – Conheça tudo sobre!

MAtheus • fev. 08, 2021

O curso técnico em Marketing é um dos mais promissores da atualidade, uma vez que forma profissionais que são capazes de montar e executar estratégias para melhorar a imagem de um produto ou marca.

Por esse motivo, se trata de uma qualificação que vem ganhando cada vez mais destaque, em especial pelo avanço da internet, onde as empresas estão inseridas no mundo digital para melhorar as suas vendas.

Portanto, o profissional formado nesse curso encontra um mercado de trabalho aquecido e em busca de técnicos para contratar.

Sendo assim, se você tem dúvidas referente a essa qualificação, abaixo está tudo que você precisa saber. Confira!

Conheça o curso técnico em Marketing

No técnico de Marketing o estudante entra em contato com diversas disciplinas, que vão desde a área de administração a comunicação. Isso porque, o objetivo da qualificação é formar profissionais com uma visão analítica, objetiva e sensível para compreender as transformações da sociedade.

Para isso, são apresentados conteúdos amplos de gestão, além das áreas específicas do marketing. Dessa forma, o curso unifica a teoria e a prática, exatamente para que o aluno termine a profissionalização pronto para atuar no mercado de trabalho.

Como se trata de um curso técnico, especialmente na modalidade EAD, fica mais fácil encontrar oportunidades de trabalho e assim alavancar a sua carreira.

Grade curricular

A grade curricular do técnico em Marketing engloba tudo que é de importante referente a essa área.

Assim, o estudante sairá da qualificação já pronto para adentrar no mercado de trabalho e atuar nessa nova profissão.

A carga horária do curso é de 1105 horas e assim você tem contato com as seguintes disciplinas:

  • Introdução a administração;
  • Empreendedorismo;
  • Introdução ao empreendedorismo;
  • Teorias aplicadas na administração;
  • Matemática financeira;
  • Gestão de qualidade total;
  • Modelos de gestão;
  • Organização, sistemas e métodos;
  • Processos gerenciais;
  • Introdução a matemática financeira.

Logo, esses são alguns dos conteúdos vistos, mais gerais e específicos, que vão permitir a você se tornar um profissional de marketing.

Com a finalização do curso, recebendo a certificação, você já pode ir em buscas de oportunidades dentro dessa área.

O que faz um técnico em Marketing?

O profissional que faz o curso técnico em Marketing é capaz de dominar todos os processos de marketing e compreende a conjuntura em que está inserido.

Por esse motivo, a sua principal função é relacionada as vendas, uma vez que ele é responsável por dar visibilidade aos produtos e serviços de uma marca.

Portanto, as tarefas desempenhadas pelo técnico em Marketing podem mudar segundo o objetivo de cada empresa.

Em um primeiro momento o profissional pode monitorar o mercado em busca de tendencias e oportunidades, o que é feito através de instrumentos como pesquisas de mercado e plano de marketing, por exemplo.

Além disso, o técnico em marketing atua:

  • Gerenciamento produtos;
  • Fazendo análises de grup focais;
  • Elaborando pesquisas de opinião;
  • Fornecendo apoio para o lançamento de produtos e serviços.

Aliás, não para por aí a atuação do profissional, pois ele ainda é responsável por fazer avaliações de impacto no mercado e com os dados coletados propõe melhorias.

Diante disso, o técnico em marketing deve ter algumas características importantes, como:

  • Gostar de pessoas;
  • Ser adaptável;

 Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso técnico em Marketing é bastante amplo, uma vez que existem vários campos de atuação.

Além do cargo de analista em agência de comunicação, ainda é possível trabalhar como gestor, por exemplo, o que garante a chance de atuar como coordenador merchandising, gerente de vendas e até mesmo supervisor.

Hoje existe uma grande busca por esse técnico em empresas de pequeno e médio porte, que desejam um crescimento mais rápido e sólido, em áreas que envolvem:

  • Comunicação integrada;
  • Varejo;
  • Marketing digital;
  • Endomarketing;
  • Marketing de relacionamento, dentre outros.

Por conta de tudo isso, fica evidente que o trabalho do técnico em Marketing é realmente indispensável para as empresas.

A prova disso é que esse mercado é um dos mais cresce no território nacional e existe a necessidade real de profissionais analíticos e criativos.

Falando sobre a remuneração, o salário inicial é de R$ 1.600,00 e pode chegar até R$ 4.250,00, a depender da região e do nível de experiência do técnico.

Onde estudar?

Como visto, o curso técnico em Marketing traz várias oportunidades e o mercado de trabalho é bastante amplo para esse profissional.

Logo, se você tem interesse atuar nessa área é preciso buscar uma instituição que seja qualificada pelo MEC, como é o caso do CPET.

Afinal, essa é instituição que forma profissionais e oferece cursos na modalidade EAD, ideal para quem busca se inserir no mercado de trabalho rapidamente.

Portanto, acesse agora mesmo o curso técnico em Marketing do CPET, faça a sua inscrição e mude o rumo da sua vida profissional.

O CPET disponibiliza uma formação bastante sólida de Curso Técnico em Marketing, com ampla relação ao empreendedorismo, à publicidade e à administração.

O marketing está diretamente relacionado à história e ao desenvolvimento da economia e de seus negócios. A palavra “marketing” se deriva da palavra inglesa Market , que, em português significa mercado. Se tentássemos fazer uma tradução fiel ao termo, teríamos algo como “mercadologia”; ou seja, um estudo do mercado.

A partir disso, podemos entender um pouco melhor o que é e como funciona o curso técnico em Marketing. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) disponibiliza uma formação bastante sólida nessa área, com ampla relação ao empreendedorismo, à publicidade e à administração. Vamos entender um pouco melhor como funciona o marketing.

O que é Marketing?

O marketing é o ato e a estratégia para explorar, criar e potencializar valor das necessidades econômicas para satisfazer o mercado. Em outras palavras, o marketing pensa, desenvolve e possibilita diversos produtos e serviços que interessam aos consumidores.

Desse modo, é necessário elaborar estratégias refinadas e bem definidas para realizar vendas e comunicações e para desenvolver cada vez mais os negócios. Assim, o objetivo principal do marketing é criar valor para e em determinados produtos (inéditos ou não) e, com isso, chamar a atenção dos clientes a fim de possibilitar relacionamentos lucrativos tanto para os consumidores quanto para os produtores e empresários.

Quais são as atividades de um profissional em marketing?

As atividades de um profissional em marketing envolvem um horizonte muito grande de funções, incluindo o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, a publicidade, as vendas e, claro, a assistência pós-venda para o balanço do processo e para a elaboração de estratégias futuras.

Além disso, as técnicas de captação e de manutenção de fidelidade dos clientes também dependem diretamente do marketing. Atualmente, diversas empresas possuem departamentos e profissionais dedicados apenas a isso. Um cliente fiel aos produtos de uma empresa significa confiança em relação aos produtos e serviços.

Por isso, a criação de ferramentas e estratégias relacionadas a isso é essencial para a estabilização e para o crescimento de uma empresa e constitui parte essencial das atividades dos profissionais de marketing. Além disso, esse cenário permite identificar novos nichos e clientes para a exploração comercial, aumentando a base de atuação empresarial.

Técnico em Marketing: Profissão e Mercado de Trabalho

A faixa salarial varia conforme determinadas regiões do país, conforme o tipo de empresa (pequeno, médio ou grande porte) e conforme o tempo de atuação do profissional. No entanto, pode-se considerar uma média de R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00, com boas perspectivas de crescimento.

Em relação ao mercado de trabalho, pode-se constatar diversas mudanças nos últimos anos, tanto na perspectiva do consumidor quanto na perspectiva do empreendedorismo.

Os consumidores se tornaram mais exigências com gostos e necessidades tecnológicos mais refinados. Além disso, o preço e agilidade nos serviços se tornaram prioridades em um mundo em constante transformação e comunicação.

As empresas se tornaram, por sua vez, muito mais diversificadas e antenadas tecnologicamente. Esse novo cenário exige técnicas e estratégias cada vez mais criativas e sintonizadas com as políticas de sustentabilidade, economia e tecnologia.

Por isso, o mercado de trabalho passou a exigir profissionais cada vez mais qualificados e versáteis. As médias e grandes empresas necessitam de profissionais que consigam identificar o perfil de seus consumidores e traçar estratégias efetivas de comunicação e venda. Tudo isso eleva bastante a necessidade desses profissionais e aumenta o número de vagas de emprego.

O Curso Técnico em Marketing

O curso técnico em Marketing do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) foi elaborado para atender todas as perspectivas acima. Contando com mais de mil e cem horas de carga horária curricular, o profissional formado pelo CPET possui uma formação direcionada para o mercado de trabalho com amplos conhecimentos teóricos e práticos.

Sua grade curricular engloba Administração, Empreendedorismo, Teorias Aplicadas, Matemática Financeira, Gestão da Qualidade Total, Modelos de Gestão, Processos Gerenciais, entre diversos outros conteúdos.

Com uma formação com tanta qualidade, o técnico em marketing forma profissionais aptos para projetar e implementar planos de marketing, realizar análises de vendas, preços e produtos, desenvolver projetos de comunicação, fidelização de clientes e relação com fornecedores ou outras entidades. Em outras palavras, forma profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

Para maiores informações faça contato conosco. A maior rede de cursos técnicos a distância do país.

📱  Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET  ou (11) 9 6056-8891

🔗

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook:
Siga nosso perfil no Instagram:
Acesse nosso Twitter:

INCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES DO CPET

Conheça nossos cursos de NR
Quais são as atribuições do técnico em Eletrônica?
Por Marketing CPET 26 abr., 2024
Quer saber quais são as principais atribuições do técnico em eletrônica antes de optar pela carreira na área? É importante estar bem informado para tomar uma boa decisão.
Quais são as atribuições do técnico em eletrotécnica?
Por Marketing CPET 24 abr., 2024
Saber quais são as atribuições de um técnico em eletrotécnica é fundamental para que possa identificar se é a carreira na qual deseja seguir ao longo dos próximos anos.
Quais são as atribuições do técnico em Edificações?
Por Marketing CPET 22 abr., 2024
Quer saber o que faz o técnico em edificações? Entender a atuação do profissional faz toda a diferença para que possa decidir se quer seguir carreira na área.
Quais são os melhores cursos técnicos para concurso público?
Por Marketing CPET 19 abr., 2024
Quem quer ser aprovado em concurso público para ter uma carreira sólida como servidor público deve escolher uma formação que tenha ampla oportunidade de vagas.
CPETech - Conheça os cursos do CPET para as profissões do futuro
Por Marketing CPET 18 abr., 2024
Apresentamos o CPETech, nossa mais recente marca e divisão de ensino dedicada exclusivamente à formação técnica em informática avançada.
8 Habilidades essenciais para se destacar no ambiente de trabalho
Por Marketing CPET 17 abr., 2024
Sabia que existem habilidades essenciais para quem quer se destacar no ambiente de trabalho? Seja qual for a sua área de atuação, é possível investir no desenvolvimento de habilidades específicas, com o intuito de garantir que possa se destacar.
Especialização Técnica: Saiba tudo a respeito
Por Marketing CPET 15 abr., 2024
Sabia que é possível fazer especialização técnica e se destacar no mercado? Muitos estudantes desconhecem a possibilidade de recorrer à formação de especialização como técnicos.
Como aumentar a empregabilidade após concluir o ensino técnico?
Por Marketing CPET 12 abr., 2024
Será que é possível aumentar a empregabilidade após concluir o ensino técnico? A maior parte das pessoas não sabe como aumentar a própria empregabilidade.
7 Passos para montar seu plano de estudos
Por Marketing CPET 10 abr., 2024
Montar seu plano de estudos de forma eficiente é importantíssimo, para que possa ter uma rotina de estudos bem organizada e que facilite seu cotidiano.
Mais Posts
Share by: