fbpx

Como está o mercado de trabalho atualmente?

Sua maior dúvida neste momento deve ser Como está o mercado de trabalho atualmente? O CPET preparou este artigo para esclarecer algumas dúvidas! Acompanhe.

A situação do mercado de trabalho atualmente tem mudado continuamente, principalmente por conta dos grandes acontecimentos externos a ele.

Afinal de contas, problemas na economia do país, governos ruins e a própria pandemia criaram um grande cenário de incerteza nesse âmbito que, infelizmente, pode permanecer por alguns anos.

De qualquer maneira, é sua responsabilidade entender um pouco mais sobre tudo o que está envolvendo o mercado atualmente, principalmente porque isso pode influenciar diretamente a sua vida e o seu trabalho.

Como está o mercado de trabalho atualmente?

No conteúdo de hoje vamos falar um pouco sobre este assunto e esperamos que isso possa te ajudar a tirar dúvidas, entender quais são as tendências e como o mercado deve se comportar nos próximos anos. Confira!

Situação em meio a pandemia

Não há como negar que o mercado de trabalho atualmente em geral sofreu um grande baque por conta da pandemia que se espalhou pelo planeta no ano de 2020. Afinal de contas, o mundo todo parou por alguns meses.

Graças a necessidade da quarentena muitos negócios tiveram que manter suas portas fechadas por vários meses, o que impactou diretamente o seu faturamento e gerou consequências desastrosas, como a demissão em massa de funcionários.

Para se ter ideia, do começo da pandemia até os dias de hoje já são mais de 3 milhões de pessoas desempregadas apenas por conta do COVID-19. É um número realmente assustador, mas que mostra como o mercado está complicado.

Obviamente, grandes empresas de segmentos específicos não sofreram com toda essa situação. Na verdade, elas até souberam usar a pandemia como trampolim para crescer ainda mais, mas essa infelizmente não é a realidade da maioria dos negócios.

Isso faz com que, para a maioria das pessoas, conseguir uma oportunidade de trabalho se torne algo absurdamente difícil nos dias de hoje.

Tendências para pós-pandemia

Como bem sabemos, vacinas estão sendo produzidas aos milhões e logo será uma questão de tempo para que a nossa vida volte ao que era antes. Entretanto, existem estimativas de que a normalização só vai acontecer por volta de 2022. Então ainda existe uma boa caminhada pela frente.

De qualquer maneira, já existem tendências claras para o mercado de trabalho atualmente pós-pandemia e nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas para que você possa entender melhor a situação:

O trabalho remoto deve crescer muito

Por conta de todo o aprendizado que a pandemia trouxe, é mais do que natural que o trabalho remoto comece a crescer muito, se tornando uma realidade para funcionários do mundo todo.

Sendo assim, funções que antes eram destinadas apenas para funcionários presenciais serão alocadas para pessoas que podem trabalhar em casa. Mais do que nunca, essas oportunidades devem surgir para pessoas com uma boa qualificação e que mostrem a capacidade de trabalhar nessas condições.

Além disso, isso acaba sendo inclusive uma oportunidade para quem deseja trabalhar e ainda fazer uma grana por fora, já que o trabalho em casa pode tirar um pouco da responsabilidade de horários, afinal, sua cobrança é totalmente derivada da produtividade.

De qualquer maneira, ficar atento a áreas que podem gerar oportunidades remotas é algo que você deve fazer desde já, para que você possa conseguir uma vaga nessas condições.

A retomada deve ser lenta

O mercado de trabalho atualmente não vai crescer rapidamente. Até porque, não há como negar que o ano de 2020 foi perdido para a maioria dos negócios. Eles simplesmente não conseguiram gerar o faturamento que estavam habituados e isso representou um grande baque.

Logo a situação do mercado de trabalho atualmente vai se manter nessa mesma linha por algum tempo, principalmente até que os preços se normalizem, que as condições estejam mais certas e que toda a pandemia esteja resolvida. Ninguém vai investir dinheiro em uma situação incerta, concorda?

Essa é a hora onde os empresários estão agindo cautelosamente. Portanto, você precisa se preparar para conseguir crescer profissionalmente mesmo nessa situação.

Os profissionais qualificados serão ainda mais valorizados

Nesse cenário incerto, de retomada lenta e onde as relações de trabalho estão constantemente mudando, os profissionais qualificados serão ainda mais valorizados. Afinal de contas, são eles que realmente podem fazer a diferença para as empresas.

De fato, um profissional que seja realmente apto a exercer uma determinada atividade com excelência para uma empresa deixa de ser um risco, pois ele é um retorno praticamente garantido.

Dessa forma, sua principal preocupação nesse momento deve ser focar naquilo que está no seu controle, que é justamente a sua qualificação. Portanto, busque evoluir cada vez mais por meio de cursos e conteúdos variados.

Aliás, uma ótima oportunidade é o CPET, que oferece Cursos Técnicos de várias áreas que são capazes de formar completamente um profissional.. A partir daí você pode evoluir em uma área, se tornar ainda mais capacitado e conseguir boas oportunidades independente da situação que o mercado de trabalho atualmente se encontra!

Ficou com alguma dúvida sobre Como está o mercado de trabalho atualmente? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
8 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa