fbpx

Como se capacitar para vencer o desemprego

Se você chegou até aqui, certamente quer saber como se capacitar para vencer o desemprego, não é mesmo? Acompanhe!

Atualmente o Brasil conta com mais de 13 milhões de desempregados, um número preocupante e que levanta o alerta em muitas pessoas, afinal, com tantos empregos sendo perdidos, ninguém está mais com a sua estabilidade garantida.

Bem, na verdade, existe uma forma simples e prática que permite a qualquer um vencer o fantasma do desemprego: a capacitação profissional.

A partir de uma boa capacitação torna-se mais fácil obter um bom emprego e mantê-lo independente da situação já que o conhecimento adquirido torna o colaborador uma peça-chave para o negócio.

Como se capacitar para vencer o desemprego

Justamente por esse motivo, nós vamos mostrar para você como se capacitar para vencer o desemprego. Confira!

Busque por cursos técnicos

Não é novidade para ninguém que os cursos técnicos representam uma grande oportunidade para quem deseja se capacitar profissionalmente e te ajudam a saber como se capacitar para vencer o desemprego.

Afinal, eles possuem diversos benefícios, como:

  • Baixo tempo de duração;
  • Aprendizado prático;
  • Capacidade de preparar o profissional para o mercado de trabalho.

É por meio de um curso técnico que você poderá ter total acesso a disciplinas que farão total diferença na sua profissão, te ensinando exatamente o que deve e o que não deve ser feito.

Vale ressaltar também que o Curso Técnico pode acabar inclusive te ajudando a ter mais facilidade na hora de escolher uma formação superior. Isso acontece porque você já terá uma prévia do que vai encontrar na faculdade ou no seu curso tecnólogo.

De qualquer modo, a melhor coisa que você pode fazer nesse exato momento é buscar por cursos técnicos, principalmente por conta do custo-benefício oferecido e dos resultados que ele pode te trazer profissionalmente.

Outro ponto importante sobre os cursos técnicos é que eles costumam ter um valor relativamente baixo que te ajudará a se formar com mais facilidade.

Domine habilidades escassas no mercado de trabalho

Para saber como se capacitar para vencer o desemprego, existem algumas habilidades que são raras no mercado e por isso acabam sendo muito valorizadas. Pense por exemplo em um profissional que possui amplo domínio na área de contabilidade, sendo capaz de realizar tarefas praticamente impossíveis para outros.

O seu conhecimento, literalmente, vale ouro. Isso torna o desemprego uma realidade distante para um profissional, pois nenhuma empresa deseja perdê-lo por qualquer que seja o motivo já que sabe que conseguir alguém com a sua habilidade e conhecimento pode ser muito difícil.

Agora, determinar quais são essas habilidades é sua responsabilidade. Até porque, dependendo da sua área de atuação, isso pode variar muito. Portanto, faça uma análise do mercado, do que geralmente é solicitado no seu campo de atuação e o que as empresas costumam enxergar como um grande diferencial.

A partir disso você saberá precisamente quais habilidades precisa desenvolver para se tornar ainda mais desejo no mercado, burlando o desemprego completamente!

Continue evoluindo

Uma das dicas de como se capacitar para vencer o desemprego é que muitas pessoas dão os primeiros passos quando o assunto é a capacitação profissional mas logo param. Embora esse primeiro movimento já as coloque em uma posição vantajosa, a falta de capacitação pode fazer uma grande diferença no longo prazo.

Justamente por isso, a nossa dica é de que você continue evoluindo, sempre buscando aprender um pouco mais. Faça cursos, domine áreas complementares a sua e faça o maior esforço possível para desenvolver boas habilidades.

Quando você aprende continuamente é natural que qualquer empresa passe a lhe enxergar de uma forma completamente diferente, de modo que você se torne uma peça praticamente insubstituível dentro da empresa.

Domine as habilidades interpessoais

Embora dominar aspectos técnicos seja algo importantíssimo, não há como negar que isso está muito longe de definir o futuro da sua carreira. Afinal, existem outras habilidades que podem fazer total diferença na sua jornada, como as de cunho interpessoal.

Veja, você sempre terá que lidar com pessoas, trabalhar em grupos, expôr suas ideias, liderar indivíduos em prol da realização de um objetivo e exercer outras atividades que precisam de contato direto com outras pessoas.

Se você não souber lidar com outros colaboradores, as chances de que você seja valorizado dentro de uma empresa são muito baixas, até porque, somente aqueles que possuem esse tipo de habilidade costumam ser colocados em posições de destaque.

E como você já deve saber, as pessoas que assumem cargos de liderança são mais importantes para a organização do que as outras em um ponto de vista hierárquico e estrutural, já que possuem mais conhecimento e podem gerar resultados maiores.

Portanto, é sua responsabilidade desenvolver habilidades interpessoais o mais rapidamente possível, se dedicando de corpo e alma para se tornar um verdadeiro expert nelas. Isso certamente te ajudará a vencer o fantasma do desemprego com mais facilidade e saber como se capacitar para vencer o desemprego.

Falando nisso, sugerimos que você dê uma olhadinha no CPET, que é uma excelente oportunidade de curso técnico para você saber como se capacitar para vencer o desemprego e dar um grande salto na carreira. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Ficou com alguma dúvida sobre como se capacitar para vencer o desemprego? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa