Conheça 6 passos do seu desenvolvimento profissional

Matheus • 29 de novembro de 2021
Conheça 6 passos do seu desenvolvimento profissional

Para muitas pessoas, a promessa de progredir em suas carreiras, alcançar posições mais elevadas de liderança e assumir mais responsabilidades é o que torna o trabalho difícil e interessante.


Para se preparar para todos esses níveis dentro de uma empresa, é preciso entender como criar liderança no trabalho, entre outras coisas.


Um plano de carreira deve ser criado com as habilidades técnicas e pessoais em mente, e um dos talentos que devem ser adquiridos é a criação de liderança corporativa.


Algumas pessoas nascem líderes, mas com esforço, qualquer um pode aprender como construir liderança e adquirir o conjunto de habilidades necessárias.


Então, quer saber como assumir o comando do seu desenvolvimento profissional?

Continue a leitura para conferir!

 

1. Faça um plano de carreira


Qualquer um que me conhece sabe que o planejamento de carreira é uma grande paixão minha.


Acho imperdoável ver pessoas preparando festas, excursões, datas ou mesmo simples viagens à loja com base em um conjunto de critérios e considerações, mas partindo para o trabalho despreparado.


Estou falando de levar alguns dias para pensar onde você está agora, para onde quer ir em sua carreira, quais papéis você quer passar ao longo da estrada, e quanto tempo você espera sentar-se em cada cadeira.

 

2. Faça uma lista de suas necessidades de melhoria para o desenvolvimento profissional

                   

Prefiro visualizar este mapeamento como uma escada, com cada cargo servindo como um degrau a caminho do que eu percebo como o auge de minha carreira, com base em minhas aspirações particulares, algo completamente único e legítimo.


Faça um levantamento das habilidades técnicas e comportamentais necessárias para realizar um grande trabalho nas funções que você deseja preencher com este mapa em mãos.


Por fim, se você estiver tendo problemas para se identificar, veja os currículos dos especialistas que você admira.

 

3. Estabeleça objetivos de aprendizagem atingíveis


Agora que você esboçou suas qualificações, é hora de avaliar quais delas você precisa adquirir, atualizar ou calibrar.


Determine quanto tempo você tem para dedicar ao aprendizado. Por exemplo, se você imaginar que a fluência em um determinado idioma seria fundamental para garantir um emprego em algum momento de sua carreira, você deve se inscrever em um curso assim que concluir a leitura deste artigo.


Uma vez que você tenha estas informações, faça um plano para onde e quando você vai procurar estas qualificações.

 

4. Cumpra o que prometeu a si


Assim que você tiver feito sua estratégia, faça todo o esforço para realizá-la da melhor maneira possível.


Não se esqueça de comemorar suas vitórias, por maiores que sejam, e de manter relações positivas tanto dentro como fora da organização.


É fundamental manter as habilidades de networking ao longo de sua carreira para que você não se encontre na situação constrangedora de precisar de um favor justamente quando você precisar. Afinal de contas, você nunca sabe quando terá sua próxima indicação.

 

5. Seja motivado por boas ideias e indivíduos, mas somente se você atender a certas condições do desenvolvimento profissional

 

Gosto de biografias em particular. Eu leio muito diariamente. Mas não acredito em nada sem questionar.


Tento ser muito cauteloso antes de me deixar influenciar, e recomendo que você faça o mesmo, especialmente agora que vivemos em uma época em que cada pessoa tem a capacidade de transmitir suas opiniões para uma grande audiência sem nunca sair de casa.

 

6. Reveja seu plano profissional com frequência



Não existe tal coisa como uma estratégia de carreira estática. Portanto, recomendo que você verifique este plano de vez em quando.


O objetivo é ver se ainda faz sentido à luz das exigências do mercado, seus caminhos de carreira e a pessoa que você é ou se tornará. Isso não garantirá seu sucesso completo. No entanto, sem dúvida, irá melhorar seu desempenho e reduzir seus riscos de fracasso.


É fantástico quando as empresas apoiam e incentivam o desenvolvimento profissional de seus funcionários.


Mas devo acrescentar que um profissional que investe em sua própria educação transmite a impressão de que é proativo, aberto a novas ideias e consciente de que sempre há espaço para melhorias.


E, se esta não é a impressão que seu atual empregador tem de você, será definitivamente aquele que já está de olho em seu valor.


O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!


Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.


Conheça nossos cursos de NR
Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?
Por Marketing CPET 13 de agosto de 2025
Trabalhou em gestão ao longo dos últimos anos? Comprovar experiência em gestão para obter um certificado técnico pode ser uma excelente alternativa para que possa construir uma jornada profissional ascendente.
Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: Qual o melhor para o mercado?
Por Marketing CPET 11 de agosto de 2025
Está com dúvidas sobre a diferença entre certificação em administração vs. diploma? É importante saber o que está mais alinhado ao que o mercado procura, com o intuito de que possa identificar qual é o melhor caminho para seu futuro profissional.
Certificação por competência ou Curso Técnico: qual o melhor caminho?
Por Marketing CPET 8 de agosto de 2025
É natural ter esse tipo de dúvida, especialmente quando não se conhece detalhes a respeito de cada metodologia para ser comprovadamente um técnico em automação industrial.
Vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção
Por Marketing CPET 6 de agosto de 2025
Conhecer as vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção poderá te ajudar a encontrar motivos para iniciar o processo.
Vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência?
Por Marketing CPET 4 de agosto de 2025
Está na dúvida se vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência? É comum ter essa dúvida quando o profissional já tem alguma experiência na área em que busca a formação ou quando não tem informações suficientes sobre o que ocorre em cada processo.
Quanto tempo leva para obter um diploma de técnico por competência?
Por Marketing CPET 1 de agosto de 2025
Quer saber tudo sobre obter um diploma de técnico por competência? É importante conhecer o passo a passo para que possa identificar se está de acordo com o prazo.
5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber
Por Marketing CPET 30 de julho de 2025
Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
5 Cargos em logística que aceitam certificação por experiência
Por Marketing CPET 28 de julho de 2025
Sabia que existem vários cargos em logística que aceitam certificação por experiência? Usar esse documento para dar o próximo passo em sua carreira é uma decisão que pode valorizar significativamente sua jornada profissional.
NRs que exigem certificação: como comprovar sua competência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 24 de julho de 2025
Algumas Normas Regulamentadoras (NRs) não apenas tratam da segurança do trabalho, mas exigem diretamente a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho (ou outro profissional especializado, como Engenheiro de Segurança) em determinadas situações na empresa.
Mais Posts