fbpx

Curso Técnico de Administração – Conheça sobre

O Curso Técnico de Administração pode gerar diversas oportunidades para você, dada a importância que um bom administrador possui no mercado de trabalho.

Afinal, toda e qualquer empresa precisa de profissionais que sejam responsáveis por toda a rotina administrativa, seja na área de sistemas, documentos, criação de protocolos, controle, gerenciamento, etc.

Para se tornar um Administrador você pode optar por um curso técnico, que certamente irá te capacitar muito. Aliás, nós vamos abordar um pouco mais sobre este curso técnico aqui neste conteúdo, então sugiro que você preste muita atenção.

Curso técnico de Administração

Um curso técnico de Administração dura 18 meses, fazendo com que em pouquíssimo tempo você já possa exercer uma função administrativa relevante dentro de uma empresa.

É necessário ter mais de 16 anos e estar cursando ou já ter cursado o Ensino Médio. Vale ressaltar também que o Curso Técnico em Administração é uma formação de nível médio, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Conteúdos do Curso técnico de Administração

No Curso Técnico de Administração você verá tudo aquilo que precisa para se tornar um bom administrador, ganhando uma noção das rotinas, processos e ambiente corporativo. Entretanto, a Grade Curricular de um curso técnico irá variar de instituição para instituição, então você deve sempre fazer uma boa pesquisa.

No geral, os conteúdos são muito práticos, voltados exclusivamente para a atuação dentro do mercado, o que é algo muito importante para quem quer sair do curso pronto para trabalhar.

Abaixo vamos listar alguns dos conteúdos que comumente são ministrados dentro de um curso técnico de administração, para que assim você possa entender o que vai aprender com mais facilidade.

Veja como uma Grade Curricular deste tipo de Curso Técnico geralmente é:

  • Matemática Aplicada
  • Fundamentos do Direito Empresarial
  • Fundamentos de Administração
  • Comunicação Empresarial
  • Informática Aplicada
  • Contabilidade Comercial
  • Gestão da Produção e de Custos
  • Gestão Ambiental e da Qualidade
  • Administração Mercadológica e Processos Comerciais
  • Rotinas de Pessoal
  • Processos de Recursos Humanos
  • Desenvolvimento de Projeto
  • Prática Profissional Simulada
  • Coordenação de Equipes

Como você pode ver, os conhecimentos que podem ser adquiridos são muito vastos, o que sem dúvida alguma irá te transformar em um profissional completo!

Qual é a função de um técnico em Administração

O técnico em Administração exerce diversas atividades administrativas, como:

  • Montar relatórios;
  • Gerenciar equipes;
  • Cuidar de aspectos relacionados ao financeiro de uma empresa;
  • Entre outros.

Um bom técnico em administração pode facilmente obter grandes reconhecimentos em sua carreira caso preste um serviço de qualidade. Aliás, não é raro ver profissionais com essa formação se destacando muito dentro do mercado.

Também é notável a polivalência de um profissional formado em Administração dentro de empresas. Afinal, eles estão constantemente sendo alocados em áreas próximas, como a Contabilidade, Compras, Vendas, Marketing e outros, por conta dos seus conhecimentos avançados em todas os campos.

Onde um técnico em Administração pode trabalhar

Conforme mencionado anteriormente, um técnico em administração possui vaga em qualquer tipo de empresa, pois todos precisam de um profissional que cuide dos aspectos administrativos em sua organização.

Ou seja, é possível atuar em empresas privadas, organizações não governamentais, indústrias, comércio e em qualquer local onde o serviço administrativo for necessário, não importando o tamanho da empresa.

Porém, é preciso deixar claro que existe um certo limite para um profissional com apenas um curso técnico. Em outras palavras, para alcançar novos cargos e posições é necessário que haja uma aprimoramento constante dos seus conhecimentos.

Curso técnico em Administração ou faculdade: O que é melhor?

Tudo depende da sua condição e também da sua vontade. Afinal, um curso técnico em Administração já é capaz de lhe dar conhecimento suficiente para atuar na área tranquilamente.

Com uma faculdade você irá aprender ainda mais, mas em contrapartida terá de ficar 4 anos dentro de uma sala de aula, o que pode ser uma grande desvantagem para quem está buscando uma formação mais rápida.

Justamente por esse motivo não é possível dar um veredito a respeito do que vale mais a pena. Obviamente, cada caso é um caso e isso sempre precisa ser levado em consideração.

De qualquer maneira, sugiro que você avalie preços, grade curricular e também a duração do curso, para que assim possa fazer a melhor escolha possível dada a sua realidade!

Dito tudo isto, não poderíamos deixar de reforçar a importância que os Cursos Técnicos podem ter na sua vida, principalmente pelo desenvolvimento profissional que podem gerar em pouquíssimo tempo, com um preço acessível e um dos melhores custo-benefício que podem ser encontrados em todo o mercado.

Sugerimos — inclusive — que você conheça um pouco mais sobre o CPET, cujas informações estão disponíveis aqui no nosso Blog. Dessa maneira você pode dar um grande passo na sua carreira e se tornar um profissional ainda mais valioso!

Quais as habilidades essências para um técnico em administração? Essa é a pergunta que futuros técnicos em administração e já atuantes profissionais desta área fazem muitas vezes. Neste sentindo, aqui, trataremos de abordar com detalhes esse assunto.

Descubra a seguir as 10 habilidades essenciais para um técnico em administração

O que faz um técnico em administração?

Normalmente, os técnicos em administração trabalham determinados departamentos de empresas pequenas, médias ou grandes.

Além disso, eles acabam trabalhando nos mais diversos departamentos de uma empresa, por exemplo:

  • Gestão estratégica
  • Logística
  • Finanças
  • Marketing
  • Recursos humanos
  • Departamento de compras.

Em todas essas áreas, você deve ter algumas Habilidades essenciais para um técnico em administração para trabalhar bem.

1. Pensamento analítico

Ter um ponto de vista objetivo ajuda a resolver problemas e descartar métodos ineficazes.
Assim, trabalhar com essa habilidade o tornará mais interessante para seus empregadores.

E, se você ocupar um cargo de gerência, sua equipe apreciará muito a capacidade de avaliar desapaixonadamente uma determinada situação.

Essa é uma das Habilidades essenciais para um técnico em administração.

2. Resiliência

Principalmente quando a mudança envolve a ativação de iniciativas para otimizar custos de negócios, resiliência é um conceito que muitas vezes se torna protagonista nas na vida de um técnico em administração.

Assim, a resiliência permite enfrentar com positividade um acontecimento negativo, abrindo-se para as oportunidades em vez de ficar bloqueado perante as dificuldades que surgem.

Também neste caso, o apoio dos colegas é fundamental para assumir novas responsabilidades, encontrar a motivação certa e ficar mais satisfeito com o seu papel.

3. Confiança

A velocidade e eficácia da mudança são diretamente proporcionais aos níveis de confiança criados entre colegas e entre gerentes e colaboradores.
Daí a confiança para um técnico em administração de comunicar as novas estratégias é a chave para o seu bom trabalho.

Sendo assim, para construir confiança, o diálogo aberto é muito mais eficaz do que compartilhar apresentações corporativas que explicam, porque a mudança é necessária. Essa é uma das Habilidades essenciais para um técnico em administração.

4. Comunicar efetivamente

Saber comunicar uma mensagem é tão importante quanto saber qual mensagem transmitir, para evitar mal-entendidos.

Na verdade, quase todas as atividades realizadas por um técnico em administração uma comunicação clara, concisa e eficaz.

Além disso, saber ouvir é parte fundamental da comunicação, pois ajuda a compreender e identificar os pontos fundamentais de uma conversa, fazendo as perguntas certas no momento certo para entender o interlocutor.

Isso significa quem você é diante de quem analisa além do que ele fala também o suas reações e sua linguagem não verbal.

5. Habilidades de planejamento e organização

A área de administração exige habilidades de organização e planejamento dada a quantidade de compromissos.

Além disso, espera-se que um técnico em administração seja capaz de monitorar o andamento das atividades e avaliar seu resultado.

Existem ferramentas de planejamento que podem ajudar a tornar do técnico em administração como:

Essa é uma das Habilidades essenciais para um técnico em administração.

6. Gerenciamento de tempo.

Cada um de nós tem tão pouco tempo disponível e tantas tarefas a cumprir que saber gerir o tempo que está à sua disposição e atribuir as prioridades certas tornou-se uma competência transversal fundamental.

Tanto é que foram criadas várias técnicas que nos ajudam a aproveitar ao máximo o tempo de que dispomos, como é o caso da técnica do tomate.

Portanto, saber administrar seu tempo acaba sendo uma das habilidades essenciais para um técnico em administração.

7. Criatividade

A criatividade não é uma habilidade soft útil apenas para aqueles envolvidos em design, redação, marketing, etc.

Os criativos também são capazes de encontrar novas soluções para velhos problemas, em vez de seguir formas de trabalho que podem ter se tornado, obsoletas.

Ao mesmo tempo, a criatividade é essencial para emergir rapidamente de situações de crise e fortes mudanças, graças a novas ideias vencedoras.

8. Trabalho em equipe

Trabalhar em empresa significa antes de mais nada saber trabalhar em equipa, independentemente da posição hierárquica responsável. A harmonia de uma equipe não deve ser considerada um dado adquirido.

Mais do que isso ela é cultivada graças a um grande número de atividades em trabalho de equipe. Essa é uma das habilidades essências para um técnico em administração.

9. Habilidades digitais

As habilidades digitais são agora tão importantes que não podem ser excluídas desta lista. A transformação digital que ocorre em todos os níveis, exigem um vasto conhecimento de habilidades digitais para lidar com essas mudanças.

Logo, ter uma boa base é, portanto, o mínimo para um técnico em administração.

10. Habilidades interpessoais

Nenhum funcionário é uma ilha: você precisa saber interagir, ouvir, inspirar para participar, diminuir conflitos. Não se trata apenas de relacionamento com os colegas: saber fazer a lidar com clientes e fornecedores é uma qualidade desejável em todos, não apenas nos envolvidos em vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Afinal, os funcionários estão entre os melhores embaixadores uma empresa. Essa habilidade torna-se particularmente importante quando você precisa gerenciar uma equipe.

Dessa forma, essa é mais uma das Habilidades essenciais para um técnico em administração.

Se este conteúdo foi útil de alguma forma e te ajudou a conhecer as Habilidades essenciais para um técnico em administração, deixe um comentário abaixo com sua opinião e eventuais dúvidas.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos conversar um pouco mais sobre o assunto!

Saiba mais em nosso blog!

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891
12 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa