fbpx

Curso técnico em Eletrônica – Conheça tudo sobre!

O curso técnico em Eletrônica é uma escolha interessante para as pessoas que gostam de assuntos que tenham ligação com sistema eletrônico, manutenção de aparelhos e programação de equipamentos.

Por conta disso, hoje essa é uma das principais formações técnicas dentro do país e o mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo e interessante.

No entanto, será se realmente vale a pena fazer esse curso técnico de Eletrônica? Será se é uma escolha boa para você?

Então, para esclarecer todas as dúvidas acerca da atuação desse profissional e da formação, abaixo está tudo que você precisa saber sobre essa formação técnica em Eletrônica. Confira!

Conheça o curso técnico em Eletrônica

É importante começar conhecendo um pouco sobre a Eletrônica, que é um ramo da ciência que estuda os circuitos formados através de componentes elétricos e eletrônicos.

Assim, o principal intuito dessa tecnologia é armazenar, representar, transmitir e processar as informações.

Portanto, de forma prática, no curso de Eletrônica você vai trabalhar com aparelhos televisores, computadores, rádios, dentre outros equipamentos domésticos e industriais.

Contudo, além do que se acredita, a sua capacidade vai muito além de só a manutenção, uma vez que o profissional atua também na execução de novos aparelhos, por exemplo.

Diante disso, quem deseja uma formação técnica rápida para se inserir no mercado de trabalho dentro de uma área promissora que é a eletrônica, a recomendação é buscar o curso técnico EAD, pois assim em pouco tempo você consegue a certificação e pode começar a ganhar dinheiro.

Grade curricular

O curso técnico em Eletrônica vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas por ser uma formação favorável no mercado de trabalho.

As disciplinas ensinadas durante a formação ajudam o profissional ter conhecimentos mais gerais. Entretanto, existem também os conhecimentos específicos, como eletricidade e AutoCad.

Assim, a formação tem 1745 horas e no decorrer do curso o aluno estuda as seguintes matérias:

  • Eletricidade I;
  • Eletrônica básica;
  • Instrumentação;
  • Instrumentação eletrônica – multímetro;
  • Instrumentação eletrônica – osciloscópio;
  • Introdução ao Autocad 2D;
  • Multisim 13 Fundamentos;
  • Nivelamento em física;
  • Nivelamento em matemática;
  • Princípios de eletromagnetismo;
  • Princípios de eletrônica analógica;
  • Projeto prático em eletricidade;
  • Sensores elétricos, dentre outros.

Como você deve ter percebido, essa é uma área de atuação bastante delicada, pois pequenos erros podem gerar danos enormes.

Por essa razão, no mercado de trabalho, sempre são escolhidos aqueles profissionais capacitados, detalhistas e atenciosos.

Então, aí entra a necessidade do curso em Eletrônica, pois assim você consegue se qualificar e poderá atuar dentro desse segmento de forma profissional e garantida.

Inclusive, a formação do aluno, dentro de uma instituição reconhecida pelo MEC, faz total diferença

O que faz um técnico de Eletrônica?

Ao final do curso você vai ser capaz de atuar fazendo algumas das tarefas seguintes:

  • Empreender em negócios que envolvam a área de eletrônica;
  • Programar CLP para equipamentos industriais;
  • Realizar projetos eletrônicos de instalação prediais;
  • Desenvolver sistemas usando microcontroladores;
  • Integrar dados, processos e soluções.

Afinal de contas, o técnico em Eletrônica faz a análise, planeja e desenvolve os projetos eletrônicos.

Além disso, o profissional é também responsável por instalar, programar e realizar a manutenção de maquinas e aparelhos eletrônicos e até mesmo desenhar projetos de circuitos eletroeletrônicos.

Como é o mercado de trabalho?

Obviamente quando se fala em curso técnico em Eletrônica a dúvida é: mas e o mercado de trabalho, é bom?

Então, para começar fique ciente de que existem vários lugares que esse profissional pode atuar, como:

  • Comércio, serviços e assistência técnica;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Assessoria e consultoria tecnológica;
  • Centros de desenvolvimento e pesquisa;
  • Empresas de pequeno, médio e grande porte;
  • Concessionarias de energia elétrica;
  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de sistema de automação;
  • Indústria de manufatura, de processos contínuos e montadores.

Logo, fica evidente que existem várias possibilidades dentro dessa área, especialmente porque cada vez mais vem surgindo tecnologia de ponto que usa a eletricidade e programação.

Portanto, o mercado de trabalho precisa do técnico em Eletrônica e sempre preza por profissionais que:

  • Trabalham bem em equipe;
  • São criativos;
  • Possuem uma boa capacidade analítica e de raciocínio logico;
  • Habilidade em desenvolver projetos e trabalhar com informática.

Por se tratar de uma formação bastante requisitada no mercado de trabalho, no inicio da carreira o profissional recebe em média R$ 1.700,00 de salário e o valor pode chegar até R$ 3.200,00.

Onde estudar?

O CEPT é a melhor instituição para você fazer hoje o curso técnico em Eletrônica, pois o método aplicado é realmente eficaz e você é totalmente preparado para adentrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Além disso, se trata de uma instituição reconhecida pelo MEC, ou seja, o seu certificado é válido e com isso as oportunidades irão se abrir mais facilmente para você.

Sendo assim, entre em contato com o CEP, faça o curso de Eletrônica e mude de vida através dos estudos.

Confira neste texto do CPET 11 Dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica.

Aqueles que estão dando início ao aprendizado de eletrônica, os conteúdos parecem bem difíceis e complicados. Um dos pontos mais importantes é o que estudar primeiro, em que ordem estudar e outras coisas mais.

Levando tudo isso em consideração, decidimos criar este artigo com dicas. Sendo assim, acompanhe este artigo, para descobrir dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica.

Continue conosco para conferir as dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica em detalhes!

1. Busque estudar bem matemática

Não importa onde você esteja, não se preocupe com matemática. Seja qual for o projeto elétrico ou eletrônico, a qualquer momento, requer que você forneça algum saber bem matemática.

Logo, comece a ver a matemática como sua aliada

2. Revise seus erros

Ao praticar, certifique-se de prestar atenção ao processo que você criou para resolver o problema.

Assim, se você cometer um erro que o impeça de alcançar o resultado desejado, deverá revisar todo o processo e entender onde as habilidades falharam ao resolver o problema.

Saber como você alcançou o propósito do problema e o que deu errado (se aplicável) é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades e evitar cometer o mesmo erro novamente no futuro.

3. Busque estudar lei de Ohm

A lei de Ohm é um dos pilares de todas do universo da eletrônica. Não tendo esse conhecimento, você não será capaz de avançar muito em um curso técnico em eletrônica.

Assim, conhecimento de tensão, corrente e resistência deve ser entendida. Dessa forma, se você não sabe bem sobre a lei de Ohm, então não sabe praticamente nada de eletrônica.

Essa é uma das excelentes dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica.

4. Lembre-se de estudar resistores

Os resistores nada mais são do que peças encontradas em sejam quais forem os circuitos, e você necessita saber como usá-los em suas mais variadas eletrônicos.

5. Busque aperfeiçoar seu conhecimento sobre capacitores

Os capacitores estão dentro de alguns conjuntos de peças eletrônicas essenciais que tem de serem aprendidas para melhorar seu estudo no curso em técnico em eletrônica.

Acompanhe mais 6 dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica!

6. Hora de saber o que são indutores

Tenha em mente que um outro componente que devem ser dominados são os indutores. E não se esqueça que resistores, capacitores e indutores devem estar em uma posição dominante para se aprender, porque são elementos chaves de todos os circuitos.

7. É importante estudar transistores

Nos últimos anos, os transistores promoveram amplamente o desenvolvimento da tecnologia eletrônica. Tenha em mente que sem a existência deles, as ferramentas eletrônicas de hoje seriam impossíveis. Com isso você será capaz de melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica.

8. Estudar na linguagem C não deve se esquecida

Após de compreender todos os itens acima, é hora de entender os sistemas embarcados. No entanto, antes de começar a aprender a respeito de microprocessadores e microcontroladores, você terá de se acostumar a usar a linguagem C para criar algoritmos.

Porque a grande parte dos microprocessadores e microcontroladores estão na linguagem C.

9. Conheça ao menos um microcontrolador

Neste momento você já conhece todos os temas acima, é hora de optar entre os muitos microcontroladores disponíveis.

Bem, independente se você escolhe Intel 8051, Atmel AVR / AVR 32, Arduino, ESP ou outros semelhantes.

Pois, hoje em dia, o conhecimento de microcontroladores é essencial para a criação de projetos eletrônicos mais desenvolvidos.

Preparado para as últimas dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica?

10. Compreenda o que são materiais condutores, semicondutores e isolantes

Todo conteúdo de eletrônica é “desenvolvida” tomando como bases esses materiais. Os elétrons necessitam de uma espécie de trilha para fazer seu trabalho. Esta trilha é feita de materiais condutores! Aliás, transistores e outros elementos bem relevantes e são criados com materiais semicondutores.

Logo, é relevante saber o que determina um bom ou mau material de isolamento, por exemplo, selecionar e usar corretamente o equipamento de proteção.

11. Dê atenção a lei de Kirchhoff

A lei de Kirchhoff é faz parte da espinha dorsal da eletrônica. Para poder estudar seja qual tipo de circuito elétrico e eletrônico, você necessita saber sobre esta lei.

Porque com ela poderá estudar e se esclarecer desde os circuitos mais simples aos mais complexos. E aí, achou proveitoso este conteúdo sobre dicas para melhorar seu estudo no curso técnico em eletrônica? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Saiba mais em nosso blog

 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
12 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa