fbpx

Curso Técnico em Edificações EAD

Em todos os estágios de uma obra, o técnico em edificações EAD é essencial. Desde sua fundação até o acabamento, esse profissional atua atentamente para que tudo saia conforme o planejamento. Isso significa que, seja dentro de um escritório, ou em um canteiro de obras, o técnico exerce sua profissão por meio de desenhos de projetos, aplicações de teste de qualidade em matérias, entre outras coisas.

Há alguns anos, o Brasil passa por um aquecimento imobiliário que impulsiona diversos setores, incluindo o mercado de trabalho, cada vez mais exigente por profissionais com excelente formação. Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica elaborou esse artigo para que você conheça melhor essa incrível profissão e todas as possibilidades que ela abarca.

O que faz um técnico em edificações EAD?

Como o nome diz, o técnico em edificações exerce suas atividades no ambiente das obras de construção civil. Sua atividade não se resume, no entanto, a apenas uma função, mas, sim, a muitas atividades que tornam sua jornada de trabalho bastante dinâmica.

Podemos dividir suas atividades, basicamente, em dois cenários: escritório e canteiro de obras.

No escritório, o técnico em edificações EAD é responsável por analisar todos os detalhes do projeto e do planejamento juntamente com os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra. Por isso, ele deve executar atividades relacionadas a:

  • Desenhos de projetos
  • Especificação dos materiais necessários à obra
  • Definição da equipe de trabalho (número de funcionários e suas funções)
  • Pedidos de orçamentos
  • Elaboração de cronogramas

Nos canteiros de obras, ele deve estar a atento e executar as seguintes atividades:

  • Coordenar a equipe para que a obra não atrase
  • Receber materiais e verificar se a entrega corresponde ao que foi pedido
  • Realizar testes de qualidade do material (no caso do concreto, por exemplo, testar a resistência)
  • Encaminhar os materiais para uso imediato ou armazenagem adequada
  • Dar o destino correto aos materiais excedentes e aos resíduos da obra
  • Aplicar as normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente em toda a obra

Claro que isso é apenas um resumo do cotidiano do técnico em edificações ead. Existem diversas outras tarefas que devem ser realizadas. Elas englobam projetos elétricos, hidráulicos, sanitários, estruturais, etc. das edificações que serão construídas.

Tudo isso a partir das Ordens de Serviço (OS) que recebe diretamente de seu escritório ou dos outros profissionais responsáveis. A partir disso, ele pode planejar a distribuição do trabalho entre os operários e orientá-los quando for preciso. Com isso, o a profissão técnica em edificações exige um imenso senso de organização e uma visão ampla sobre os processos de edificação.

Como se tornar um técnico em edificações?

Para se tornar um técnico em edificações EAD, é necessário atingir alguns requisitos mínimos. Entre eles, estão as exigências mínimas para todo curso técnico: o aluno deve frequentar ou ter concluído o Ensino Médio e ter, no mínimo, quinze ou dezesseis anos.

A carga horária mínima para esse curso técnico é de mil e duzentas horas. No entanto, o CPET preza pela qualidade de seus cursos e, por isso, oferece uma carga horária curricular de quase mil e setecentas horas. Isso faz toda a diferença para a inserção no mercado de trabalho, que exige profissionais cada vez mais qualificados.

Conheça a grade curricular do curso técnico em edificações EAD do CPET e encontre aqui o diferencial que você procurava para entrar no mercado de trabalho, ocupando as melhores vagas e recebendo os melhores salários.

Saiba mais em nosso blog

? Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
//www.cpet.com.br

14 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa