fbpx

Conheça 6 passos do seu desenvolvimento profissional

Para muitas pessoas o desenvolvimento profissional passa a ser a promessa de progredir em suas carreiras, alcançar posições mais elevadas de liderança e assumir mais responsabilidades é o que torna o trabalho difícil e interessante.

Conheça 6 passos do seu desenvolvimento profissional

  • Faça um plano de carreira
  • Faça uma lista de suas necessidades de melhoria
  • Estabeleça objetivos de aprendizagem atingíveis
  • Cumpra o que prometeu a si
  • Seja motivado por boas ideias e indivíduos, mas somente se você atender a certas condições
  • Reveja seu plano de desenvolvimento profissional com frequência

Para se preparar para o desenvolvimento profissional e para todos esses níveis dentro de uma empresa, é preciso entender como criar liderança no trabalho, entre outras coisas.

Um plano de carreira, para o seu desenvolvimento profissional , deve ser criado com as habilidades técnicas e pessoais em mente, e um dos talentos que devem ser adquiridos é a criação de liderança corporativa.

Algumas pessoas nascem líderes, mas com esforço, qualquer um pode aprender como construir liderança e adquirir o conjunto de habilidades necessárias para esse desenvolvimento profissional.

Então, quer saber como assumir o comando do seu desenvolvimento profissional?

Continue a leitura para conferir!

  1. Faça um plano de carreira

Qualquer um que me conhece sabe que o planejamento de carreira é uma grande paixão minha.

Acho imperdoável ver pessoas preparando festas, excursões, datas ou mesmo simples viagens à loja com base em um conjunto de critérios e considerações, mas partindo para o trabalho despreparado.

Estou falando de levar alguns dias para pensar onde você está agora, para onde quer ir em sua carreira, quais papéis você quer passar ao longo da estrada, e quanto tempo você espera sentar-se em cada cadeira.

  1. Faça uma lista de suas necessidades de melhoria

Faça uma lista de suas necessidades de melhoria para o desenvolvimento profissional

Prefiro visualizar este mapeamento como uma escada, com cada cargo servindo como um degrau a caminho do que eu percebo como o auge de minha carreira, com base em minhas aspirações particulares, algo completamente único e legítimo.

Faça um levantamento das habilidades técnicas e comportamentais necessárias para realizar um grande trabalho nas funções que você deseja preencher com este mapa em mãos.

Por fim, se você estiver tendo problemas para se identificar, veja os currículos dos especialistas que você admira.

  1. Estabeleça objetivos de aprendizagem atingíveis

Agora que você esboçou suas qualificações, é hora de avaliar quais delas você precisa adquirir, atualizar ou calibrar.

Determine quanto tempo você tem para dedicar ao aprendizado. Por exemplo, se você imaginar que a fluência em um determinado idioma seria fundamental para garantir um emprego em algum momento de sua carreira, você deve se inscrever em um curso assim que concluir a leitura deste artigo.

Uma vez que você tenha estas informações, faça um plano para onde e quando você vai procurar estas qualificações.

  1. Cumpra o que prometeu a si

Assim que você tiver feito sua estratégia, faça todo o esforço para realizá-la da melhor maneira possível.

Não se esqueça de comemorar suas vitórias, por maiores que sejam, e de manter relações positivas tanto dentro como fora da organização.

É fundamental manter as habilidades de networking ao longo de sua carreira para que você não se encontre na situação constrangedora de precisar de um favor justamente quando você precisar. Afinal de contas, você nunca sabe quando terá sua próxima indicação.

  1. Seja motivado por boas ideias e indivíduos, mas somente se você atender a certas condições

Seja motivado por boas ideias e indivíduos, mas somente se você atender a certas condições do desenvolvimento profissional

Gosto de biografias em particular. Eu leio muito diariamente. Mas não acredito em nada sem questionar.

Tento ser muito cauteloso antes de me deixar influenciar, e recomendo que você faça o mesmo, especialmente agora que vivemos em uma época em que cada pessoa tem a capacidade de transmitir suas opiniões para uma grande audiência sem nunca sair de casa.

  1. Reveja seu plano de desenvolvimento profissional com frequência

Não existe tal coisa como uma estratégia de carreira estática. Portanto, recomendo que você verifique este plano de vez em quando.

O objetivo é ver se ainda faz sentido à luz das exigências do mercado, seus caminhos de carreira e a pessoa que você é ou se tornará. Isso não garantirá seu sucesso completo. No entanto, sem dúvida, irá melhorar seu desempenho e reduzir seus riscos de fracasso.

É fantástico quando as empresas apoiam e incentivam o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

Mas devo acrescentar que um profissional que investe em sua própria educação transmite a impressão de que é proativo, aberto a novas ideias e consciente de que sempre há espaço para melhorias.

E, se esta não é a impressão que seu atual empregador tem de você, será definitivamente aquele que já está de olho em seu valor.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de dezembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa