
O curso técnico em Edificações é recomendado para aqueles estudantes e profissionais que gostam de construção e possuem afinidade em áreas de exatas (especialmente física e matemática).
No entanto, mesmo sendo um curso bastante popular, pouquíssimas pessoas estão conscientes, de fato, sobre o que faz um técnico que atua em edificações, as possibilidades existentes dentro desse segmento e a realidade do mercado de trabalho.
Por essa razão, aqui você vai conhecer tudo sobre o técnico em Edificações e porquê é uma boa escolha começar a estudar hoje essa área. Afinal, já fique sabendo de antemão que ela é realmente promissora.
Conheça o curso técnico em Edificações
O Curso técnico em Edificações, para formar um profissional verdadeiro e pronto para atuar no mercado de trabalho, precisa ter no mínimo 1200 horas.
Isso porque, esse segmento é voltado para a formação de profissionais capazes de executar projetos de edificações, planejando, fazendo e elaborando orçamento de obras, o que é algo importantíssimos.
Diante disso, o estudante precisa realmente ser preparado para entrar no mercado de trabalho com o pé direito, fazendo um curso que seja de qualidade e reconhecido pelo MEC.
No mais, como se trata de uma área que envolve exatas, o perfil do estudante precisa ser adequado a profissão, sendo exigido assim dele algumas habilidades específicas, tais como:
- Boa visão espacial;
- Raciocínio lógico;
- Afinidade com física e cálculos.
Grade curricular
O curso é composto de forma majoritária por disciplinas que possuem relação com cálculo matemáticos e análises física, assim é um técnico bastante desafiador, porém prazeroso de se fazer.
Então, conheça o que você vai aprender em Edificações:
- Introdução à construção;
- Interpretação de desenho técnico;
- Introdução a segurança do trabalho;
- Projeto civil auxiliador do computador;
- Introdução ao AutoCad 2D;
- Desenho técnico na construção civil;
- Empreendedorismo;
- Bim: conceitos, tecnologias e processos;
- Sketchup: fundamentos;
- Revit: fundamentos;
- Materiais de construção I;
- Projetos práticos em edificações.
O que faz um técnico de Edificações?
Mesmo já conhecendo um pouco sobre o técnico de Edificações, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que realmente esse profissional faz.
Então, dentre as varias atribuições é possível destacar algumas atividades importantes, podemos então mencionar:
- Fazer desenhos técnicos;
- Participar da criação de cronogramas;
- Integrar a equipe de projetos de construção;
- Receber materiais e insumos, além de fazer a verificação do controle de qualidade;
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades no canteiro de obras;
- Aplicar, bem como fiscalizar, o cumprimento das normas técnicas de segurança do trabalho e de Engenharia.
Apesar de existir tudo isso, é válido citar que o técnico em Edificações normalmente não trabalha sozinho tomando as decisões, uma vez que ele convive com outros profissionais da Arquitetura e Engenharia.
Portanto, existe uma responsabilidade grande, mas ela não recai unicamente para esse profissional.
Como é o mercado de trabalho?
Hoje o mercado de trabalho para o profissional de Edificações apresenta várias oportunidades. Para começar, o técnico está apto para atuar segundo as técnicas legais, sempre buscando analisar a viabilidade de uma construção antes de inicia-la, o que já revela a sua importância desde já.
Com isso, ele pode atuar nos mais diversos campos dentro da construção civil, desde a execução e coordenação de serviços de manutenção e edificações, projetos de área da edificação e assistência técnica ao desenvolvimento de pesquisas tecnológicas.
Então, o aluno formado no curso técnico em Edificações trabalha em vários ambientes, como:
- Construtoras;
- Refinarias;
- Plataformas;
- Estaleiros;
- Empresas de decoração, dentre outras.
Caso prefira, ele também pode atuar de maneira autônoma ou para órgãos estaduais e federais.
Inclusive, se você quer ter uma remuneração acima do padrão com esse curso, é válido considerar o concurso público, pois muitas oportunidades são abertas para quem faz Edificação em todo Brasil.
No mais, falando em valores, hoje esse profissional tem um salário inicial de R$ 2.000,00 podendo chegar até R$ 4.000,00.
É claro que tudo depende da experiência, qualidade da sua formação, custo de vida da cidade em que você reside e o porte da empresa empregadora.
Entretanto, apesar de tudo isso, é uma remuneração realmente boa, uma vez que é acima do salário mínimo vigente.
Onde estudar?
A melhor instituição para fazer o curso técnico em Edificações hoje é o CPET (Centro de Profissionalização e Educação Técnica), que é certificada pelo Ministério da Educação, garantindo assim que seu diploma seja válido no mercado de trabalho.
Além disso, o CPET tem seus diferenciais, como:
- Aulas virtuais com tutoria online;
- Certificação internacional;
- Modelo de certificação inovador;
- Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana;
- Material de estudos completos e online.
Assim, você sai para o mercado de trabalho como um verdadeiro profissional, pronto para atuar com um técnico e receber um salário adequado a sua competência.
Sabendo disso, faça agora mesmo a sua matrícula e realize o sonho de atuar como técnico de edificações de maneira profissional.
Saiba mais em nosso blog
Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891
Siga o CPET nas redes sociais:
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos