fbpx

Confira algumas dicas para estudar online

Continuando a segunda parte das dicas para estudar online elaboradas pelo CPET, vamos passar por alguns outros pontos também bastante importantes para fazer um curso de educação a distância.

Confira mais algumas dicas para estudar online:

Lembrem-se que essas dicas para estudar online devem ser sempre modelas conforme as necessidades e os interesses de cada estudante. Ou seja, não adianta nada você querer seguir à risca uma dessas dicas se o seu corpo e sua mentem exigem outras estratégias.

No entanto, também não adianta nada deixar essas dicas para estudar online de lado se você não tentar outras. Por isso, antes de qualquer coisa, utilize nossas dicas. Tente realiza-las e ir modificando-as conforme achar melhor. Elas servem com um bom guia para estudar online e praticar nos cursos técnicos do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).

Defina seus objetivos

O horizonte de cursos online é imenso e muito variado. Existem diversas opções de cursos técnicos, profissionalizantes e superiores para serem feitos. Além disso, existem também diversos níveis de dificuldade: de cursos mais complexos a cursos mais fáceis; de curta, média e longa duração, etc.

Tudo isso pode deixar os estudantes bastante confusos. O ideal é que, para não se sentir perdido entre tantas possibilidades, fazer uma boa análise de seus objetivos. Dessa forma, o ideal mesmo é, antes de tudo, pensar bem sobre seus objetivos e sobre o campo profissional que deseja ingressar.

A partir disso, os cursos ficam mais fáceis para serem escolhidos. Pode-se começar um curso básico e, em seguida, ir adensando em cursos técnicos e superiores. Ou pode-se fazer exatamente o contrário. Desse modo, os cursos livres e profissionalizantes apenas para ir complementando o conteúdo dos cursos técnicos e superiores.

Concentração

Outra dica importante se refere à concentração. A tecnologia trouxe diversos pontos positivos. Mas, com eles, também pontos negativos. Na verdade, eles não são problemáticos em si. O problema está na forma como lidamos com eles.

Ou melhor, como lidamos com as redes sociais e os entretenimentos que a tecnologia nos possibilita. Quando perdemos os limites das redes sociais como Facebook, Instagram, Whatsapp, etc., a tecnologia passa a ser um problema para a nossa formação.

Por isso, a concentração é uma dicas para estudar online extremamente importante quando se estudar a distância. Pode-se criar momentos de lazer e entretenimento para utilizar essas redes. Mas, o estudante precisa deixar claro para si mesmo que, no momento de seus estudos, nada pode lhe retirar a atenção.

Uma dica ainda mais prática é: desligue seus celulares se não forem utilizá-los para os estudos; fechar as abas de seus navegadores; ir estudar em ambientes que não possuam televisão, etc.

Participação em fóruns

Algo que ajuda bastante nos estudos é a participação. A interação entre professores e alunos é essencialmente positiva para o aprendizado de cada estudante. Sem uma sala de aula presencial, isso também pode ser feito nos ambientes de aprendizagem virtuais.

Os cursos técnicos disponíveis na internet, geralmente, contam com fóruns e grupos para esclarecer dúvidas. O CTEP possibilita essas ferramentas e esses lugares para a participação e interação dos alunos.

O incentivo à participação dos estudantes possibilita a troca de conhecimento e potencializa o interesse e a curiosidade. Por isso, utilize sempre esses canais de comunicação disponíveis (fóruns, chats, e-mails, etc.) existentes nas plataformas do CPET para obter o melhor proveito possível de seus estudos. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica prioriza sempre a interação e a aprendizagem de seus alunos.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

24 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa