fbpx

As dificuldades da educação após a pandemia

Infelizmente, a pandemia de Covid-19 gerou impactos profundos e negativos em todo o mundo, desafiando-o com novos problemas e com novas metodologias profissionais. Isso aconteceu em todas as áreas e na educação não foi diferente.

As dificuldades da educação após a pandemia

Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) elaborou esse artigo para refletirmos sobre as dificuldades que enfrentaremos possivelmente após a pandemia de coronavírus. Assim, podemos estar preparados e com soluções para que a nossa vida volte ao normal e a sociedade volte a se desenvolver saudavelmente.

Desafios da EaD

Se as barreiras de conectividade são uma das causas mais comuns em ambientes acadêmicos remotos, os problemas enfrentados pelas instituições podem ser divididos em diferentes aspectos, como estrutura, ensino e sociedade.

Muitas delas tem disponibilizado aos alunos ajudas como chips e recursos financeiros para que acessem remotamente a internet, o que significa que o ainda existe um grande atraso no Brasil em relação ao acesso na Internet.

O problema é que alguns alunos moram em locais sem esse tipo de conexão ou não possuem recursos para comprar e manter a infraestrutura necessária para o ensino à distância. Além da estrutura, as questões pedagógicas também afetam os técnicos e professores, assim como os alunos. Muitos alunos não possuem ambientes mínimos e saudáveis para realizar seus estudos em casa, dividindo domicílios e conectividades com os demais membros de suas famílias.

A adaptação às necessidades da sala de aula para o ensino a distância também foi um dos principais obstáculos encontrados ao longo de 2020 e de 2021. Portanto, é preciso repensar e criar uma nova cultura baseada em altíssima resistência.

Por isso, a plataforma de ensino a distância do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) foi cuidadosamente planejada para evitar e amenizar um pouco desses problemas. Isso significa que mesmo um celular possui a chance de realizar os cursos do CPET.

Mas sabemos que os desafios ainda são grandes e muitos. Vamos continuar refletindo um pouco sobre esse cenário na segunda parte desse artigo.

Quando o desafio se volta para as barreiras sociais, as diferenças econômicas também são proeminentes. Deve-se fazer com que todos estudantes possuam condições semelhantes para estudar. Porém, quando se trata das diferenças sociais no ensino a distância, a dificuldade é ainda maior.

Muitos estudantes não que têm laboratórios, computadores e laptops em casa; muitos possuem apenas celulares com baixa conectividade. Isso revela, assim, a grande diversidade social e abismo social do nosso país.

Futuras da educação à distância

Dificilmente, iremos retornar às condições anteriores. Por isso, o futuro da educação após a pandemia será pautado pelo novo normal. Em outras palavras, entraremos em uma era ainda mais tecnológica e dependente das relações virtuais, mas com a presença potente destas ferramentas no nosso quotidiano que permitam flexibilidade de tempo e a forma colaborativa de trabalhar. Isso seria impossível de ser imaginado antigamente.

A educação em geral vai mudar ativamente para um sistema de ensino híbrido, no qual a tecnologia e as atividades remotas coexistirão com as atividades locais necessárias. No geral, 2020 marca novas possibilidades de ensino, pesquisa e promoção na forma de colaboração. Apesar das dificuldades, as redes criadas pelas várias instituições permitem um ambiente partilhado e é possível reunir competências para desenvolver novas formas de ação.

Em suma, sobre o que esperar da educação em 2021, definitivamente teremos um novo modelo de educação pós-pandemia.

Desse modo, a educação à distância será ainda mais ativa e presente na vida das pessoas, incluindo aqueles que estudam em instituições presenciais. Também elas acabarão, mais cedo ou mais tarde, adotando cursos e diretrizes voltados ao ensino virtual.

Como o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) já possui longa e intensa experiência nessa modalidade de ensino, saímos, inevitavelmente, à frente daquele que foram obrigados a implementar a EaD ao longo da pandemia de Covid-19.

Por isso, convidamos a todos para acessar nossa plataforma e conhecer nossos diversos cursos profissionalizantes e técnicos. Aqui no CPET, o futuro chegou muito antes de todos os problemas sociais e se apresentou como uma solução para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e qualificada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
3 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa