fbpx

Como criar um ambiente de estudos agradável e eficiente?

De fato, a única maneira de fazer isso dar certo é criando um ambiente de estudos totalmente agradável e eficiente, que por sinal, é justamente o que vamos mostrar por aqui.

Por incrível que pareça, o estudo é algo totalmente anti natural, devido a sua própria natureza. Isso acontece porque diferente da fala, a leitura não é algo que nasce conosco, mas que precisa ser dominada com base no esforço.

Nossos olhos naturalmente estão sempre buscando elementos em movimento devido a nossa própria construção histórica, assim como nosso cérebro precisa trabalhar constantemente durante a leitura. A junção dessas coisas resulta no “pior cenário possível”:

Manter a concentração no seu ambiente de estudos e em um ponto fixo de um texto ou aula enquanto o cérebro se mantém plenamente focado, interpretando e criando conexões entre as palavras que são lidas.

Ou seja, se você quer potencializar o seu aprendizado, conferir este conteúdo é algo imprescindível, pois será possível aprender de uma vez por todas como transformar o seu ambiente em algo totalmente propício aos estudos! Confira:

Organize o seu ambiente de estudos

Nós muitas vezes acreditamos que o nosso ambiente de estudos pode melhorar somente com base na força de vontade, mas isso é uma grande ilusão.

Por mais que pareça irreal, na maioria dos casos é o nosso ambiente que implicará no nosso estudo, pois somos indiretamente moldados pelo lugar onde estamos.

Portanto, é fundamental que você mantenha uma área de estudos dentro de sua casa e que faça isso de forma organizada. Não importa se estamos falando de um escritório, uma biblioteca particular ou apenas uma simples mesa. Os princípio são os mesmos:

  • Não acumule sujeiras por perto;
  • Mantenha o local sempre limpo;
  • Não deixe nenhuma distração ao seu redor;
  • Elimine ruídos;
  • Tenha próximo de você instrumentos para fazer anotações.

Quanto mais otimizado for o seu ambiente de estudos maiores serão as chances de que você consiga estudar muito bem, aprendendo cada vez mais.

Desligue-se da tecnologia em seu ambiente de estudos

Por mais que seja muito complicado, você precisa se desligar da tecnologia completamente para conseguir estudar.

Querendo ou não, somos diretamente influenciados por redes sociais, jogos e até mesmo pela própria estrutura da Internet, que está sempre nos oferecendo estímulos rápidos e exagerados.

Quando estamos estudando, é natural que haja uma dificuldade para prestar atenção, até porque — como foi mencionado — a leitura e o estudo não são naturais ao nosso corpo.

Todavia, se você estiver influenciado pelos estímulos do mundo online é muito provável que sua dificuldade para estudar seja ainda maior.

Portanto, por mais que a sua vontade seja dar aquela olhadinha nas suas redes sociais ou até mesmo abrir um jogo para perder alguns minutinhos, sua prioridade deve ser evitar a tecnologia ao máximo, pelo menos nas horas de estudo.

Fique em silêncio no ambiente de estudos

O silêncio é fundamental para que o seu ambiente de estudo seja agradável e eficiente, então isso deve ser uma prioridade.

Não é raro ver pessoas que gostam de estudar falando ao telefone, vendo vídeos ou até mesmo ouvindo uma música, mas isso apenas prejudica o aprendizado.

Isso acontece porque a leitura não é um ato unilateral, visto que tanto quem está entregando o conteúdo quanto quem está o recebendo precisam fazer um esforço grande para que a comunicação entre ambas as partes seja eficaz.

Sendo assim, quando você está em um ambiente minimamente barulhento é muito improvável que a sua parte nessa comunicação seja feita da forma certa, pois sua mente estará constantemente impactada por estímulos sonoros, o que ajuda na perda de concentração.

Ou seja, o melhor a se fazer é ficar em silêncio total, evitando completamente qualquer som externo.

Faça intervalos para descansar

Estudar por horas a fio pode ser muito complicado e cansativo, diminuindo seu aprendizado ao longo do tempo.

Justamente por esse motivo é crucial que algumas pausas sejam realizadas ao longo do estudo, já que dessa maneira sua mente pode descansar um pouco e se renovar para o próximo bloco de estudos.

Esses intervalos podem ter de 10 a 20 minutos e devem ser feitos a cada 1 hora ou 1 hora e 30 minutos e podem ser, ou não, em seu ambiente de estudos.

Vale ressaltar também que o descanso representa literalmente um abandono de qualquer estímulo. De nada adianta parar de estudar para ir mexer nas redes sociais e deixar sua mente ativa.

Dito tudo isto, não poderíamos deixar de reforçar a importância que os Cursos Técnicos podem ter na sua vida, principalmente pelo desenvolvimento profissional que podem gerar em pouquíssimo tempo, com um preço acessível e um dos melhores custo-benefício que podem ser encontrados em todo o mercado.

Sugerimos — inclusive — que você conheça um pouco mais sobre o CPET, cujas informações estão disponíveis aqui no nosso Blog. Dessa maneira você pode dar um grande passo na sua carreira e se tornar um profissional ainda mais valioso!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos conversar um pouco mais sobre o assunto: ambiente de estudos!

 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
18 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa