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Conheça o Curso Técnico em Marketing

O CPET disponibiliza uma formação bastante sólida de Curso Técnico em Marketing, com ampla relação ao empreendedorismo, à publicidade e à administração. O marketing está diretamente relacionado à história e ao desenvolvimento da economia e de seus negócios. A palavra “marketing” se deriva da palavra inglesa Market, que, em português significa mercado. Se tentássemos fazer uma tradução fiel ao termo, teríamos algo como “mercadologia”; ou seja, um estudo do mercado.

  1. O que é Marketing?
  2. Quais são as atividades de um profissional em marketing?
  3. Técnico em Marketing: Profissão e Mercado de Trabalho
  4. O Curso Técnico em Marketing
  5. 7 Curiosidades sobre o curso técnico em marketing

 

A partir disso, podemos entender um pouco melhor o que é e como funciona o Curso Técnico em Marketing. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) disponibiliza uma formação bastante sólida nessa área, com ampla relação ao empreendedorismo, à publicidade e à administração. Vamos entender um pouco melhor como funciona o marketing.

O que é Marketing?

O marketing é o ato e a estratégia para explorar, criar e potencializar valor das necessidades econômicas para satisfazer o mercado. Em outras palavras, o marketing pensa, desenvolve e possibilita diversos produtos e serviços que interessam aos consumidores.

Desse modo, é necessário elaborar estratégias refinadas e bem definidas para realizar vendas e comunicações e para desenvolver cada vez mais os negócios. Assim, o objetivo principal do marketing é criar valor para e em determinados produtos (inéditos ou não) e, com isso, chamar a atenção dos clientes a fim de possibilitar relacionamentos lucrativos tanto para os consumidores quanto para os produtores e empresários.

Quais são as atividades de um profissional em marketing?

As atividades de um profissional formado no Curso Técnico em Marketing envolvem um horizonte muito grande de funções, incluindo o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, a publicidade, as vendas e, claro, a assistência pós-venda para o balanço do processo e para a elaboração de estratégias futuras.

Além disso, as técnicas de captação e de manutenção de fidelidade dos clientes também dependem diretamente do marketing. Atualmente, diversas empresas possuem departamentos e profissionais dedicados apenas a isso. Um cliente fiel aos produtos de uma empresa significa confiança em relação aos produtos e serviços.

Por isso, a criação de ferramentas e estratégias relacionadas a isso é essencial para a estabilização e para o crescimento de uma empresa e constitui parte essencial das atividades dos profissionais de marketing. Além disso, esse cenário permite identificar novos nichos e clientes para a exploração comercial, aumentando a base de atuação empresarial.

Curso Técnico em Marketing: Profissão e Mercado de Trabalho

A faixa salarial para o formado no Curso Técnico em Marketing varia conforme determinadas regiões do país, conforme o tipo de empresa (pequeno, médio ou grande porte) e conforme o tempo de atuação do profissional. No entanto, pode-se considerar uma média de R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00, com boas perspectivas de crescimento.

Em relação ao mercado de trabalho, pode-se constatar diversas mudanças nos últimos anos, tanto na perspectiva do consumidor quanto na perspectiva do empreendedorismo.

Os consumidores se tornaram mais exigências com gostos e necessidades tecnológicos mais refinados. Além disso, o preço e agilidade nos serviços se tornaram prioridades em um mundo em constante transformação e comunicação.

As empresas se tornaram, por sua vez, muito mais diversificadas e antenadas tecnologicamente. Esse novo cenário exige técnicas e estratégias cada vez mais criativas e sintonizadas com as políticas de sustentabilidade, economia e tecnologia.

Por isso, o mercado de trabalho passou a exigir profissionais cada vez mais qualificados e versáteis. As médias e grandes empresas necessitam de profissionais que consigam identificar o perfil de seus consumidores e traçar estratégias efetivas de comunicação e venda. Tudo isso eleva bastante a necessidade desses profissionais e aumenta o número de vagas de emprego, o que se torna importante ter uma qualificação de um Curso Técnico em Marketing.

O Curso Técnico em Marketing

O curso técnico em Marketing do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) foi elaborado para atender todas as perspectivas acima. Contando com mais de mil e cem horas de carga horária curricular, o profissional formado pelo CPET possui uma formação direcionada para o mercado de trabalho com amplos conhecimentos teóricos e práticos.

A grade curricular do Curso Técnico em Marketing engloba Administração, Empreendedorismo, Teorias Aplicadas, Matemática Financeira, Gestão da Qualidade Total, Modelos de Gestão, Processos Gerenciais, entre diversos outros conteúdos.

Com uma formação com tanta qualidade, o técnico em marketing forma profissionais aptos para projetar e implementar planos de marketing, realizar análises de vendas, preços e produtos, desenvolver projetos de comunicação, fidelização de clientes e relação com fornecedores ou outras entidades. Em outras palavras, forma profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

Está em busca de curiosidades sobre o curso técnico em marketing? Temos uma boa notícia para você, aqui você verá isso neste texto.

Neste artigo, você será apresentado as curiosidades sobre o curso técnico em marketing.

Aqui, você verá:

  • SEO vem ganhando mais destaque no marketing
  • Crescimento do Google Meu Negócio
  • Crescimento das pesquisas por voz
  • Facebook: publicação de um vídeo tem mais alcance de fotos
  • O email é uma das mídias com o maior retorno sobre investimento do mercado
  • A criatividade é um fator primordial no marketing
  • O profissional de marketing deve se manter atualizado sempre.

7 Curiosidades sobre o curso técnico em marketing

1. SEO vem ganhando mais destaque no marketing

O SEO é apenas a otimização dos buscadores, sendo responsável pela exibição orgânica de uma nos principais buscadores (como Google e Bing). Em um período de aumento dos custos de mídia, a exposição orgânica tem se tornado cada vez mais importante nas estratégias de marketing digital. Porque além de reduzir o custo da mídia paga, o tráfego de busca natural também é muito qualificado. À medida que as atualizações de algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, a tecnologia de SEO está melhorando rapidamente para se adaptar aos novos hábitos do consumidor e às novas tecnologias que surgem todos os dias.

2. Crescimento do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita de divulgação do Google que se tornou um poderoso aliado na divulgação de negócios locais. Pois garante excelente visibilidade nas páginas de resposta do Google sem nenhum custo. Aliás, a ferramenta ganha novos recursos quase todos os meses, e esses recursos estão atraindo cada vez mais empresas, que acreditamos aumentarão em 2020.

3. Crescimento das pesquisas por voz

No campo do marketing de busca, vale ressaltar que uma das tendências do marketing digital em 2020 é o aumento da busca por voz, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos, por exemplo: Google Assistente Alexa Cortana

4. Facebook: publicação de um vídeo tem mais alcance de fotos

O Facebook afirma que há 40 milhões de sites de pequenas empresas em sua plataforma. Essas páginas de empresas precisam de espaço em seu feed de notícias, competindo com familiares, amigos e outras pessoas, por exemplo. Em 2012, os sites alcançaram cerca de 16% de seus fãs com publicações orgânicas, ou seja, publicações que você não promove por dinheiro. Em 2015, de acordo com o relatório Locowise, o alcance orgânico de uma página do Facebook com mais de um milhão de curtidas é de apenas 2,27%. As principais razões para esta queda no alcance são a enorme quantidade de conteúdo compartilhado na rede social (3 milhões de links compartilhados por hora no Facebook). E também por causa das restrições que o Facebook aplica à linha do tempo. Logo, seu algoritmo deseja que apenas as histórias mais relevantes apareçam na linha do tempo do usuário.

5. O email é uma das mídias com o maior retorno sobre investimento do mercado

O email e o Google são as duas principais fontes de vendas online. Uma pesquisa feita pela Email Monday mostra que para cada dólar investido em e-mail, quase US$ 40 de retorno. E bem, 1/4 de todas as vendas de comércio eletrônico vêm de e-mail. O maior erro das empresas que recorrem ao email marketing é não deixar dividido o seu público Sendo assim, essas empresas acabam enviando mensagens a todos os usuários sem se preocupar em segmentar seu público por gênero, consequentemente, não tem resultados bons.

6. A criatividade é um fator primordial no marketing

Esta é a característica básica de todos os anúncios, envolvendo várias etapas do trabalho como atendimento, planejamento, arte gráfica, execução e edição de conteúdo. Mesmo que o cliente exija alguns parâmetros bem especificados, o profissional deve sempre criar para estimular a inteligência e a imaginação.

7. O profissional de marketing deve se manter atualizado sempre

Aqueles que desejam continuar a exercer essa profissão, isso deve ser sempre levado em consideração. Por isso, você deve buscar todos tipos de mídias para estudar marketing como: Youtube Livros Blogs Podcasts Aliás, o profissional de marketing deve estar interessado em conhecer, compreender e possuir recursos para que possa aprender mais.

No Curso Técnico em Marketing você aprende sobre isso e muito mais!

E aí, gostoi de ver essas curiosidades sobre o curso técnico em marketing? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

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13 de maio de 2021
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