fbpx

Como a educação online rompe fronteiras

A educação online rompe fronteiras do espaço e do tempo. O ensino à distância não é um conceito novo. Mesmo as pessoas que estão cientes das incríveis possibilidades oferecidas pela educação online hoje podem não ser capazes de entender como ela se tornou do jeito que é hoje.

Como a educação online rompe fronteiras

Vejamos a história e a evolução da educação online rompe fronteiras para entender melhor o que aconteceu.

Boa leitura!

O começo e a evolução

Foram desenvolvidas iniciativas que poderiam eliminar a necessidade de os alunos comparecerem às aulas para aprender sobre determinados assuntos. Este foi o início de uma grande revolução na educação online rompe fronteiras.

Foi facilitado pela imprensa e pelos correios. O objetivo era educar os socialmente pobres, principalmente as mulheres, que ainda estavam longe de atingir seus direitos mínimos. Esta foi a primeira geração da educação online rompe fronteiras.

O rádio e mais tarde a televisão chegaram no século XX. Essas ferramentas logo foram usadas para a educação online rompe fronteiras. Todos os materiais didáticos foram enviados aos alunos por correio. Os alunos também tiveram acesso às aulas via rádio ou TV.

No entanto, essa segunda geração praticamente não teve contato com os professores. O Telecurso 2000, por exemplo, é um programa de televisão que permite ao telespectador o acesso ao conteúdo.

Houve poucas mudanças nas ferramentas da educação durante os anos 1970. No entanto, o foco das universidades na educação a distância garantiu neste período o título de terceira geração.

A Open University foi estabelecida. Isso permitiu que as instituições oferecessem sua educação a alunos de outras universidades. Esse processo exigia o ensino à distância, que era combinado com encontros em espaços acadêmicos, sempre que possível.

As teleconferências (aulas à distância) se tornaram realidade em 1980. A educação online rompe fronteiras dá mais um passo e permite uma interação mais fácil entre professor e aluno.

É um passo importante no desenvolvimento de projetos nesta área, embora não esteja amplamente disponível.

A revolução da internet

A revolução da internet - educação online rompe fronteiras

A internet revolucionou o mundo e a maneira como as pessoas interagem com ela nos anos 2000. A educação online rompe fronteiras e foi, evidentemente, não só transformada, mas também um dos mais afetados pela internet.

Alunos e professores tiveram acesso a uma variedade de ferramentas que lhes permitiram aprender e ensinar com um único clique. Esta foi a primeira vez no mundo. Muitas plataformas de aprendizagem online abriram um mundo de possibilidades e a educação online rompe fronteiras novamente.

O Moodle, uma plataforma EAD de código aberto, foi criado neste período. A educação online rompe fronteiras e ganhou impulso real e assumiu um papel revolucionário na sociedade: atingiu um grande número de pessoas que não eram possíveis com a educação tradicional.

O conteúdo online pode até ser usado em conjunto com as aulas presenciais. MOOC significa Massive Open Online Course. Foi criado em 2008. Essa ideia incentiva a coprodução e permite que o conhecimento seja compartilhado gratuitamente na internet.

Muitas universidades oferecem alguns cursos gratuitos. Este tipo de conteúdo é agregado por muitas plataformas antigas no mercado da educação online como Udacity, Coursera e Udemy.

A segunda revolução online

A segunda revolução online - educação online rompe fronteiras

Eles cresceram até a maturidade depois de mais de uma década de uso de ferramentas de educação online rompe fronteiras. A interface dessas plataformas evoluiu e agora é um fator chave para maximizar o potencial dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Três pilares são essenciais para uma plataforma de aprendizagem online bem-sucedida. A primeira é uma interface amigável que tanto alunos quanto professores podem usar. Isso tornará o aprendizado online agradável.

A seguir, ferramentas educacionais que permitem aos alunos aprender e auxiliar com o material. O último é um conjunto de ferramentas gerenciais que simplificam a vida de um instrutor, para que ele possa se concentrar no que é importante: o conteúdo e a interação com os alunos.

Conclusão

Todas essas inovações da educação online rompe fronteiras, junto com o desenvolvimento contínuo de software de educação online, podem ser implementadas de forma eficaz para criar um ambiente de aprendizagem cada vez melhor.

Cursos que podem se adaptar às necessidades individuais e à compreensão dos alunos resultarão em uma verdadeira experiência de aprendizado.

A educação online rompe fronteiras e não é só mais uma opção. Alunos, instrutores e instituições devem se adaptar às mudanças no cenário educacional. Esses novos avanços e tecnologias permitem oferecer cursos completos sem a necessidade de uma sala de aula.

Os alunos e instrutores podem interagir de novas maneiras, o que cria um ambiente de aprendizagem único que é adaptável, flexível e benéfico para todos. O desenvolvimento de soluções de educação online está fazendo um progresso incrível que beneficiará a educação em geral.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
23 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa