Como iniciar seu próprio negócio em 5 etapas

Matheus • 31 de agosto de 2021
Como iniciar seu próprio negócio em 5 etapas

Iniciar seu próprio negócio não é tarefa fácil. É especialmente difícil quando você está fazendo isso em um campo competitivo, onde muitas entidades não evoluíram para histórias de sucesso. Devido à conjuntura dos dias de hoje, com pandemias, estresses, insegurança empregatícia e até mesmo o desemprego, algumas pessoas se motivam a operar em suas próprias empresas, iniciar seu próprio negócio e arriscando-se neste novo mundo considerado “incerto”. Porém, algumas dicas – fora dos clichês convencionais – podem ser úteis para aqueles que enfrentarão este desafio.

  • Faça pesquisa de mercado
  • Escreva um Plano de Negócios
  • Cadastre sua empresa
  • Organizar reuniões de possíveis investidores
  • Encontre um novo lar para a sua empresa

A atração em iniciar seu próprio negócio é, geralmente, observada sob a ótica do sucesso. Ninguém que abrir uma empresa fadada ao fracasso. Quando você está prestes a fazer algo que vai além do convencional, a empolgação, a emoção e o otimismo podem prevalecer.

Com a estratégia adequada, é possível iniciar seu próprio negócio e atingir patamares altos. Mas, se você não tem um plano em mãos, suas aspirações fracassam antes que possam decolar. Para se ter certeza de que você está no caminho certo, seguem-se algumas etapas a serem observadas:

Faça pesquisa de mercado

Um pensamento inovador serve como base para dar o pontapé para iniciar seu próprio negócio. Mas se essa ideia já chegou ao mercado, não parece mais mudar o jogo. Em muitos casos, ela perde sua novidade. Porém, há casos em que sua ideia pode ser completamente nova para o mercado.

Mesmo quando não é, este mercado pode precisar de uma solução melhor do que a que tem para trabalhar atualmente. Fazendo-se uma pesquisa de mercado, você pode encontrar respostas para essas perguntas críticas antes de priorizar sua vida para uma futura “startup”. Isso o prepara para o sucesso, e também torna as etapas futuras mais fáceis.

Escreva um Plano de Negócios

Quando você estiver confiante na viabilidade de sua ideia, é hora de redigir um plano de negócios antes de iniciar seu próprio negócio. Isso envolve sua estratégia de produto, seu alcance de mercado e seus mecanismos de geração de lucro. Por exemplo, se você planeja trabalhar com uma grande força de trabalho desde o início, pode precisar explicar como executar vários tipos de verificações de antecedentes de maneira viável.

Este plano de negócios é útil quando você precisa apresentar sua futura empresa para investidores, mostrá-la para novos parceiros ou mesmo mostrá-la para profissionais de marketing.

Cadastre sua empresa

Antes de prosseguir com qualquer outro plano, é importante que você cumpra os requisitos legais para o lançamento de sua empresa. Isso inclui o registro comercial básico, que permite que você apresente sua ideia de maneira mais profissional, ao mesmo tempo que a protege.

Você pode prosseguir com o registro de empresas de acordo com os requisitos das leis locais e de preferência antes de iniciar seu próprio negócio. Isso fornece a você uma identidade empresarial genuína em seu respectivo setor. Você pode então salvar seus documentos de registro em uma caixa de documentos organizada para guarda e referência. Isso garante que você esteja pronto para dar os passos futuros em sua inicialização.

Organizar reuniões de possíveis investidores

Não importa o tipo de empresa que você está prestes a lançar, você provavelmente precisará garantir financiamento para bancar suas operações. Para levantar esse capital, uma das melhores maneiras é chegar aos investidores populares em seu setor.

A apresentação da sua empresa para iniciar seu próprio negócio é a chave nesta etapa, o que significa que você precisa manter a sua marca na frente e no centro. Você pode fazer isso investindo em um portfólio personalizado. Com uma apresentação envolvente, você pode atrair os investidores certos.

Quando você tiver capital suficiente em mãos para iniciar seu próprio negócio, além do seu, estará pronto para realizar seus sonhos de maneira mais concreta.

Encontre um novo lar para a sua empresa

Mesmo você vai iniciar seu próprio negócio e a empresa é lançada em uma pequena sala comercial em um prédio lotado, ela não precisa permanecer assim. Depois de garantir o financiamento necessário, você pode começar a expandir seus negócios, equipe e escritório.

Isso permite que você encontre um novo lar para sua empresa. Além de fornecer um espaço maior, também oferece a tração mental e a sede física para conduzir suas operações. A partir daí, você pode continuar seus planos de construir seu próprio negócio e expandir a ideia a novos patamares. Com a equipe e execução certas, você pode realizar este sonho em tempo hábil.

Mantendo essas dicas em mente, você pode dar vida ao seu pequeno negócio e fazer com que ela chegue ao seu público-alvo. Isso garante que você possa comercializar seu produto e difundir seu uso, o que, em última análise, permite que você evolua de acordo com seus planos.

Siga o CPET nas redes sociais:

Conheça nossos cursos de NR
Profissionais da Indústria 4.0: como validar seus conhecimentos
Por Marketing CPET 25 de agosto de 2025
Sabia que os profissionais da indústria 4.0 podem validar seus conhecimentos sem fazer um curso técnico na área? É indispensável compreender as oportunidades e usufruir da validação.
Passo a passo para conseguir um certificado em administração sem fazer curso
Por Marketing CPET 22 de agosto de 2025
Sabia que você pode conseguir um certificado em administração sem fazer curso? É possível se tornar um técnico reconhecido pelo MEC sem iniciar um curso do zero.
Como um técnico em automação industrial pode obter seu diploma usando seu conhecimento?
Por Marketing CPET 20 de agosto de 2025
Tem atuado como técnico em automação ao longo dos últimos anos? Então é possível obter o reconhecimento de sua capacidade técnica sem fazer o curso do zero.
Como montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 18 de agosto de 2025
Está em busca de montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho? Montar um portfólio é importante não apenas para o processo de certificação por competência.
Diferença entre certificação por competência e curso técnico em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 15 de agosto de 2025
Quer saber todos os detalhes sobre a diferença entre certificação por competência e curso técnico em segurança do trabalho?
Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?
Por Marketing CPET 13 de agosto de 2025
Trabalhou em gestão ao longo dos últimos anos? Comprovar experiência em gestão para obter um certificado técnico pode ser uma excelente alternativa para que possa construir uma jornada profissional ascendente.
Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: Qual o melhor para o mercado?
Por Marketing CPET 11 de agosto de 2025
Está com dúvidas sobre a diferença entre certificação em administração vs. diploma? É importante saber o que está mais alinhado ao que o mercado procura, com o intuito de que possa identificar qual é o melhor caminho para seu futuro profissional.
Certificação por competência ou Curso Técnico: qual o melhor caminho?
Por Marketing CPET 8 de agosto de 2025
É natural ter esse tipo de dúvida, especialmente quando não se conhece detalhes a respeito de cada metodologia para ser comprovadamente um técnico em automação industrial.
Vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção
Por Marketing CPET 6 de agosto de 2025
Conhecer as vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção poderá te ajudar a encontrar motivos para iniciar o processo.
Mais Posts