fbpx

Curso técnico de Secretaria Escolar – Conheça tudo sobre!

O Curso Técnico de Secretaria Escolar vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, uma vez que forma profissionais pronto para atuar em questões administrativas no âmbito escolar.

Dessa maneira, é natural que haja uma grande procura pelos técnicos dessa área nas mais diferentes instituições de ensino do Brasil.

Sendo assim, essa é uma ótima alternativa de qualificação profissional para aqueles que terminaram o ensino médio e querem logo adentrar no mercado de trabalho.

Então, se esse é o seu caso, veja abaixo as principais informações referentes ao Curso Técnico de Secretaria Escolar.

Conheça o curso técnico de Secretaria Escolar

Esse é um curso que nasceu com o principal objetivo de formar profissionais prontos para contribuírem com a gestão escolar, atuando de maneira direta na organização dos registros escolares.

Para isso, durante toda a qualificação, o aluno entra em contato com as disciplinas que são de fundamental importância para a sua atuação no mercado de trabalho.

Como se trata de um Curso Técnico de Secretaria Escolar, após a conclusão do curso, o estudante estará pronto para ir em busca de oportunidades.

Aliás, o mercado de trabalho dentro dessa área é bastante promissor e cada vez mais instituições de ensino estão em busca desse profissional.

Assim, é exatamente por essa razão que cada vez mais pessoas estão interessadas nessa qualificação.

Afinal de contas, é uma forma de se diferenciar da concorrência e conseguir melhores oportunidades, que podem, até mesmo, fazer com que você mude de vida.

Grade curricular do Curso Técnico de Secretaria Escolar

A grade curricular desse curso foi desenvolvida com o objetivo de dá ao aluno o conhecimento necessário para que ele possa realmente se tornar um profissional dessa área.

Dessa forma, ao decorrer da qualificação profissional, você terá contato com algumas disciplinas, dentre elas é válido mencionar:

  • História da educação;
  • Fundamentos econômicos da educação;
  • Legislação educacional;
  • Políticas públicas em educação;
  • Fundamentos gerais da educação;
  • Fundamentos gerais da educação básica;
  • Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização;
  • Fundamentos teóricos e metodológicos da educação especial e inclusiva;
  • Fundamentos teóricos e metodológicos da inclusão;
  • Prática em sistemas escolar I.

No caso da modalidade a distância desse curso, que é o mais recomendado para quem deseja se formar com rapidez, a carga horária é de 1415 horas.

Sendo assim, é o tempo suficiente para o aluno aprender e poder realmente se qualificar nesse segmento para atuar assim no mercado de trabalho.

No mais, existem algumas competências e habilidades que o profissional dessa área deve ter, como:

  • Organização;
  • Boa comunicação;
  • Relacionamento pessoal.

O que esse profissional faz?

Uma das principais dúvidas é referente ao trabalho desse profissional, que, de antemão, já é válido mencionar que ele é bem amplo.

Como o próprio nome já deixa a entender, após a formação, é possível atuar em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação pessoal e as mais diferentes redes de ensino.

Dependendo do local a qual você vá trabalhar, as atribuições podem envolver:

  • Registro em atas das sessões e atividades acadêmicas específicas;
  • Controle e organização dos arquivos com registros da vida acadêmica, processos de registros e conclusão de curso e colação de grau;
  • Colaboração direta na gestão da escola, atuando na organização de registros escolares;
  • Operacionalização de processos de matrícula, transferência de estudantes, de organização de turmas, registros do histórico escolar dos alunos, dentre outras.

Assim, o Curso Técnico de Secretaria Escolar é uma atuação muito ampla e bastante requisitada no mercado de trabalho, por isso essa é uma formação ideal para quem deseja adentrar logo no mercado de trabalho com o pé direito e cheio de oportunidades.

Como é o mercado de trabalho?

Essa é uma profissão que envolve vário trabalhos operacionais, em especial no âmbito escolar.

Por esse motivo, o mercado de trabalho para o profissional formado no Curso Técnico de Secretaria Escolar é bastante aquecido.

Inclusive, hoje muitas instituições de ensino, desde as públicas até as privadas, buscam por técnicos dessa área para trabalharem.

Afinal de contas, ainda existe poucos profissionais formados, logo existe uma demanda muito grande.

Para além da questão escolar, o técnico também pode atuar em outras áreas, como administração e recursos humanos, por exemplo.

Portanto, o mercado de trabalho é realmente favorável para esse profissional, especialmente quando ele é bem qualificado.

Só para se ter uma ideia, a média salarial do técnico de Secretaria Escolar é de R$ 1.600,00, podendo variar segundo a experiência.

Onde estudar?

Aproveite que o CPET oferece o Curso Técnico de Secretaria Escolar, onde você tem acesso as disciplinas 100% online, sem precisar sair de casa.

Além disso, se trata de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e o certificado é amplamente aceito no mercado de trabalho.

Sendo assim, faça a sua matrícula agora mesmo no Curso Técnico de Secretaria Escolar do CPET e impulsione a sua carreira profissional, afinal de contas, o mercado de trabalho dentro da área de Secretaria Escolar espera por você.

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
3 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa