fbpx

Curso Técnico em Informática

Atualmente o Curso Técnico em Informática é considerado um dos cursos mais requisitados pelo mercado de trabalho, principalmente pelo constante desenvolvimento das tecnologias ligadas a informação.

Por exemplo, hoje é necessário que qualquer tipo de empresa conte com um profissional responsável pela área de informática, já que todos os negócios precisam usar a tecnologia ao seu favor no dia a dia.

Justamente por esse motivo é que este Curso Técnico acaba sendo tão relevante. De fato, são inúmeras oportunidades de trabalho que podem ser obtidas com uma formação simples, rápida e extremamente prática em todo o seu contexto.

No nosso conteúdo de hoje vamos falar de forma um pouco mais aprofundada sobre a formação em um Curso Técnico em Informática, de modo que você possa entender um pouco mais sobre o assunto. Confira:

O que faz um técnico em informática?

O Técnico em Informática é um profissional que tem responsabilidade sobre a montagem e manutenção de computadores, correção de problemas, instalação e configuração de redes, além do desenvolvimento de sistemas e Websites.

Por conta disso, ele acaba podendo prestar uma ampla gama de serviços, além de ter um conhecimento muito vasto sobre tudo o que envolve a informática.

Curso Técnico em Informática

Atualmente o Curso Técnico em Informática conta com uma duração de cerca de um ano e meio, sendo que ao longo desse tempo diversos conteúdos são ministrados, mas isso será explicado mais a frente.

Entretanto, é importante ressaltar que ao final do seu curso existe uma grande chance de que você já se torne capaz de desenvolver sistemas sem muitas dificuldades.

Também deve ser ressaltado que o Curso Técnico de Informática não pode ser visto como uma linha de chegada. Isto é, mesmo após fazê-lo você deve continuar buscando por oportunidades dentro do mercado para se desenvolver, seja com a prática constante ou com os estudos.

Conteúdo do Curso Técnico em Informática

É natural que durante o curso técnico em informática haja algumas diferenças entre o que algumas instituições ensinam, mas de modo geral, as matérias mais abordadas são:

  • Manutenção de Computadores;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Arquitetura de Computadores;
  • Lógica de Programação;
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados.

Cada um desses conteúdos é aprofundado o suficiente para que você consiga atuar na prática com a Informática sem ter maiores complicações

Pontos positivos do Curso Técnico em Informática

O Curso Técnico em Informática conta com diversos pontos positivos, mas um dos que mais chama atenção diz respeito a capacitação profissional daqueles que desejam trabalhar na área de TI.

Isto porque um Técnico em Informática consegue obter conhecimentos tão fundamentais para a área em um período de tempo tão pequeno que a sua mão-de-obra acaba se tornando extremamente qualificada.

Além disso, existem atualmente poucos profissionais nesse campo em comparação com a demanda existente, o que representa uma escassez de trabalho e uma consequente valorização profissional.

Na prática isso quer dizer que quem domina a área de tecnologia será muito bem pago pelo mercado de trabalho.

Também pode-se dizer que um dos principais pontos a respeito do Curso Técnico em Informática é a possibilidade que ele dá de que você comece a empreender já que muitas empresas precisam dos serviços desse tipo de especialista!

Pontos negativos do Curso Técnico em Informática

Para ser sincero com você, não existe um grande ponto negativo no Curso Técnico de Informática, pois a formação é muito boa, o preço é acessível e tudo funciona perfeitamente bem.

Algumas pessoas costumam apontar que pela falta de regulamentação acaba sendo muito difícil conseguir trabalho já que qualquer pessoa pode prestar serviços na área desde que tenha um mínimo de conhecimento.

Mas isso não deve ser um empecilho, pois qualquer pessoa irá preferir contratar um profissional que saiba o que está fazendo do que alguém que apenas sabe superficialmente sobre o assunto.

Além disso, todo e qualquer tipo de concorrência pode ser eliminada a partir do momento em que você investe constantemente na sua capacitação profissional. Isto é, quanto mais você aprende sobre um determinado assunto menor será a chance de que alguém possa representar uma ameaça.

Ou seja, podemos chegar a conclusão de que no fim das contas não existe nenhum ponto negativo relacionado ao Curso Técnico em Informática, fazendo com que essa carreira seja super indicada para você!

Dito tudo isto, não poderíamos deixar de reforçar a importância que os Cursos Técnicos podem ter na sua vida, principalmente pelo desenvolvimento profissional que podem gerar em pouquíssimo tempo, com um preço acessível e um dos melhores custo-benefício que podem ser encontrados em todo o mercado.

Sugerimos — inclusive — que você conheça um pouco mais sobre o CPET, cujas informações estão disponíveis aqui no nosso Blog. Dessa maneira você pode dar um grande passo na sua carreira e se tornar um profissional ainda mais valioso!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos conversar um pouco mais sobre o assunto!

 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
18 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa