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Perguntas Frequentes (FAQ)


  • QUANTO TEMPO DEMORA PARA EU TER ACESSO AS AULAS?

    Ao adquirir um de nossos cursos, o aluno terá acesso aos conteúdos referentes ao mesmo em até 48 horas após a confirmação do pagamento. Caso o aluno tenha efetuado o pagamento em uma de nossas unidades, o acesso está condicionado ao repasse dos dados do aluno para o CPET.

  • QUANTAS VEZES EU POSSO ACESSAR ÀS AULAS?

    Pensando na qualidade do ensino e na fixação do conteúdo, cada aluno possui acesso ilimitado às aulas do curso adquirido, podendo assisti-las quantas vezes julgar necessário. Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • POSSO ACESSAR MEU CURSO EM QUALQUER LUGAR?

    Desde que o aluno esteja munido de seu login e senha, ele poderá acessar o curso que esta matriculado de qualquer computador que preencha os requisitos mínimos:

    • Processador: 1.6GHz ou superior.
    • Memória RAM: 1GB ou superior.
    • Navegadores: IE7 ou superior, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e outros com plugin Java atualizado.
    • Windows Media Player 9 ou superior.
    • Internet: 1MB de banda ou superior.
  • O CURSO É 100% ONLINE? O QUE SÃO AS PROVAS PRESENCIAIS?

    O nosso curso possui estudo 100% online, assim como exercícios de fixação, atividades e avaliações dentro do ambiente virtual. Porém, conforme determinação do MEC, para validar o curso como componente curricular do curso técnico e concluí-lo, será necessário prestar uma prova presencial referente a cada curso. Esta prova é agendada pelo aluno, na unidade de sua escolha, e pode ser feita a cada componente curricular ou em blocos de componentes(máximo de 9 por dia), a critério do aluno.

  • ONDE O CPET POSSUI UNIDADES?

    Todas as Unidades Parceiras estão listadas aqui e estamos sempre realizando novas parcerias a fim de oferecer maior comodidade para os nossos alunos.


    Para cidades onde não possuímos unidade, o que podemos sugerir, caso seja do interesse do aluno, é a realização da matrícula na unidades que ofereça maior comodidade em relação a distância para aluno. Após conclusão de todo o curso online, o aluno terá a necessidade de se deslocar para a unidade escolhida apenas para prestar todas as provas presenciais.

  • QUANTO TEMPO DEMORA PARA EU CONCLUIR O CURSO?

    O prazo normal para a conclusão do curso é, em média, de um ano. Isso considerando-se que sejam cursadas entre dois a três componentes curriculares simultaneamente, com uma dedicação diária de 2-3 horas de estudo. 


    Caso o aluno dedique maior tempo para estudo, este prazo sofrerá alteração visto que, depende quase que exclusivamente do aluno. Alunos que se dedicam em tempo integral levam, em média, 4-6 meses para concluir o curso.

  • O CERTIFICADO É VÁLIDO PELO MEC? POSSO ME REGISTRAR JUNTO AO CONSELHO DO MEU CURSO?

    Sim, todos nossos certificados são reconhecidos pelo MEC e você pode verificar nossas portarias de autorização clicando aqui. 


    Após receber o certificado de conclusão técnico nível médio, você poderá solicitar, junto ao conselho profissional, seu vínculo. Para os alunos de Segurança do Trabalho, os mesmos também poderão se registrar junto ao Ministério do Trabalho (MT). Todo Certificado pode ser validado junto ao MEC clicando aqui.

  • POSSO REGISTRAR MEU CERTIFICADO NO CONSELHO DO MEU ESTADO?

    Sim. Independentemente do seu diploma ser emitido em nossa sede, no Rio Grande do Norte, você pode escolher registrar seu certificado em qualquer estado da federação visto que o certificado tem validade nacional.

  • JÁ TRABALHO NA ÁREA DO CURSO, POSSO REALIZAR APENAS AS PROVAS?

    Infelizmente não. Para garantir a qualidade dos nossos cursos, todos os alunos, mesmo que com experiência na área, são solicitados a realizar alguns componentes curriculares chaves do curso.


    Entretanto, com o aproveitamento de sua experiência, você poderá ser dispensado da maioria dos componentes curriculares. 


    Para isso, solicitamos que você envie sua carteira de trabalho com menção ao cargo de trabalho, uma breve descrição das suas atividades e certificados correlatos ao curso desejado para nós, ou caso possua mais dúvidas sobre aproveitamento, fale conosco. (proficiencia@cpet.com.br)

  • EU JÁ SOU FORMADO EM OUTRO CURSO, CONSIGO APROVEITAR COMPONENTES CURRICULARES CORRELATOS?

    Sim, é possível. Para isso, solicitamos que você nos envie seu histórico e certificados correlatos ao curso desejado para análise. 


    Seus documentos serão avaliados e você receberá um feedback contendo os componentes curriculares que poderão ser aproveitados. 


    Caso possua mais dúvidas sobre aproveitamento de componentes curriculares, entre em contato conosco. (proficiencia@cpet.com.br)

  • RESCISÃO / DEVOLUÇÃO

    Cláusula 7ª.  O presente contrato poderá ser rescindido pela CONTRATADA em caso do não cumprimento, pelo CONTRATANTE, das cláusulas do presente contrato e/ou, em caso de cometimento pelo mesmo de falta grave contido nos termos do Regimento Escolar. 


    Parágrafo Primeiro: É facultada também à CONTRATADA a rescisão deste Contrato quando não for viável a permanência do CONTRATANTE como aluno quando não houver formação de turma mínima de 25 alunos para turmas presenciais, até o decimo quinto dia de aula, conforme calendário escolar do curso, e o CONTRATANTE não apresentar interesse de continuar o curso na modalidade à distância. 


    Cláusula 8ª. O presente contrato poderá ser rescindido por iniciativa do CONTRATANTE configurando cancelamento de matrícula ou transferência, mediante solicitação, via requerimento, junto á Secretaria da CONTRATADA. 


    Parágrafo Primeiro Como Referência Financeira ao pedido de Rescisão deste Contrato, o CONTRANTE possui o direito de restituição percentual de 100% do investimento já efetuado para rescisões solicitadas em até 07 dias posteriores ao primeiro acesso ao ambiente virtual ou à assinatura e/ou aceite e/ou recebimento por e-mail do presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS – CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Após este período, o CONTRATANTE não possui direito a restituição financeira sobre o investimento. 


    Parágrafo Segundo: Para efetivar a solicitação de cancelamento de matrícula ou transferência, o CONTRATANTE não poderá possuir parcelas vencidas e deverá informar a CONTRATADA pelo site www.cpetsecretaria.com.br, informando, seu nome, curso e o pedido de cancelamento, o qual passa a vigorar a partir da data do pedido devidamente registrado.


    Parágrafo Terceiro: Antes dos 07 dias para ter direito a restituição integral o CONTRATANTE, NÃO PODERÁ TER efetivado certificação de nenhum componente curricular apresentado em seu ambiente virtual. 


    a) Será descontado o valor de R$ 100,00 a cada Curso Concluído e/ou Certificado emitido 


    Cláusula 9ª. Ocorrendo a rescisão, o aluno será inativado no sistema da CONTRATADA.


  • PRAZO

    Cláusula 10ª. Este contrato possui duração de 12 meses, contando-se a partir de aceite digital e ou assinatura física e ou assinatura digital.


    Parágrafo Primeiro: Existindo a necessidade de prorrogação do presente Contrato será cobrada a taxa de uma parcela por mês prorrogado, considerando o valor cobrado no Plano de Investimento de 12 vezes no Boleto, independente do Plano de Investimento adquirido e época de assinatura.


    Parágrafo Segundo: O contrato e suas atualizações contratuais serão enviadas por meio eletrônico, através do e-mail informado pelo CONTRATANTE.


    Parágrafo Terceiro: Ao CONTRATANTE, estipula-se o prazo de 5 dias, após seu recebimento, para efetivação de questionamento sobre o presente contrato e ou suas alterações e ou o não aceite do mesmo, findo este prazo será considerado como ACEITE o presente Contrato e suas alterações.


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